O Papa João Paulo II escreveu o documento Ecclesia de Eucharistia
falando da extrema ligação de Nossa Senhora com a Eucaristia. Há um
nexo profundo entre Maria Santíssima e a Eucaristia; o próprio Papa João
Paulo II afirma que Ela foi o primeiro sacrário do mundo, por essa
razão, Ela em tudo tem a ver com Jesus Eucarístico. A primeira coisa que
o saudoso Pontífice nos recorda é que Maria não estava presente no
momento da instituição da Eucaristia, na Santa Ceia, pois não era o
papel dela estar lá, mas através de sua intercessão, realizou-se o
milagre da transubstanciação pelo poder do Espírito Santo.
O
que faz um homem ser homem? É a beleza física? A cor dos seus cabelos? O
formato de sua orelha? Nada disso. O que o faz ser homem é algo que não
se vê, é a alma! É a essência de alguém que o faz ser quem é. Assim,
quando vemos a hóstia branca, redonda, de diversos tamanhos, não fazemos
conta da essência, da substância e é isso que acontece no momento da
transubstanciação, ou seja, a transformação da substância vinho e pão
para Corpo e Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Jesus se torna acessível às pessoas na
comunhão. Todos podem receber a Eucaristia, independentemente de sua
condição física ou psicológica. Deus quis que você recebesse o Corpo, a
Alma e a Divindade de Cristo. É Jesus, que se esconde e se aniquila
através da Eucaristia.
Só há um caso em que o Senhor não está
na hóstia: é quando o trigo ou o vinho se estragam, deixando de ser pão e
vinho, não tem como ser Jesus. Jesus não “está” no pão, Jesus é o Pão
Consagrado. Quantas vezes, Ele entra na boca de um bêbado e até de
alguém que não está preparado para recebê-Lo na comunhão.
Quando compreendermos o amor de Jesus
por nós, nosso desejo pela Eucaristia será maior. Hóstia significa
“vítima oferecida em sacrifício”. Cristo deu o poder aos sacerdotes para
consagrarem a substância do pão e do vinho em Corpo e Sangue d’Ele por
inteiro, é a palavra de Cristo pelo sacerdote. O sacramental é aquilo
que depende de nossa fé; mas, o sacramento é diferente, pois, por
exemplo, no sacramento do batismo a criança não precisa ter fé para
acontecer a graça, pois é Deus quem opera.
Todos
nós conhecemos a passagem bíblica que narra as Bodas de Caná (cf. Jo
2,1-12). Naquele momento, o Senhor mudou tanto a aparência como a
substância do líquido, diferentemente do que acontece durante a
consagração, na celebração da Santa Missa. A essência do trigo é o
próprio Corpo de Cristo; a essência do vinho é Seu próprio Sangue.
Assim como Jesus se fez presente no seio
da Santíssima Virgem Maria durante a gestação, quando O recebemos na
Hóstia Consagrada, Ele está presente dentro em nós. Então, como Maria,
podemos cantar o “Magnificat”.
Nosso Senhor Jesus Cristo se encarna no
corpo de cada um de nós, também com o desígnio de nos salvar. Ele tem
uma paixão enorme pela nossa essência, a nossa alma, por isso, tenta de
todas as maneiras salvá-la. Diante disso, cabe a nós olharmos para
Cristo, na Eucaristia, com a mesma adoração que Isabel recebeu Maria,
quando grávida, ao visitá-la (cf. Lc 1,39-56).
Assim como a Igreja e a Eucaristia não
se separam, a Virgem Maria e a Eucaristia também não se separam. Quem
entra na comunhão com Cristo, entra na escola de Maria, pois Ela tem
muito a nos ensinar!
Prof. Felipe Aquino
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