quarta-feira, 8 de abril de 2020

As 3 vezes que Jesus chorou, segundo a Bíblia

JESUS IN THE GARDEN
Domínio Público

Provavelmente não são as únicas, mas são as que ficaram registradas e evidenciam alguns fatos que tocam o Divino Coração.

Há três episódios do Novo Testamento em que Jesus derrama lágrimas. Provavelmente, não são os únicos momentos em que Ele chorou, mas são os que ficaram registrados e que evidenciam algumas coisas que tocam o Seu Coração. 

1. Jesus chora ao ver a angústia de quem Ele ama

JESUS,RAISES,LAZARUS,FROM THE DEAD
PD
“Quando, porém, Maria chegou onde Jesus estava e o viu, lançou-se aos seus pés e disse-lhe: Senhor, se tivesses estado aqui, meu irmão não teria morrido! Ao vê-la chorar assim, como também todos os judeus que a acompanhavam, Jesus ficou intensamente comovido em espírito. E, sob o impulso de profunda emoção, perguntou: Onde o pusestes? Responderam-lhe: Senhor, vinde ver. Jesus pôs-se a chorar. Observaram por isso os judeus: Vede como ele o amava!” (João 11,32-36).
Nesse episódio, Jesus chora diante da morte de um amigo próximo: Lázaro. Suas lágrimas nos lembram o amor que Deus tem para conosco. Elas nos mostram como Jesus sofre ao nos ver sofrer. Ele deixa transparecer Sua verdadeira compaixão e chora diante da dor de Seus amigos. Mas Cristo, luz nas trevas, transforma as lágrimas da tristeza em lágrimas de alegria, ressuscitando Lázaro.

2. Jesus chora ao ver os pecados da humanidade

Domínio Público
“Aproximando-se ainda mais, Jesus contemplou Jerusalém e chorou sobre ela, dizendo: Oh! Se também tu, ao menos neste dia que te é dado, conhecesses o que te pode trazer a paz!… Mas não, isso está oculto aos teus olhos” (Lucas 19, 41-42).
Quando Jesus avista Jerusalém, começa a chorar. Ele vê os pecados passados e futuros das pessoas e o Seu coração se rompe em lágrimas. É que Deus, nosso Pai amoroso, se entristece quando vê que nos distanciamos d’Ele. No entanto, muito frequentemente, abandonamos o Seu amor e seguimos nossos próprios caminhos. Nossos pecados fazem Jesus chorar. Felizmente, porém, os Seus braços estão sempre abertos para nos receber quando voltamos para Ele. 

3. Jesus chora antes da crucificação

JESUS,PRAYER,PRAYING
Waiting For The Word | CC BY 2.0
“Nos dias de sua vida mortal, dirigiu preces e súplicas, entre clamores e lágrimas, àquele que o podia salvar da morte, e foi atendido pela sua piedade” (Hebreus 5,7).
A Carta aos Hebreus registra que as lágrimas vieram junto com a veemente súplica a Deus. É claro que não precisamos chorar para que Ele nos ouça, mas, nesta passagem, fica transparente que Ele é sensível ao nosso coração arrependido. 
Ele quer que as nossas orações sejam uma expressão do que somos em nossa profundidade, não superficialmente. Por isso a oração deve abranger todo o nosso ser e se alimentar das nossas emoções, permitindo que Deus preencha todos os aspectos da nossa vida.


Nenhum comentário: