quinta-feira, 30 de abril de 2020

Liturgia Diária - “...Quem crê possui a vida eterna.”


 Veem : PREGAÇÕES
1a Leitura - Atos 8,26-46
Leitura dos Atos dos Apóstolos.
Naqueles dias, 8 26 um anjo do Senhor dirigiu-se a Filipe e disse: “Levanta-te e vai para o sul, em direção do caminho que desce de Jerusalém a Gaza, a Deserta”.
27 Filipe levantou-se e partiu. Ora, um etíope, eunuco, ministro da rainha Candace, da Etiópia, e superintendente de todos os seus tesouros, tinha ido a Jerusalém para adorar. 28 Voltava sentado em seu carro, lendo o profeta Isaías. 29 O Espírito disse a Filipe: "Aproxima-te para bem perto deste carro". 30 Filipe aproximou-se e ouviu que o eunuco lia o profeta Isaías, e perguntou-lhe: "Porventura entendes o que estás lendo?" 31 Respondeu-lhe: "Como é que posso, se não há alguém que mo explique?" E rogou a Filipe que subisse e se sentasse junto dele. 32 A passagem da Escritura, que ia lendo, era esta: "Como ovelha, foi levado ao matadouro; e como cordeiro mudo diante do que o tosquia, ele não abriu a sua boca. 33 Na sua humilhação foi consumado o seu julgamento. Quem poderá contar a sua descendência? Pois a sua vida foi tirada da terra". 34 O eunuco disse a Filipe: "Rogo-te que me digas de quem disse isto o profeta: de si mesmo ou de outrem?" 35 Começou então Filipe a falar, e, principiando por essa passagem da Escritura, anunciou-lhe Jesus. 36 Continuando o caminho, encontraram água. Disse então o eunuco: "Eis aí a água. Que impede que eu seja batizado?" 37 Filipe respondeu: "Se crês de todo o coração, podes sê-lo". "Eu creio", disse ele, "que Jesus Cristo é o Filho de Deus". 38 E mandou parar o carro. Ambos desceram à água e Filipe batizou o eunuco. 39 Mal saíram da água, o Espírito do Senhor arrebatou Filipe dos olhares do eunuco, que, cheio de alegria, continuou o seu caminho. 40 Filipe, entretanto, foi transportado a Azoto. Passando além, pregava o Evangelho em todas as cidades, até que chegou a Cesaréia.
Palavra do Senhor.

Salmo - 65/66

Aclamai o Senhor, ó terra inteira.

Nações, glorificai ao nosso Deus,
anunciai em alta voz o seu louvor!
É ele quem dá vida à nossa vida
e não permite que vacilem nossos pés.

Todos vós que a Deus temeis, vinde escutar:
vou contar-vos todo bem que ele me fez!
Quando a ele o meu grito se elevou,
já havia gratidão em minha boca!

Bendito seja o Senhor Deus que me escutou,
não rejeitou minha oração e meu clamor
nem afastou longe de mim o seu amor.

Evangelho - João 6,44-51
Aleluia, aleluia, aleluia.
Eu sou o pão vivo descido do céu, quem deste pão come, sempre há de viver (Jo 6,51).

 Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João.
Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 6 44 "Ninguém pode vir a mim se o Pai, que me enviou, não o atrair; e eu hei de ressuscitá-lo no último dia.
45 Está escrito nos profetas: ‘Todos serão ensinados por Deus’. Assim, todo aquele que ouviu o Pai e foi por ele instruído vem a mim. 46 Não que alguém tenha visto o Pai, pois só aquele que vem de Deus, esse é que viu o Pai. 47 Em verdade, em verdade vos digo: quem crê em mim tem a vida eterna. 48 Eu sou o pão da vida. 49 Vossos pais, no deserto, comeram o maná e morreram. 50 Este é o pão que desceu do céu, para que não morra todo aquele que dele comer. 51 Eu sou o pão vivo que desceu do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente. E o pão, que eu hei de dar, é a minha carne para a salvação do mundo".
Palavra da Salvação.
 
 Reflexão
 
No evangelho que a liturgia de hoje nos convida a refletir, Jesus fala fundo ao nosso coração ao se dar como o nosso alimento! Este mistério de amor nos transforma, mina as força do mal, que ainda possui raízes em nós.
“...Quem crê possui a vida eterna.” “ Quem crê,” Jesus fala no presente, com esta afirmação, Ele quer nos dizer, que a nossa vida eterna, começa no aqui e no agora, isto é, se crermos Nele!
Crer Em Jesus, não significa saber que Ele é Deus, isso, até o inimigo sabe, crer em Jesus é comprometer-se com Ele, abraçar a sua causa! Quem crê verdadeiramente em Jesus, está aberto ao perdão, à partilha, enfim, faz o que Ele fazia, por tanto, já possui a vida eterna!
É a partir da nossa confiança num Deus que é Pai, que está sempre de braços abertos para nos acolher que somos motivados a seguir Jesus! É o Pai quem nos atrai, mas foi o Filho, quem nos possibilitou conhecer o Pai! Antes de conhecer Jesus, a imagem que tínhamos de Deus, que nos fora passada no antigo testamento, era de um Deus vingativo, que castigava, que ficava à espreita querendo nos pegar em algum deslize, totalmente diferente do Deus amor, do Deus que é Pai, apresentado por Jesus...
“Eu sou o pão vivo descido do céu.” Com a expressão “eu sou” Jesus se apresenta como o Pão que dá a vida eterna a quem crê e Dele se alimenta! Essa é a diferença entre Ele e o maná do deserto, o maná, sustentou o povo temporariamente, quem dele comeu, morreu, enquanto que quem alimenta de Jesus, estará sempre sustentado, não morrerá jamais!
Quando Jesus diz: “Quem come da minha carne e bebe do meu sangue permanece em mim e eu Nele”, aumenta em nós, a responsabilidade de darmos continuidade a sua presença aqui na terra!
“Eu sou o Pão que desceu do céu”... Acolher esta verdade, é viver o mistério da fé, é estar em comunhão com o Cristo nesta vida, na certeza de permanecer em comunhão com Ele na eternidade.
Alimentar do Pão da vida que é Jesus, é estar o tempo todo em comunhão com Ele e com os irmãos, é ser a extensão do amor de Deus no meio em que vive...

Olívia Coutinho

Nenhum comentário: