domingo, 9 de fevereiro de 2020

5º Domingo do Tempo Comum - Vós sois o sal da terra e luz do mundo!"

 Resultado de imagem para Vós sois o sal e luz do mundo!" blog semeando a paz
1a Leitura - Isaías 58,7-10
Leitura do livro do profeta Isaías.
58 7 É repartir seu alimento com o esfaimado, dar abrigo aos infelizes sem asilo, vestir os maltrapilhos, em lugar de desviar-se de seu semelhante.
8 Então tua luz surgirá como a aurora, e tuas feridas não tardarão a cicatrizar-se; tua justiça caminhará diante de ti, e a glória do Senhor seguirá na tua retaguarda.
9 Então às tuas invocações, o Senhor responderá, e a teus gritos dirá: "Eis-me aqui!" Se expulsares de tua casa toda a opressão, os gestos malévolos e as más conversações;
10 se deres do teu pão ao faminto, se alimentares os pobres, tua luz levantar-se-á na escuridão, e tua noite resplandecerá como o dia pleno.
Palavra do Senhor.

Salmo - 111/112
Uma luz brilha nas trevas para o justo,
permanece para sempre o bem que fez.

Ele é correto, generoso e compassivo,
como luz brilha nas trevas para os justos.
Feliz o homem caridoso e prestativo,
que resolve seus negócios com justiça.

Porque jamais vacilará o homem reto,
sua lembrança permanece eternamente!
Ele não teme receber notícias más:
confiando em Deus, seu coração está seguro.

Seu coração está tranqüilo e nada teme.
Ele reparte com os pobres os seus bens,
permanece para sempre o bem que fez
e crescerão a sua glória e seu poder.

2a Leitura - 1 Coríntios 2, 1-5
Leitura da primeira carta de são Paulo aos Coríntios.
2 1 Também eu, quando fui ter convosco, irmãos, não fui com o prestígio da eloqüência nem da sabedoria anunciar-vos o testemunho de Deus.
2 Julguei não dever saber coisa alguma entre vós, senão Jesus Cristo, e Jesus Cristo crucificado.
3 Eu me apresentei em vosso meio num estado de fraqueza, de desassossego e de temor.
4 A minha palavra e a minha pregação longe estavam da eloqüência persuasiva da sabedoria; eram, antes, uma demonstração do Espírito e do poder divino,
5 para que vossa fé não se baseasse na sabedoria dos homens, mas no poder de Deus.
Palavra do Senhor.

Evangelho - Mateus 5,13-16
Aleluia, aleluia, aleluia.
Pois eu sou a luz do mundo, quem nos diz nos diz é o Senhor; e vai ter a luz da vida quem se faz meu seguidor (Jo 8,12).

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos.
Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos 5 13 "Vós sois o sal da terra. Se o sal perde o sabor, com que lhe será restituído o sabor? Para nada mais serve senão para ser lançado fora e calcado pelos homens.
14 Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade situada sobre uma montanha
15 nem se acende uma luz para colocá-la debaixo do alqueire, mas sim para colocá-la sobre o candeeiro, a fim de que brilhe a todos os que estão em casa.
16 Assim, brilhe vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem vosso Pai que está nos céus".
Palavra da Salvação.

Reflexão
 
Jesus nos chama a fazer a diferença no mundo, a priorizarmos os valores do evangelho, nos quais devemos assentar a nossa vida!
Somos convidados a dar um sentido novo à nossa existência, a fazermos parte do reino de Deus, um reino que não é deste mundo, mas que já podemos vivenciá-lo no aqui e no agora!
Para sermos integrantes deste Reino, parceiros de Jesus na reconstrução desta obra prima criada por Deus (mundo) que fora manchada pelo o pecado, só nos é feito uma exigência: a conversão do coração. A conversão nos abre à luz de Cristo, nos tira da escuridão, nos fazendo não somente enxergar, como também desmascarar as forças contrárias à vida!
Não nascemos do acaso, somos frutos do amor de Deus plantados aqui na terra para produzir frutos, e só iremos produzir frutos, se estivermos ligados a Jesus, Jesus é a seiva que nos liga ao Pai, a fonte de água viva que irriga todo o nosso ser, que nos transforma em fonte de luz no mundo!
Jesus veio mudar o rumo da nossa história, dar um sentido novo a nossa existência, nos libertar de nossas próprias prisões, Nele e com Ele, a nossa vida ganha brilho e sabor!
O evangelho que a liturgia de hoje, nos convida a refletir sobre a importância de darmos testemunho da nossa adesão à Jesus, sendo luz e sal no meio em que vivemos...
“Vós sois o sal da terra e a luz do mundo.” Com esta afirmação, Jesus sintetiza o caráter da nossa missão e nos oferece diretrizes bastante precisas para a nossa caminhada missionária! Através de duas pequenas metáforas Ele nos diz algo muito significativo, nos chama à responsabilidade de continuadores do anuncio da Boa Nova do Reino! “Vós sois o sal da terra.” Ser sal da terra, significa ser uma presença discreta, porém, essencial no meio em que vivemos! O sal, não aparece, mas é imprescindível no nosso cotidiano, é ele que dá o sabor ao nosso alimento! 
Como continuadores da presença de Jesus aqui na terra, precisamos, assim com Ele, dar sabor o mundo à nossa volta, tendo sempre o cuidado de estarmos sempre no ponto certo: nem sem sal, nem salgado demais! Quando nos omitimos diante às injustiças, nos mantendo  numa postura de meros espectadores dos acontecimentos, somos insossos, ou seja, sem sal, pessoas passivas, indiferentes. Por outro lado, quando queremos impor nosso ponto de vista, considerando-nos donos da verdade, desconsiderando a opinião do outro, tornamos pessoas salgadas demais, a ponto da nossa presença se tornar indesejável!
“Vós sois a luz do mundo.” Ser luz no mundo, é dar testemunho da verdade que liberta que é Jesus! Diante da luz, a mentira não tem vez, pois a luz revela a verdade das coisas tal como elas são! Sem a luz, nada se vê, a vida fica sem cor!
Em muitas situações, ser luz, pode até implicar em grandes riscos, porém, o pior risco é o de não aceitar o desafio de ser luz, o que pode nos condenar a pior de todas as trevas: estar longe de Jesus!
Será que a nossa presença está dando sabor no meio em que vivemos? Ou será que estamos salgados demais, a ponto de afastar as pessoas de nós? Estamos irradiando a luz de Cristo que brilha em nós? Ou será que estamos sendo luz forte demais (aparecidos) ofuscando os olhos do outro?
Jesus não nos pede para ser sal da terra e nem luz do mundo, Ele Afirma que o somos: “Vós sois o sal da terra, a luz do mundo!” Portanto, deixemo-nos temperar pelo o sabor de Jesus e nos iluminar pela sua Luz, dando continuidade a sua presença iluminadora no mundo...
 

  Olívia Coutinho

Nenhum comentário: