terça-feira, 21 de abril de 2020

Liturgia Diária - A conversão nunca é completo.

 Arquidiocese de Niterói 3ª-feira da 2ª Semana da Páscoa ...
1a Leitura - Atos 4,32-37
Leitura dos Atos dos Apóstolos.

4 32 A multidão dos fiéis era um só coração e uma só alma. Ninguém dizia que eram suas as coisas que possuía, mas tudo entre eles era comum. 33 Com grande coragem os apóstolos davam testemunho da ressurreição do Senhor Jesus. Em todos eles era grande a graça. 34 Nem havia entre eles nenhum necessitado, porque todos os que possuíam terras e casas vendiam-nas, 35 e traziam o preço do que tinham vendido e depositavam-no aos pés dos apóstolos. Repartia-se então a cada um deles conforme a sua necessidade. 36 Assim José (a quem os apóstolos deram o sobrenome de Barnabé que quer dizer Filho da Consolação), levita natural de Chipre, possuía um campo. 37 Vendeu-o e trouxe o valor dele e depositou aos pés dos apóstolos.
Palavra do Senhor.


Salmo - 92/93
Reina o Senhor, revestiu-se de esplendor.

Deus é rei e se vestiu de majestade,
revestiu-se de poder e de esplendor!

Vós firmastes o universo inabalável,
vós firmastes vosso trono desde a origem,
desde sempre, ó Senhor, vós existis!

Verdadeiros são os vossos testemunhos,
refulge a santidade em vossa casa
pelos séculos dos séculos, Senhor!

Evangelho - João 3,7-15
Aleluia, aleluia, aleluia.
O Filho do homem há de ser levantado, para que quem crer possua a vida eterna (Jo 3,14s).

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João.

3 7 Disse Jesus a Nicodemos: “Não te maravilhes de que eu te tenha dito: Necessário vos é nascer de novo. 8 O vento sopra onde quer; ouves-lhe o ruído, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai. Assim acontece com aquele que nasceu do Espírito”. 9 Replicou Nicodemos: “Como se pode fazer isso?” 10 Disse Jesus: “És doutor em Israel e ignoras estas coisas! 11 Em verdade, em verdade te digo: dizemos o que sabemos e damos testemunho do que vimos, mas não recebeis o nosso testemunho. 12 Se vos tenho falado das coisas terrenas e não me credes, como crereis se vos falar das celestiais? 13 Ninguém subiu ao céu senão aquele que desceu do céu, o Filho do Homem que está no céu. 14 Como Moisés levantou a serpente no deserto, assim deve ser levantado o Filho do Homem, 15 para que todo homem que nele crer tenha a vida eterna”.
Palavra da Salvação.

Reflexão

Jesus disse: Vós deveis nascer do alto.  A Nascer do alto é se converter de fato. Nascer do espírito é viver segundo o Espírito e não segundo a carne. É viver  a espiritualidade  plena ou  buscar a cada dia a plenitude da graça santificante. Pois, a bem da verdade, A NOSSA CONVERSÃO NUNCA SE COMPLETA. Ela nunca se realiza plenamente. Não existe  a santidade plena.  Pois sendo humanos, e inclinados  ao pecado, infelizmente, nunca  atingiremos a perfeição. O nosso caminhar compreende-se  em cair e levantar.

Por tanto,  a busca de Deus deve ser diária. Pois diariamente também Deus nos chama  a mudança de vida. É  necessário  que busquemos diariamente a aproximação com Deus. Por meio da meditação da palavra, da oração, da Eucaristia, da caridade...

Nós precisamos nascer de novo todos os dias.  Nascer  do Alto e para o Alto.  Nascer do Espírito e viver para o Espírito, viver segundo o espírito.

É necessário estar com os pés na Terra e a mente no Céu. Preparando-nos para um dia estar lá.  Pois a nossa estada  terrena é exatamente para isso. Para que nos preparemos para o melhor!  Para a parte mais duradoura da nossa existência.

Jesus disse ainda neste Evangelho, que: ...nós falamos daquilo que sabemos e damos testemunho daquilo que temos visto...

A qualidade do  nosso sermão, da nossa reflexão sobre o Evangelho, depende exclusivamente  da quantidade e da qualidade do nosso tempo de leitura da palavra. Quando paramos de ler, o nosso sermão murcha, a nossa catequese fica repetitiva  e enfadonha.

O professor  que lê muito, consegue com facilidade dar aulas interessantes  e atraentes, prendendo a atenção  dos seus alunos, com raríssimas exceções, é claro.  Pois sempre tem aqueles  jovens que não se interessam por nada!

Eu escrevo  desde 2009, quando iniciamos este trabalho de evangelização pela Internet.  Já por duas vezes  cheguei  a conclusão que a minha inspiração havia chegado ao seu final, e que não tinha mais nada para escrever para os nossos seguidores.  Na primeira vez, eu parei de escrever, e os leitores reclamaram.  A Olívia insistiu comigo para voltar a escrever, e eu lhe disse que  a inspiração havia acabado. Ela então me disse que a inspiração nunca se acaba...

Na verdade,  as vezes em que  fiquei sem chão para a escrita, foi por que descuidei da leitura da palavra.  E embora confiando na inspiração do Espírito de Deus, se não recarregamos a nossa mente com  leituras, não temos condições de escrever, ou de fazer um belo sermão.

A leitura é indispensável  ao professor, ao catequista.  Senão ficamos  como um cão que fica girando tentando abocanhar o seu rabo. Ficamos repetindo idéias e frases  e o desânimo logo chegará.

Uma aula chata, um sermão que dá sono, são  causados pela falta de leitura. Temos que arrumar um tempo para ler. Caso contrário, a nossa catequese  se esfriará.

 

 

José Salviano

Nenhum comentário: