sexta-feira, 24 de abril de 2020

Liturgia Diária - O milagre da partilha!


Paróquia Pessoal Senhor Bom Jesus Crucificado e Imaculado Coração ...
1a Leitura - Atos 5,34-42
Leitura dos Atos dos Apóstolos.

Naqueles dias, 5 34 levantou-se, porém, um membro do Grande Conselho. Era Gamaliel, um fariseu, doutor da lei, respeitado por todo o povo.
35 Mandou que se retirassem aqueles homens por um momento, e então lhes disse: "Homens de Israel, considerai bem o que ides fazer com estes homens.
36 Faz algum tempo apareceu um certo Teudas, que se considerava um grande homem. A ele se associaram cerca de quatrocentos homens: foi morto e todos os seus partidários foram dispersados e reduzidos a nada.
37 Depois deste, levantou-se Judas, o galileu, nos dias do recenseamento, e arrastou o povo consigo, mas também ele pereceu e todos quantos o seguiam foram dispersados.
38 Agora, pois, eu vos aconselho: não vos metais com estes homens. Deixai-os! Se o seu projeto ou a sua obra provém de homens, por si mesma se destruirá;
39 mas se provier de Deus, não podereis desfazê-la. Vós vos arriscaríeis a entrar em luta contra o próprio Deus". Aceitaram o seu conselho.
40 Chamaram os apóstolos e mandaram açoitá-los. Ordenaram-lhes então que não pregassem mais em nome de Jesus, e os soltaram.
41 Eles saíram da sala do Grande Conselho, cheios de alegria, por terem sido achados dignos de sofrer afrontas pelo nome de Jesus.
42 E todos os dias não cessavam de ensinar e de pregar o Evangelho de Jesus Cristo no templo e pelas casas.
Palavra do Senhor.

Salmo - 26/27

Ao Senhor eu peço apenas uma coisa:
habitar no santuário do Senhor.

O Senhor é minha luz e salvação;
de quem eu terei medo?
O Senhor é a proteção da minha vida;
perante quem eu tremerei?

Ao Senhor eu peço apenas uma coisa
e é só isto que eu desejo:
habitar no santuário do Senhor
por toda a minha vida;
saborear a suavidade do Senhor
e contemplá-lo no seu templo.

Sei que a bondade do Senhor eu hei de ver
na terra dos viventes.
Espera no Senhor e tem coragem,
espera no Senhor!

Evangelho - João 6,1-15
Aleluia, aleluia, aleluia.
O homem não vive somente de pão, mas de toda palavra da boca de Deus (Mt 4,4)

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João.
6 1 Depois disso, atravessou Jesus o lago da Galiléia (que é o de Tiberíades.)
2 Seguia-o uma grande multidão, porque via os milagres que fazia em beneficio dos enfermos. 3 Jesus subiu a um monte e ali se sentou com seus discípulos. 4 Aproximava-se a Páscoa, festa dos judeus. 5 Jesus levantou os olhos sobre aquela grande multidão que vinha ter com ele e disse a Filipe: "Onde compraremos pão para que todos estes tenham o que comer?" 6 Falava assim para o experimentar, pois bem sabia o que havia de fazer. 7 Filipe respondeu-lhe: "Duzentos denários de pão não lhes bastam, para que cada um receba um pedaço". 8 Um dos seus discípulos, chamado André, irmão de Simão Pedro, disse-lhe: 9 "Está aqui um menino que tem cinco pães de cevada e dois peixes. Mas que é isto para tanta gente?" 10 Disse Jesus: "Fazei-os assentar". Ora, havia naquele lugar muita relva. Sentaram-se aqueles homens em número de uns cinco mil. 11 Jesus tomou os pães e rendeu graças. Em seguida, distribuiu-os às pessoas que estavam sentadas, e igualmente dos peixes lhes deu quanto queriam. 12 Estando eles saciados, disse aos discípulos: "Recolhei os pedaços que sobraram, para que nada se perca". 13 Eles os recolheram e, dos pedaços dos cinco pães de cevada que sobraram, encheram doze cestos. 14 À vista desse milagre de Jesus, aquela gente dizia: "Este é verdadeiramente o profeta que há de vir ao mundo". 15 Jesus, percebendo que queriam arrebatá-lo e fazê-lo rei, tornou a retirar-se sozinho para o monte.
Palavra da Salvação.

 Reflexão

A palavra de Deus, que nos é apresentada no evangelho de hoje, mostra-nos mais uma vez, a sensibilidade de Jesus diante aos necessitados!
O texto narra o episódio da multiplicação dos pães, que podemos chamar de: o milagre da partilha!
O ponto fundamental deste episódio, é o amor, é o amor que leva à partilha! 
A narrativa diz, que Jesus, ao ver uma multidão indo ao seu encontro, pergunta para Felipe: “Onde vamos comprar pão para que eles possam comer?” Jesus fez esta pergunta a Felipe para colocá-lo a prova. Tomado de compaixão, Jesus transforma uma situação que aparentemente seria impossível de  resolver, isto é: saciar a fome de uma multidão com uma quantidade pequena de alimento, em possível. Numa aula prática, Ele ensina aos discípulos, que o problema da fome, se resolva com a abertura de coração, é a abertura do coração que nos leva à partilha.
Ao abençoar um pouco de pão e um pouco de peixe, colocado em comum, acontece o milagre da partilha, o milagre do amor: todos são saciados!
Este episódio, vem nos conscientizar, de que a fome é uma questão emergencial, ora, quem está com fome, não pode esperar pelo o depois...
Hoje, somos nós, os encarregados de saciar a fome dos muitos irmãos que estão impedidos de trabalhar pelo o pão de cada dia, devido a esta pandemia, e não são somente  os famintos do pão material, como também, os  famintos de justiça!
Ninguém pode dizer que não tem nada a oferecer, todos nós podemos ajudar aos que nada tem, afinal, quem de nós não tem alguns “pãezinhos” e alguns “peixinhos” para partilhar?
É também, compromisso cristão, promover o outro, conscientizá-lo do quanto ele é importante para Deus, mas antes, é preciso matar a sua fome de pão material para depois despertar no seu coração, a necessidade do pão da vida que é Jesus. Foi o que o próprio Jesus fez, a partir da necessidade do pão material, Ele quis despertar no povo, a necessidade de Deus, ou seja, a necessidade do pão da vida eterna que é o próprio Jesus!
Quem partilha o pão material, tem oportunidade de despertar no outro, a necessidade de Deus, pelo o seu gesto concreto de amor, o pobre vê na pessoa de quem o ajuda, a presença do próprio Deus.
A fome de tantos irmãos, é uma ferida que sangra constantemente no coração de Jesus, não é Ele, quem vai alimentar os famintos, somos nós, os encarregados por Ele de fazer isso! 
É difícil acreditar, mas é a mais triste realidade: num mundo de tanta fartura de alimentos, ainda hoje, morrem pessoas vítimas do nosso abandono, irmãos nossos, que continuam morrendo de fome por consequência do nosso egoísmo, é o egoísmo que nos fecha à partilha. 
Como seguidores de Jesus, não podemos fechar os olhos diante às necessidades do nosso irmão e muito menos transferir para outros, a nossa responsabilidade para com ele!
De nada adianta, erguermos as nossas mãos para louvar o Senhor, se não estamos dispostos a abaixá-las, para erguer o irmão que está no chão! 
Precisamos aprender a olhar o irmão com o olhar de Jesus, um olhar que não apenas constata a sua necessidade, mas que nos leve a fazer algo em seu favor.
Onde existe amor, existe partilha, onde existe partilha, Deus entra e o milagre da multiplicação acontece!
 
 
  Olívia Coutinho

Nenhum comentário: