segunda-feira, 29 de junho de 2020

Liturgia Diária - "Segue-me..."

 Liturgia Diária 01/JUL/13 | Liturgia Diária da Palavra de Deus
1a Leitura - Amós 2,6-10.13-16
Leitura da profecia de Amós.

2 6 Oráculo do Senhor: “Por causa do triplo e do quádruplo crime de Israel, não mudarei meu decreto. Porque vendem o justo por dinheiro, e o pobre por um par de sandálias,
7 porque esmagam no pó da terra a cabeça do pobre, e transviam os pequenos, porque o filho e o pai dormem com a mesma jovem, o que é uma profanação do meu santo nome, 8 porque se estendem ao pé de cada altar sobre vestes recebidas em penhor, e bebem no templo do seu Deus o vinho dos que foram multados. 9 E, todavia, fui eu que exterminei diante deles os amorreus, cuja estatura se igualava à dos cedros, e que eram fortes como os carvalhos; destruí seus frutos de cima e suas riquezas de baixo; 10 fui eu que vos tirei do Egito e vos conduzi, através do deserto, durante quarenta anos, para vos dar a posse da terra dos amorreus; 13 Pois bem! Eis que eu vos vou fazer ranger como um carro carregado de feno. 14 Não haverá mais fuga possível para o homem ágil, o forte não encontrará mais sua força, o valente não salvará sua vida, 15 o arqueiro não poderá resistir, nem o homem de pés ligeiros poderá escapar, nem o cavaleiro salvará sua vida, 16 e o mais corajoso entre os valentes fugirá nu, naquele dia” - oráculo do Senhor.
Palavra do Senhor.

Salmo - 49/50

Entendei isto, todos vós que esqueceis o Senhor Deus!

“Como ousas repetir os meus preceitos
e trazer minha aliança em tua boca?
tu que odiaste minhas leis e meus conselhos
e deste as costas às palavras dos meus lábios!

Quando vias um ladrão, tu o seguias
e te juntavas ao convívio dos adúlteros.
Tua boca se abriu para a maldade
e tua língua maquinava a falsidade.

Assentado, difamavas teu irmão
e ao filho de tua mãe injuriavas.
Diante disso que fizeste, eu calarei?
Acaso pensar que eu sou igual a ti?
É disso que te acuso e repreendo
e manifesto essas coisas aos teus olhos.

Entendei isto, todos vós que esqueceis Deus,
para que eu não arrebate a vossa vida
sem que haja mais ninguém para salvar-vos!
Que me oferece um sacrifício de louvor,
este, sim, é que me honra de verdade.
A todo homem que procede retamente
eu mostrarei a salvação que vem de Deus”.

Evangelho - Mateus 8,18-22
Aleluia, aleluia, aleluia.

Oxalá ouvísseis hoje a sua voz: Não fecheis os corações como em Meriba! (Sl 94,8).

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.
8 18 Certo dia, vendo-se no meio de grande multidão, ordenou Jesus que o levassem para a outra margem do lago.
19 Nisto aproximou-se dele um escriba e lhe disse: “Mestre, seguir-te-ei para onde quer que fores”. 20 Respondeu Jesus: “As raposas têm suas tocas e as aves do céu, seus ninhos, mas o Filho do Homem não tem onde repousar a cabeça”. 21 Outra vez um dos seus discípulos lhe disse: “Senhor, deixa-me ir primeiro enterrar meu pai”. 22 Jesus, porém, lhe respondeu: “Segue-me e deixa que os mortos enterrem seus mortos”.
Palavra da Salvação.

 Reflexão

A palavra de Deus, que chega até a nós através do evangelho de hoje, deixa-nos uma mensagem muito clara: para seguir Jesus, é preciso estar disposto a enfrentar desafios.
O seguimento a Jesus, é exigente, implica em mudança radical no nosso modo de viver, exige de nós, muito mais do que boa vontade, exige compromisso, fidelidade, desapego, disposição de ir mais além...
Jesus  é o caminho a verdade e a vida, nossa opção por Ele, tem que ser radical, do contrário, ficamos às margens do caminho, como meros expectados dos acontecimentos, um cristão pela metade, aquele  que escolheu a parte mais fácil da fé, que ficou só no louvor, sem comprometimento com a causa de Jesus...
Jesus usa várias formas para nos chamar ao seguimento a Ele,  é importante não deixarmos  que o seu chamado fique sem resposta. Devemos estar sempre atentos com os nossos sentidos bem apurados para não confundirmos o chamado de Jesus, com o chamado do mundo, Jesus nos chama para a vida, o mundo nos chama para a morte.
 Seguir Jesus, é optar pela vida, é estar sempre buscando algo novo, é sair das margens e avançar para águas mais profundas no desejo de atrair mais pessoas para o seguimento a Ele!  
Nossa vida não nos foi dada para ser guardada, e nem para ser vivida com reservas, Deus quer que todos nós vivamos intensamente, foi para nos encher de vida, que Ele nos enviou  seu Filho!
Jesus veio dar um novo sentido ao nosso existir, Ele nos convida a entrarmos no seu barco, pena, que muitos de nós, não atendemos ao seu chamado, nos justificando atrás das mais variadas desculpas: "Não vou dar conta, vou terminar meus estudos primeiro, vou esperar meus filhos crescerem, depois que eu me aposentar..." E assim, muitos, vão arrumando mil desculpas para fugir ao compromisso assumido com Jesus no nosso Batismo.
Jesus não desiste de nós, a todo instante, somos chamados a segui-lo, Ele não nos ilude com facilidades, mas nos garante uma grande recompensa: a vida eterna como herança.
 

Olivia Coutinho

Nenhum comentário: