terça-feira, 7 de abril de 2020

Liturgia Diária – Os protagonistas da Última Ceia.

 Galeria de Fotos


1a Leitura - Isaías 49,1-6
Leitura do livro do profeta Isaías.

49 1 Ilhas, ouvi-me; povos de longe, prestai atenção! O Senhor chamou-me desde meu nascimento; ainda no seio de minha mãe, ele pronunciou meu nome.
2 Tornou minha boca semelhante a uma espada afiada, cobriu-me com a sombra de sua mão. Fez de mim uma flecha penetrante, guardou-me na sua aljava. 3 E disse-me: "Tu és meu servo, (Israel), em quem me rejubilarei". 4 E eu dizia a mim mesmo: "Foi em vão que padeci, foi em vão que gastei minhas forças. Todavia, meu direito estava nas mãos do Senhor, e no meu Deus estava depositada a minha recompensa". 5 E agora o Senhor fala, ele, que me formou desde meu nascimento para ser seu Servo, para trazer-lhe de volta Jacó e reunir-lhe Israel, (porque o Senhor fez-me esta honra, e meu Deus tornou-se minha força). 6 Disse-me: "Não basta que sejas meu servo para restaurar as tribos de Jacó e reconduzir os fugitivos de Israel; vou fazer de ti a luz das nações, para propagar minha salvação até os confins do mundo".
Palavra do Senhor.

Salmo - 70/71
Minha boca anunciará vossa justiça.

Eu procuro meu refúgio em vós, Senhor,
que eu não seja envergonhado para sempre!
Porque sois justo, defendei-me e libertai-me!
Escutai a minha voz, vinde salvar-me!

Sede uma rocha protetora para mim,
um abrigo bem seguro que me salve!
Porque sois a minha força e meu amparo,
o meu refúgio, proteção e segurança!
Libertai-me, ó meu Deus, das mãos do ímpio.

Porque sois, ó Senhor Deus, minha esperança,
em vós confio desde a minha juventude!
Sois meu apoio desde antes que eu nascesse,
desde o seio maternal, o meu amparo.

Minha boca anunciará todos os dias
vossa justiça e vossas graças incontáveis.
Vós me ensinastes desde a minha juventude
e até hoje canto as vossas maravilhas.

Evangelho - João 13,21-33.36-38
Honra, glória, poder e louvor a Jesus, nosso Deus e Senhor!

Salve, ó rei, obediente ao Pai, vós fostes levado para ser crucificado, como um manso cordeiro é conduzido à matança.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João.
Naquele tempo, estando à mesa com seus discípulos, 13 21 Jesus ficou perturbado em seu espírito e declarou abertamente: "Em verdade, em verdade vos digo: um de vós me há de trair!"
22 Os discípulos olhavam uns para os outros, sem saber de quem falava. 23 Um dos discípulos, a quem Jesus amava, estava à mesa reclinado ao peito de Jesus. 24 Simão Pedro acenou-lhe para dizer-lhe: "Dize-nos, de quem é que ele fala". 25 Reclinando-se este mesmo discípulo sobre o peito de Jesus, interrogou-o: "Senhor, quem é?" 26 Jesus respondeu: "É aquele a quem eu der o pão embebido". Em seguida, molhou o pão e deu-o a Judas, filho de Simão Iscariotes. 27 Logo que ele o engoliu, Satanás entrou nele. Jesus disse-lhe, então: "O que queres fazer, faze-o depressa". 28 Mas ninguém dos que estavam à mesa soube por que motivo lho dissera. 29 Pois, como Judas tinha a bolsa, pensavam alguns que Jesus lhe falava: "Compra aquilo de que temos necessidade para a festa". Ou: "Dá alguma coisa aos pobres". 30 Tendo Judas recebido o bocado de pão, apressou-se em sair. E era noite. 31 Logo que Judas saiu, Jesus disse: "Agora é glorificado o Filho do Homem, e Deus é glorificado nele. 32 Se Deus foi glorificado nele, também Deus o glorificará em si mesmo, e o glorificará em breve. 33 Filhinhos meus, por um pouco apenas ainda estou convosco. Vós me haveis de procurar, mas como disse aos judeus, também vos digo agora a vós: para onde eu vou, vós não podeis ir". 36 Perguntou-lhe Simão Pedro: "Senhor, para onde vais?" Jesus respondeu-lhe: "Para onde vou, não podes seguir-me agora, mas seguir-me-ás mais tarde". 37 Pedro tornou a perguntar: "Senhor, por que te não posso seguir agora? Darei a minha vida por ti!" 38 Respondeu-lhe Jesus: "Darás a tua vida por mim! Em verdade, em verdade te digo: não cantará o galo até que me negues três vezes".
Palavra da Salvação.

Reflexão 

Na Ultima Ceia Jesus reúne os seus discípulos e revela a eles o que estava para acontecer não escondendo nada, nem o que estaria guardado dentro dos corações de cada um deles. Assim sendo, comovido Ele ousava testemunhar que a traição de Judas parecia ser um fato já esperado e que não lhe causaria nenhuma surpresa.   A maioria dos discípulos, no entanto, ficou atônita e confusa, pois não entendia nada do que Jesus estava falando.  Neste contexto, nós conseguimos captar a reação dos três discípulos que tiveram uma atuação marcante no episódio da Paixão e Morte de Jesus Cristo.  Pedro, João, Judas, três discípulos com características diferentes.  Pedro, com seu jeito insistente, questionador, inconsequente, agitador, aquele a quem vez por outra Jesus mais admoestava, pois conhecia o seu coração contraditório, queria explicações e apelava para a intimidade do discípulo amado com o Mestre. João, consciente de que era amado, teve liberdade de se recostar no peito de Jesus e argui-Lo, ouvindo as confidencias do Mestre e tomando conhecimento dos Seus segredos. Judas, discípulo igual aos outros, mas com uma missão traiçoeira que somente Jesus já percebera estava atento à hora em que iria entrar em ação. E só isso lhe importava!  Jesus prosseguia na sua missão mesmo sabendo que iria ser traído por Judas e que Pedro o negaria. No entanto,  não desanimava diante da perspectiva de que seria abandonado pelos Seus servos e tentava antecipar para eles o mistério que logo mais iria ser desvendado.
 
Trazendo esta reflexão para a nossa vida pessoal, chegamos à conclusão de que dentro do contexto das nossas ações humanas sempre haverá alguém que terá a função de trair. Por essa razão, precisamos sempre nos manter atentos (as),  a fim de que a nossa fraqueza não nos imponha o papel de traidores (as).  Nós também temos dificuldades de entender os sinais de Deus e, por isso mesmo, muitas vezes, olhamos para as “evidências” e julgamos os outros, sem nos apercebermos de que também somos capazes de trair a Deus. Nunca atinamos que poderemos ser os responsáveis pelas coisas que não dão certo e não admitimos as nossas atitudes de incoerência. O Senhor, porém, que conhece os nossos corações, sabe, de antemão, quando o haveremos de trair, de negar, mas também tem ciência do quanto O poderemos glorificar quando cumprimos com a nossa missão. Hora nós agimos como Pedro, hora nós somos como Judas. Peçamos ao Senhor a graça de sermos sempre como João, conscientes de que somos verdadeiramente amados por Ele. Que possamos nos recostar no peito de Jesus, e na intimidade com Ele, escutando as Suas confidências pedir para que nunca estejamos entre os infiéis e traidores.  – Você se sente um discípulo, uma discípula amada? – Você tem se recostado no peito de Jesus para ouvir o que Ele tem a lhe falar? - Você sabia que trai a Deus quando não está vivendo segundo a Sua vontade? -  Você sabe que negar a Deus é não dar testemunho dos dons e das graças de Deus na sua vida? – Você acha que o Senhor conhece o seu coração?


Helena Serpa

Nenhum comentário: