domingo, 12 de abril de 2020

Domingo da Páscoa da Ressurreição do Senhor - "Ele viu e acreditou..."

 Pin en Jesus
1a Leitura - Atos 10,34.37-43
Leitura dos Atos dos Apóstolos.

10 34 Então Pedro tomou a palavra e disse: “Em verdade, reconheço que Deus não faz distinção de pessoas,
37 Vós sabeis como tudo isso aconteceu na Judéia, depois de ter começado na Galiléia, após o batismo que João pregou. 38 Vós sabeis como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com o poder, como ele andou fazendo o bem e curando todos os oprimidos do demônio, porque Deus estava com ele. 39 E nós somos testemunhas de tudo o que fez na terra dos judeus e em Jerusalém. Eles o mataram, suspendendo-o num madeiro. 40 Mas Deus o ressuscitou ao terceiro dia e permitiu que aparecesse, 41 não a todo o povo, mas às testemunhas que Deus havia predestinado, a nós que comemos e bebemos com ele, depois que ressuscitou. 42 Ele nos mandou pregar ao povo e testemunhar que é ele quem foi constituído por Deus juiz dos vivos e dos mortos. 43 Dele todos os profetas dão testemunho, anunciando que todos os que nele crêem recebem o perdão dos pecados por meio de seu nome”.
Palavra do Senhor.

Salmo - 117/118

Este é o dia que o Senhor fez para nós:
alegremo-nos e nele exultemos!

Dai graças ao Senhor, porque ele é bom!
“Eterna é a sua misericórdia!”
A casa de Israel agora o diga:
“Eterna é a sua misericórdia!”

A mão direita do Senhor fez maravilhas,
a mão direita do Senhor me levantou.
Não morrerei, mas, ao contrário, viverei
para cantar as grandes obras do Senhor!

A pedra que os pedreiros rejeitaram
tornou-se agora a pedra angular.
Pelo Senhor é que foi feito tudo isso:
que maravilhas ele fez a nossos olhos!

2a Leitura - Colossenses 3,1-4
Leitura da carta de são Paulo aos Colossenses.

3 1 Se, portanto, ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo está sentado à direita de Deus.
2 Afeiçoai-vos às coisas lá de cima, e não às da terra. 3 Porque estais mortos e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus. 4 Quando Cristo, vossa vida, aparecer, então também vós aparecereis com ele na glória.
Palavra do Senhor.

Evangelho - João 20,1-9

Aleluia, aleluia, aleluia.
O nosso cordeiro pascal, Jesus Cristo, já foi imolado. Celebremos, assim, esta festa na sinceridade e verdade (1Cor 5,7s).

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João.
20 1 No primeiro dia que se seguia ao sábado, Maria Madalena foi ao sepulcro, de manhã cedo, quando ainda estava escuro. Viu a pedra removida do sepulcro.
2 Correu e foi dizer a Simão Pedro e ao outro discípulo a quem Jesus amava: “Tiraram o Senhor do sepulcro, e não sabemos onde o puseram!” 3 Saiu então Pedro com aquele outro discípulo, e foram ao sepulcro. 4 Corriam juntos, mas aquele outro discípulo correu mais depressa do que Pedro e chegou primeiro ao sepulcro. 5 Inclinou-se e viu ali os panos no chão, mas não entrou. 6 Chegou Simão Pedro que o seguia, entrou no sepulcro e viu os panos postos no chão. 7 Viu também o sudário que estivera sobre a cabeça de Jesus. Não estava, porém, com os panos, mas enrolado num lugar à parte. 8 Então entrou também o discípulo que havia chegado primeiro ao sepulcro. Viu e creu. 9 Em verdade, ainda não haviam entendido a Escritura, segundo a qual Jesus devia ressuscitar dentre os mortos.
Palavra da Salvação.

Reflexão
 
Cheios de júbilos, celebramos hoje, o ponto mais alto da nossa fé, o acontecimento que marcou o início de um tempo novo, que dividiu a história em antes e depois!
Morte, trevas, era sempre noite no coração da humanidade, até que numa noite mais clara do que o dia, as trevas deram lugar a luz, a vida venceu a morte, o acontecimento mais belo que já se viu na terra, tirou das trevas a humanidade corrompida pelo o pecado, tornando o céu mais próximo da terra!
Com a ressurreição de Jesus, não vivemos mais ao léu, encontramos uma direção, nossa vida ganhou um novo sentido, temos em quem confiar, e a quem seguir, as promessas de Deus se cumpriram, Jesus Ressuscitou, pagou com o seu sangue o preço da nossa liberdade!
Inseridos no Mistério Pascal, que é a vida de Jesus em nós e a nossa vida Nele, tornamos sinal vivo da sua presença no meio em que vivemos, dando continuidade a sua missão aqui na terra.
Na ressurreição de Jesus, é manifestado o amor de Deus pela humanidade, um amor tão grande que o levou a investir alto no nosso resgate, permitindo que  seu Filho morresse para nos devolver a vida! É partilhando a vida, que vamos nos envolvendo no Mistério Pascal, levando vida onde a morte insiste em predominar.
Muito mais do que compreendermos o que é a Páscoa, é celebrá-la, é sermos Pascais, é viver como o Ressuscitado, alimentando dentro de nós, o amor do Pai, manifestado nas ações misericordiosas de seu Filho!
Viver a Páscoa, não significa somente crer no Deus que em Cristo nos redimiu e nos ressuscitará, mas se trata em saber quem é Cristo para nós, qual é o lugar que Ele ocupa em nossa vida, somente assim, seremos Pascais e viveremos verdadeiramente as alegrias da ressurreição de Jesus.
A alegria é a marca de quem vive a ressurreição de Jesus, é o sinal de sua adesão a Ele! Quem se deixa iluminar pela Luz do Cristo Ressuscitado, irradia alegria por onde passa, uma alegria consistente, que independe das circunstancias em que ele esteja vivendo.
O evangelho que a liturgia de hoje nos convida a refletir, apresenta-nos a primeira evidencia da ressurreição de Jesus: o túmulo vazio! Maria Madalena foi a primeira pessoa a fazer esta constatação, mas por estar mergulhada no sofrimento causado pela ausência do seu Mestre e Senhor, ela não consegue assimilar o túmulo vazio com a ressurreição de Jesus. Sua primeira reação, diante o túmulo vazio, foi de desolação, ora, ela foi visitar um morto e não o encontrou. Correndo, ela vai ao encontro de Simão Pedro e do discípulo que Jesus amava. Encontrando-os ela diz: “Tiraram o Senhor do túmulo, e não sabemos onde o colocaram.” Apressadamente, os dois discípulos vão ao sepulcro, e lá chegando, Pedro entra no túmulo e constata: “De fato, Jesus não está aqui!” E o outro discípulo, diante do túmulo vazio, no seu silencio, acredita que Jesus ressuscitou: “Ele viu, e acreditou.”
Maria Madalena foi a primeira pessoa a deparar com o túmulo vazio, mas foi num outro momento, que ela fez a experiência do encontro com o Ressuscitado, segundo esse evangelho, “o outro discípulo,” foi o primeiro a acreditar na ressurreição de Jesus: “Ele viu, e acreditou.” Esse “outro” discípulo, simboliza todos aqueles que não somente acreditam na ressurreição de Jesus, como também vivem esta ressurreição no cotidiano de suas vidas!
Assim como Maria Madalena e os outros dois discípulos que tiveram pressa para chegar ao sepulcro, onde constataram as evidencias da ressurreição de Jesus, diante o tumulo vazio, nós também, que não temos somente evidencias, mas certeza da sua ressurreição, graças ao testemunho desses próprios discípulos, devemos ter pressa de levar ao outro, esta Boa Notícia: Jesus Cristo ressuscitou, Ele está no meio de nós!
A liturgia deste Domingo de Páscoa, fala fundo ao nosso coração, faz ecoar nosso coração, a saudação dos primeiros cristãos que diziam alegremente: “Cristo ressuscitou Aleluia!” Saudação esta, que nós devemos responder com a mesma alegria: Sim, verdadeiramente Jesus Cristo ressuscitou Ele vive entre nós!
A ressurreição de Jesus retira as vendas dos nossos olhos, nos faz enxergar as maravilhas que antes não víamos, muitas vezes, por estarmos, como Maria Madalena, focados no nosso sofrimento. É a Luz do Cristo ressuscitado, que coloca brilho no nosso olhar, que nos aponta horizontes, que transforma nossas noites escuras em dias claros!
O coração humano, quando se deixa tocar pelo o amor do Cristo Ressuscitado, abraça a vida em toda sua dimensão, vive e comunica vida.


  Olívia Coutinho

Nenhum comentário: