domingo, 14 de junho de 2020

11º Domingo do Tempo Comum - "Pedi, pois, ao Senhor da colheita que envie trabalhadores para sua colheita!”


 Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão mis… | Flickr
1a Leitura - Êxodo 19,2-6
Leitura do livro do Êxodo.

Naqueles dias, os israelitas, 19 2 Partindo de Rafidim, chegaram ao deserto do Sinai, onde acamparam. Israel acampou ali, diante da montanha, 3 enquanto Moisés subiu ao encontro de Deus. O Senhor o chamou do alto da montanha e disse: “Assim deverás falar à casa de Jacó e anunciar aos israelitas: 4 Vistes o que fiz aos egípcios,e como vos levei sobre asas de águia
e vos trouxe a mim.
5 Agora, se realmente ouvirdes minha voz e guardardes a minha aliança,
sereis para mim a porção escolhida entre todos os povos.
Na realidade é minha toda a terra, 6 mas vós sereis para mim um reino de
sacerdotes e uma nação santa. São essas as palavras que deverás dizer
aos israelitas”.
Palavra do Senhor.


Salmo - 99/100
Nós somos o povo e rebanho do Senhor.
 
Aclamai o Senhor, ó terra inteira,
servi ao Senhor com alegria,
Ide a ele, cantando jubilosos!
 
Sabei que o Senhor, só ele, é Deus,
ele mesmo nos fez, e somos seus,
Nós somos seu povo e seu rebanho.

Sim, é bom o Senhor e nosso Deus,
sua bondade perdura para sempre,
Seu amor é fiel eternamente!

2a Leitura - Romanos 5,6-11
Leitura da carta de são Paulo aos Romanos.

5 6 Com efeito, quando éramos ainda fracos, foi então, no devido tempo, que Cristo morreu pelos ímpios. 7 Dificilmente alguém morrerá por um justo; por uma pessoa muito boa, talvez alguém se anime a morrer. 8 Pois bem, a prova de que Deus nos ama é que Cristo morreu por nós, quando éramos ainda pecadores. 9 Muito mais agora que já estamos justificados pelo sangue de Cristo, seremos salvos da ira, por ele. 10 Se, quando éramos inimigos de Deus, fomos reconcilia­dos com ele pela morte de seu Filho, quanto mais agora, estando já reconciliados, se­remos­ salvos por sua vida! 11 Ainda mais: nós nos gloriamos em Deus por nosso Senhor Jesus Cristo. É por ele que, já desde o tempo presente, recebemos a reconciliação.
Palavra do Senhor.


Evangelho - Mateus 9,36-10,8
Aleluia, aleluia, aleluia.
O reino do céu está perto! Convertei-vos, irmãos, é preciso! Crede todos no evangelho! (Mc 1,15)

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.
Naquele tempo, 9 36 ao ver as multidões, Jesus encheu-se de compaixão por elas, porque estavam cansadas e abatidas, como ovelhas que não têm pastor. Então disse aos discípulos: 37 “A colheita é grande, mas os trabalhadores são poucos. 38 Pedi, pois, ao Senhor da colheita que envie trabalhadores para sua colheita!”
10 1 Chamando os doze discípulos, Jesus deu-lhes poder para expulsar os espíritos impuros e curar todo tipo de doença e de enfermidade.
2 Estes são os nomes dos doze apóstolos: primeiro, Simão, chamado Pedro, e depois André, seu irmão; Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João; 3 Filipe e Bartolomeu; To­mé e Mateus, o publicano; Tiago, filho de Al­feu, e Tadeu; 4 Simão, o cananeu, e Judas Iscariotes, que foi o traidor de Jesus.
5 Jesus enviou esses doze, com as seguintes­ recomendações: “Não deveis ir aos territó­rios dos pagãos, nem entrar nas cidades dos samaritanos! 6 Ide, antes, às ovelhas perdidas­ da casa de Israel! 7 No vosso caminho, pro­clamai: ‘O Reino dos Céus está próximo’. 8 Cu­rai doentes, ressuscitai mortos, puri­ficai leprosos, expulsai demônios. De graça re­ce­bestes, de graça deveis dar!
Palavra da Salvação.

 Reflexão

Mais importante do que ser Cristão, é ser discípulo de Jesus! Cristão, é todo aquele que é Batizado e que crê em Jesus, já o discípulo, vai mais além,  discípulo, é o cristão que assume o seu Batismo, que  além de crer em Jesus, abraça a sua causa aderindo  a sua proposta de vida plena para todos!
A convivência com Jesus transforma o discípulo o inquieta, é a partir desta inquietação que nasce o missionário, aquele que tem anseio de levar ao outro o que aprendeu do Mestre.
A palavra de Deus que chega até a nós, através do evangelho de hoje, nos convida a refletir sobre a importância de assumirmos de fato, o nosso Batismo, de nos tornarmos discípulos missionários de Jesus, pois é através do discípulo missionário, que os ensinamentos de Jesus chegam ao outro, que o anuncio do Reino dos céus se espalha pelo  o mundo, suscitando novos discípulos.
 A narrativa nos diz que Jesus compadeceu das multidões, um povo sem direção, sem vez e sem voz, pessoas necessitadas de alguém que as orientasse, de líderes comprometidos com a vida, que lhes inspirasse confiança.
Jesus não só constata essa necessidade como age em favor deste povo, enviando seus discípulos para ajudá-los a retomarem o caminho da vida.
Jesus sabia,  que os discípulos eram poucos para uma missão tão grande, que havia necessidade de mais operários para a messe do Senhor, por isto Ele disse aos discípulos: “Pedi pois ao dono da messe que envie trabalhadores para a sua colheita.” “A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos”.
Precisamos dar respostas ao amor de Jesus, sendo presença do seu amor na vida dos que sofrem. Ao invés de ficarmos procurando desculpas para justificar a nossa impassibilidade diante destes irmãos culpando-os pelos os seus fracassos, sejamos pois, caminho de libertação para estes, que se encontram escravizados por um sistema excludente que não os enxerga como gente...
Como é triste, ver pessoas criadas a imagem e semelhança de Deus sem brilho no olhar, pessoas desfiguradas pelo o sofrimento, que são impedidas de falar, de clamar por justiça. Muitos, no seu vazio existencial, vão se tornando prisioneiros das correntes do mal e às vezes, na tentativa de  fugir do sofrimento, acabam  se afogando nos vícios.  Não podemos esquecer de que estes, são nossos irmãos, somos filhos do mesmo Pai e que por assim ser, temos o dever de fazer algo por eles.
Há muitos meios de ajudar uma pessoa  a retomar a sua vida, é para essa finalidade que Jesus nos chama a trabalhar na sua messe! A obra do Senhor é gigantesca, o campo de trabalho é vasto, há função para todos, basta colocarmos os nossos dons a serviço de Deus!
Como cristão comprometido com o evangelho, tenhamos pressa em atender este apelo de Jesus antes que muitos desses nossos irmãos, caiam nas ciladas do inimigo e percam  suas vidas. Amemo-los concretamente, pois o amor reconstrói vidas, o amor abre caminhos reabilita os enfraquecidos! Continuemos a missão de Jesus, não fechemos os nossos olhos diante a triste realidade que aí está, sejamos, pois, presença do amor de Jesus na vida do outro!
 Deus quer salvar a humanidade contando com o próprio humano, por isto ele convoca cada um de nós para uma missão! Jesus conta com a nossa disposição com o nosso serviço em favor de um mundo mais justo e mais fraterno...
 
 
  Olívia Coutinho  

Nenhum comentário: