terça-feira, 4 de fevereiro de 2020

Por que muitas pessoas perdem a fé em Deus?


 Resultado de imagem para smile triste

Pode não parecer, mas milhares de pessoas, perdem completamente a fé em Deus, ou as vezes parcialmente, deixando esfriá-la a tal ponto que não conseguem mais orar ou ler a Bíblia.
Por incrível que pareça isso é bastante comum, não só no Brasil como também em todo o mundo.
Listamos cinco fatores que mais influenciam uma pessoa perder a sua fé em Deus, é claro que existem ainda muitos outros fatores, pois se trata de algo extremamente pessoal, mas na maioria das vezes um desses fatores está presente.

1) Um acontecimento trágico

Pode ser a perda de um filho para alguma doença, um abuso de alguém conhecido, algo natural que trouxe prejuízos como perda da casa, do carro. Poderia ser a falência da empresa ou ainda ser enviado para a prisão quando inocente.
Muitos acontecimentos trágicos podem causar aos cristãos um questionamento de sua fé. Enquanto a maioria dos cristãos vão reafirmar sua fé no meio de uma crise , muitos outros vão rejeitá-la.

2) Decepção com a Igreja

Pode ser hipocrisia perceptível a partir de membros da igreja, uma luta na igreja, e / ou ainda ser condenado ao ostracismo pela igreja, em vez de cuidados em tempos de necessidade.
Em muitas igrejas, o membro é negligenciado, não sendo cuidado em momentos de prova, dor ou luto, e dessa forma muitas pessoas abandonam a fé por causa da própria igreja.
Existe ainda uma decepção terrível ao saber que líderes da igreja estão envolvidos em casos de corrupção, desvio de dinheiro, enriquecimento com o dinheiro dos fiéis e ainda abuso sexual.

3) Decepção na forma como Deus deveria agir

Muitas pessoas acreditam que depois de um tempo que estiveram na igreja nunca tiveram suas orações atendidas, pode ser uma cura, um sucesso financeiro, uma promoção no trabalho, uma esposa ou um marido, geralmente se trata de um benefício não atendido por Deus.
Alguns se decepcionam porque pediram sinais e não obtiveram resposta, ou ainda pediram dons e também não foram atendidos, na maioria dos casos se sentem rejeitados por Deus e acabam por abandonar a fé.

4) Conhecimento sobre teorias, teologias e filosofias

Os escribas e fariseus eram pessoas extremamente sábias e que conheciam o Velho Testamento muito bem, geralmente se dedicavam ao estudo e zelo da palavra e os escribas tinham a função de realizar cópias do velho testamento.
Ainda assim Jesus os afrontava com frequência e de forma bastante dura. Ainda hoje muitas pessoas por aprender dezenas de teorias diferentes, acabam em colocar em check muitos dos acontecimentos bíblicos, passando a viver mais na letra do que no espírito, e quando não perdem totalmente a fé, deixam-na esfriá-la.
É claro que isso não acontece com todos, e também não significa que não devemos estudar teologia para aprender mais da palavra, mas o curso deve ser bem escolhido, para que ao invés de ter sua fé reafirmada, passe a questioná-la.

5) Conclusão

Na grande maioria dos casos percebemos que uma pessoa perde sua fé, porque ela não estava direcionada a Cristo de fato, mas sim em fatores externos, como algum benefício, ou ainda em pessoas, como líderes ou membros da igreja.
Infelizmente grande parte das pessoas procuram um culpado pelos seus problemas e Deus é colocado como o responsável, quando na verdade não é feita uma análise profunda de onde a pessoa está errando.
Enfim essas são grandes armadilhas e temos convicção que uma pessoa que tem sua fé totalmente cravada em Cristo, jamais irá perdê-la, colocando sempre o Senhor na frente de sua vida, e glorificando-o mesmo nos momentos de luta.


Publicado por bibliaco em  

https://bibliacomentada.com.br/index.php/por-que-muitas-pessoas-perdem-fe/

Nenhum comentário: