sexta-feira, 5 de junho de 2020

Liturgia Diária - A quem devemos adorar.


 Evangelho do Dia: O Messias, filho de Davi (Mc 12, 35-37 ...
1a Leitura - 2 Timóteo 3,10-17
Leitura da segunda carta de são Paulo a Timóteo.

3 10 Tu, pelo contrário, te aplicaste a seguir-me de perto na minha doutrina, no meu modo de vida, nos meus planos, na minha fé, na minha paciência, na minha caridade, na minha constância,
11 nas minhas perseguições, nas provações que me sobrevieram em Antioquia, em Icônio, em Listra. Que perseguições tive que sofrer! E de todas me livrou o Senhor.
12 Pois todos os que quiserem viver piedosamente, em Jesus Cristo, terão de sofrer a perseguição.
13 Mas os homens perversos e impostores irão de mal a pior, sedutores e seduzidos.
14 Tu, porém, permanece firme naquilo que aprendeste e creste. Sabes de quem aprendeste.
15 E desde a infância conheces as Sagradas Escrituras e sabes que elas têm o condão de te proporcionar a sabedoria que conduz à salvação, pela fé em Jesus Cristo.
16 Toda a Escritura é inspirada por Deus, e útil para ensinar, para repreender, para corrigir e para formar na justiça.
17 Por ela, o homem de Deus se torna perfeito, capacitado para toda boa obra.
Palavra do Senhor.

Salmo - 118/119

Os que amam vossa lei têm grande paz!

Tantos são os que me afligem e perseguem,
mas eu nunca deixarei vossa aliança!

Vossa palavra é fundada na verdade,
os vossos justos julgamentos são eternos.

Os poderosos me perseguem sem motivo;
meu coração, porém, só teme a vossa lei.

Os que amam vossa lei têm grande paz,
e não há nada que os faça tropeçar.

Ó Senhor, de vós espero a salvação,
pois eu cumpro sem cessar vossos preceitos.

Serei fiel à vossa lei, vossa aliança;
os meus caminhos estão todos ante vós.

Evangelho - Marcos 12,35-37
Aleluia, aleluia, aleluia.
Quem me ama, realmente, guardará minha palavra e meu Pai o amará, e a ele nós viremos (Jo 14,23).

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos.
12 35 Continuava Jesus a ensinar no templo e propôs esta questão: “Como dizem os escribas que Cristo é o filho de Davi?
36 Pois o mesmo Davi diz, inspirado pelo Espírito Santo: ‘Disse o Senhor a meu Senhor: senta-te à minha direita, até que eu ponha os teus inimigos sob os teus pés’.
37 Ora, se o próprio Davi o chama Senhor, como então é ele seu filho?” E a grande multidão ouvia-o com satisfação.
Palavra da Salvação.

Reflexão
 
Ensinando no templo, Jesus revelava aos homens os pensamentos de Deus e apregoava ser o Messias, o enviado do Pai vindo ao mundo para salvar a humanidade. Rebatendo as ideias dos mestres da Lei, Jesus afirmava  que depois de ressuscitado se assentaria à direita do Pai e esmagaria os Seus  inimigos colocando-os “debaixo dos Seus pés”. Desta forma, Ele esclarecia o que as Escrituras já preanunciavam. Jesus é o intermediário da Nova Aliança entre Deus e nós, no entanto, para que sejamos fieis a esta Aliança precisamos nos unir a Ele para ter conhecimento do Seu Evangelho. Com efeito, o próprio Jesus   veio anunciar a verdade e esclarecer todas as dúvidas que existiam e existem nos corações dos homens.   Nós sabemos que pela carne Jesus é descendente de Davi e da tribo de Judá. Sabemos também que o próprio rei Davi  movido pelo Espírito Santo, cantou salmos Àquele que viria libertar o povo de Israel. Portanto, é a Jesus que devemos adorar como o Ungido pelo Pai para nos dar o Seu Espírito Santo cheio de força e de poder.

Muitas pessoas no mundo ainda não conhecem Jesus, outras já ouviram falar Dele, outras ainda, duvidam de que Ele seja realmente Deus, no entanto, nós, que fomos batizados na Sua Morte e Ressurreição recebemos o Seu Espírito Santo que nos convence da verdade. Não podemos viver na ignorância perdendo o nosso precioso tempo com dúvidas e questionamentos infrutíferos. O mesmo Jesus que está sentado à direita do Pai está aqui, mora dentro do nosso coração e nos está disponível também  a todo momento na Palavra, na Eucaristia para ser o Senhor da nossa vida. Quando tomamos consciência disso nós encontramos muito mais sentido para  lutar e vencer os desafios da nossa história. – Você acredita? – Jesus é o Senhor da sua vida e da sua família?  – Você consegue proclamar para todos que Jesus é, o Messias, o Salvador, o Ungido de Deus? – Você tem se aprofundado na Palavra de Deus? – O Espírito Santo tem sido fonte de inspiração para você? 


Helena Serpa

Nenhum comentário: