terça-feira, 9 de junho de 2020

Liturgia Diária - “Vós sois o sal da terra e a luz do mundo.”

Grupo de Oração Semeando a Paz: 5º Domingo do Tempo Comum - Vós ...
1a Leitura - 1 Reis 17,7-16
Leitura do primeiro livro dos Reis.

17 7 Passado algum tempo, secou-se a torrente, porque não chovia mais na terra. 8 Então o Senhor disse-lhe: 9 “Vai para Sarepta de Sidon e fixa-te ali: ordenei a uma viúva desse lugar que te sustente”. 10 Elias pôs-se a caminho para Sarepta. Chegando à porta da cidade, viu uma viúva que ajuntava lenha. Chamou-a e disse-lhe: “Por favor, vai buscar-me um pouco de água numa vasilha para que eu beba”. 11 E indo ela buscar-lhe a água, gritou-lhe Elias: “Traze-me também um pedaço de pão”. 12 “Pela vida de Deus”, respondeu a mulher, “não tenho pão cozido: só tenho um punhado de farinha na panela e um pouco de óleo na ânfora; estava justamente apanhando dois pedaços de lenha para preparar esse resto para mim e meu filho, a fim de o comermos, e depois morrermos”. 13 Elias replicou: “Não temas; volta e faze como disseste; mas prepara-me antes com isso um pãozinho, e traze-mo; depois prepararás o resto para ti e teu filho. 14 Porque eis o que diz o Senhor, Deus de Israel: a farinha que está na panela não se acabará, e a ânfora de azeite não se esvaziará, até o dia em que o Senhor fizer chover sobre a face da terra”. 15 A mulher foi e fez o que disse Elias. Durante muito tempo ela teve o que comer, e a sua casa, e Elias. 16 A farinha não se acabou na panela nem se esgotou o óleo da ânfora, como o Senhor o tinha dito pela boca de Elias.
Palavra do Senhor.

Salmo - 4

Sobre nós fazei brilhar o esplendor da vossa face!

Quando eu chamo, respondei-me, ó meu Deus, minha justiça!
Vós que soubestes aliviar-me nos momentos de aflição,
atendei-me por piedade e escutai minha oração!
Filhos dos homens, até quando fechareis o coração?
Por que amais a ilusão e procurais a falsidade?

Compreendei que nosso Deus faz maravilhas por seu servo
que o Senhor me ouvirá quando lhe faço a minha prece!
Se ficardes revoltados, não pequeis por vossa ira;
meditai nos vossos leitos e calai o coração!

Muitos há que se perguntam: “Quem nos dá felicidade?”
Sobre nós fazei brilhar o esplendor de vossa face!
Vós me destes, ó Senhor, mais alegria ao coração
do que a outros na fartura do seu trigo e vinho novo.

Evangelho - Mateus 5,13-16
Aleluia, aleluia, aleluia.
Vós sois a luz do mundo; brilhe a todos vossa luz. Vendo eles vossas obras, dêem glória ao Pai celeste! (Mt 5,16)
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.
5 13 Disse Jesus: “Vós sois o sal da terra. Se o sal perde o sabor, com que lhe será restituído o sabor? Para nada mais serve senão para ser lançado fora e calcado pelos homens.
14 Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade situada sobre uma montanha 15 nem se acende uma luz para colocá-la debaixo do alqueire, mas sim para colocá-la sobre o candeeiro, a fim de que brilhe a todos os que estão em casa. 16 Assim, brilhe vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem vosso Pai que está nos céus”.
Palavra da Salvação.

Reflexão
 
A palavra de Deus, que chega até a nós, através do evangelho de hoje, nos convidamos a refletir sobre a importância de darmos testemunho de Jesus no mundo, deixando que a sua Luz brilhe em nós!
“Vós sois o sal da terra e a luz do mundo.” Com esta afirmação, Jesus sintetiza o caráter da nossa missão e nos oferece diretrizes bastante precisas para a nossa caminhada missionária.  Através de uma pequena metáfora, Ele nos diz algo muito significativo, nos chamando à responsabilidade de continuadores da sua presença no mundo. “Vós sois o sal da terra.” Ser sal da terra, significa ser uma presença discreta, porém, essencial no meio em que vivemos.
Como sabemos, o sal não aparece, mas na medida certa ele é imprescindível no nosso cotidiano, pois é o sal que conserva e dá o sabor ao nosso alimento. Como continuadores da presença de Jesus no mundo, precisamos estar no ponto certo: nem sem sal, nem salgado demais.
Quando nos omitimos diante as injustiças, ficando numa postura de meros expectadores dos acontecimentos, tornamos pessoas sem sal, ou seja, pessoas passivas, sem atitudes, indiferentes. Por outro lado, quando queremos impor o nosso ponto de vista, considerando-nos donos da verdade desconsiderando a opinião do outro, passamos do ponto, tornando-nos pessoas salgados demais, a ponto da nossa presença se tornar indesejável.
“Vós sois a luz do mundo.” Ser luz no mundo, é dar testemunho de Jesus em qualquer circunstância. Diante da luz, a mentira não tem vez, já que a luz revela a verdade dos  fatos  tais como eles são. 
Em muitas situações, ser luz, pode até implicar em grandes riscos, porém, o pior risco é o de não aceitar o desafio de ser luz, o que pode nos condenar a pior de todas as trevas: estar longe de Jesus.
Será que a nossa presença está dando sabor no meio em que vivemos? Ou será que estamos salgados demais a ponto de afastar as pessoas?
Estamos irradiando a Luz de Cristo que brilha em nós? Ou será que estamos sendo luz forte demais (aparecidos) ofuscando os olhos do outro?
                  
Somos chamados a dar um sentido novo a nossa existência, a dar continuidade a história de amor iniciada por Deus na criação. E para que esta história de amor nunca tenha fim, só nos é feita uma única exigência: a conversão do coração! É a conversão do coração que nos abre à luz de Cristo, que nos tira da escuridão e nos faz, não somente enxergar, como também desmascarar os projetos contrários à vida.
Jesus não nos pede para ser sal da terra e nem para ser luz do mundo, Ele afirma que o somos: “Vós sois o sal da terra, a luz do mundo!” Portanto, deixemo-nos temperar pelo o sabor de Jesus e nos iluminar pela sua Luz, dando continuidade à sua presença iluminadora no mundo...
 

  Olivia Coutinho

Nenhum comentário: