sexta-feira, 17 de abril de 2020

Liturgia Diária – Sozinhos não podemos mais!

 Evangelho de hoje (Jo 21,1-14) - Egídio Serpa | Egídio Serpa ...
1a Leitura - Atos 4,1-12
Leitura dos Atos dos Apóstolos.
4 1 Enquanto eles falavam ao povo, vieram os sacerdotes, o chefe do templo e os saduceus,
2 contrariados porque ensinavam ao povo e anunciavam, na pessoa de Jesus, a ressurreição dos mortos. 3 Prenderam-nos e os meteram no cárcere até o outro dia, pois já era tarde. 4 Muitos, porém, dos que tinham ouvido a pregação creram; e o número dos fiéis elevou-se a mais ou menos cinco mil. 5 No dia seguinte reuniram-se em Jerusalém os chefes do povo, os anciãos, os escribas, 6 com Anás, sumo sacerdote, Caifás, João, Alexandre e todos os que eram da linhagem pontifical. 7 Colocando-os no meio, perguntaram: “Com que poder ou em que nome fizestes isso?” 8 Então Pedro, cheio do Espírito Santo, respondeu-lhes: “Chefes do povo e anciãos, ouvi-me: 9 se hoje somos interrogados a respeito do benefício feito a um enfermo, e em que nome foi ele curado, 10 ficai sabendo todos vós e todo o povo de Israel: foi em nome de Jesus Cristo Nazareno, que vós crucificastes, mas que Deus ressuscitou dos mortos. Por ele é que esse homem se acha são, em pé, diante de vós. 11 Esse Jesus, pedra que foi desprezada por vós, edificadores, tornou-se a pedra angular. 12 Em nenhum outro há salvação, porque debaixo do céu nenhum outro nome foi dado aos homens, pelo qual devamos ser salvos”.
Palavra do Senhor.


Salmo - 117/118

A pedra que os pedreiros rejeitaram
tornou-se a pedra angular.

Dai graças ao Senhor, porque ele é bom!
“Eterna é a sua misericórdia!”
A casa de Israel agora o diga: 
“Eterna é a sua misericórdia!”
Os que temem o Senhor agora o digam:
“Eterna é a sua misericórdia!”

“A pedra que os pedreiros rejeitaram
tornou-se agora a pedra angular.
Pelo Senhor é que foi feito tudo isso:
que maravilhas ele fez a nossos olhos!
Este é o dia que o Senhor fez para nós,
alegremo-nos e nele exultemos!

Ó Senhor, dai-nos a vossa salvação;
ó Senhor, dai-nos também prosperidade!”
Bendito seja, em nome do Senhor,
aquele que em seus átrios vai entrando!
Desta casa do Senhor vos bendizemos
Que o Senhor e nosso Deus nos ilumine!

Evangelho - João 21,1-14
Aleluia, aleluia, aleluia.

Este é o dia que o Senhor fez para nós alegremo-nos e nele exultemos! (Sl 117,24)

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João.
Naquele tempo, 21 1 tornou Jesus a manifestar-se aos seus discípulos junto ao lago de Tiberíades. Manifestou-se deste modo:
2 Estavam juntos Simão Pedro, Tomé (chamado Dídimo), Natanael (que era de Caná da Galiléia), os filhos de Zebedeu e outros dois dos seus discípulos. 3 Disse-lhes Simão Pedro: "Vou pescar". Responderam-lhe eles: "Também nós vamos contigo". Partiram e entraram na barca. Naquela noite, porém, nada apanharam. 4 Chegada a manhã, Jesus estava na praia. Todavia, os discípulos não o reconheceram. 5 Perguntou-lhes Jesus: "Amigos, não tendes acaso alguma coisa para comer?" "Não", responderam-lhe. 6 Disse-lhes ele: "Lançai a rede ao lado direito da barca e achareis". Lançaram-na, e já não podiam arrastá-la por causa da grande quantidade de peixes. 7 Então aquele discípulo, que Jesus amava, disse a Pedro: "É o Senhor!" Quando Simão Pedro ouviu dizer que era o Senhor, cingiu-se com a túnica (porque estava nu) e lançou-se às águas. 8 Os outros discípulos vieram na barca, arrastando a rede dos peixes (pois não estavam longe da terra, senão cerca de duzentos côvados). 9 Ao saltarem em terra, viram umas brasas preparadas e um peixe em cima delas, e pão. 10 Disse-lhes Jesus: "Trazei aqui alguns dos peixes que agora apanhastes". 11 Subiu Simão Pedro e puxou a rede para a terra, cheia de cento e cinqüenta e três peixes grandes. Apesar de serem tantos, a rede não se rompeu. 12 Disse-lhes Jesus: "Vinde, comei". Nenhum dos discípulos ousou perguntar-lhe: "Quem és tu?", pois bem sabiam que era o Senhor. 13 Jesus aproximou-se, tomou o pão e lhos deu, e do mesmo modo o peixe. 14 Era esta já a terceira vez que Jesus se manifestava aos seus discípulos, depois de ter ressuscitado.
Palavra da Salvação.
 
Reflexão 
 
Os discípulos de Jesus reunidos à beira mar tentaram retornar ao seu antigo ofício de pescador. “Entraram na barca, mas não pescaram nada naquela noite”!  No entanto, não perceberam que Jesus estava bem ali, de pé, na margem, atento ao que se passava com eles como que à espera de que algo lhes pudesse acontecer. Ele sabia, precisamente, o que os discípulos deveriam fazer para que a pesca fosse abundante, e, por isso, interveio mandando que lançassem a rede à direita do barco, pois eles continuavam insistindo em fazer as coisas do mesmo modo como faziam antes de O encontrarem. Depois que os discípulos  obedeceram, o milagre aconteceu e a pesca foi copiosa. Na pesca da nossa vida também é importante saber que Jesus está vivo e muito perto da nossa barca para nos ensinar a pescar. Precisamos ter a certeza de que Ele nos dá a garantia da Sua Palavra e que, por isso, nunca poderemos duvidar e agir conforme a nossa própria vontade.  “Lançai a rede á direita do barco e achareis”. 
 
Quando agimos na escuridão da noite, isto é, seguindo a nossa própria inclinação não temos perspectivas de alcançar sucesso, no entanto, quando agimos sob a Luz de Jesus nós aprendemos a fazer coisas novas que nunca imaginaríamos ser capazes. Sozinhos (as) nós nunca teremos sucesso. Assim como fez com os apóstolos, Jesus também muitas vezes nos pede de comer e nos manda lançar a rede de outro modo, de um jeito novo, porém, nós continuamos envolvidos (as) com a nossa “falta de sorte” e não ouvimos o que Ele fala. Ficamos presos (as) nas nossas expectativas e buscamos apenas os milagres que desejamos que aconteçam a nossa vida. Perdemos as oportunidades e a hora da graça passa. Todos nós necessitamos ter consciência de que Jesus ressuscitado continua muito perto de nós e nos manda lançar a rede de outra maneira, de um jeito novo, do contrário do que sempre temos feito. Ele sabe precisamente do que nós precisamos pescar e nos dá as palavras-chaves para termos sucesso nos nossos empreendimentos. 
 
É tempo de abraçar o Novo de Jesus!  - Pergunte a Jesus qual o lado certo para você lançar a sua rede? – O que você precisa fazer diferente? – Peça para que Ele lhe mostre a vida nova, o novo jeito de viver e ser feliz! – Você tem certeza de que está fazendo as coisas da maneira que Jesus quer?
  
Helena Serpa

Nenhum comentário: