sexta-feira, 21 de fevereiro de 2020

Liturgia Diária – Para seguir Jesus.


 Resultado de imagem para Marcos 8,34-9,1
1a Leitura - Tiago 2,14-24.26
Leitura da Carta de São Tiago.
2 14De que aproveitará, irmãos, a alguém dizer que tem fé, se não tiver obras? Acaso esta fé poderá salvá-lo?
15Se a um irmão ou a uma irmã faltarem roupas e o alimento cotidiano, 16e algum de vós lhes disser: "Ide em paz, aquecei-vos e fartai-vos", mas não lhes der o necessário para o corpo, de que lhes aproveitará? 17Assim também a fé: se não tiver obras, é morta em si mesma. 18Mas alguém dirá: "Tu tens fé, e eu tenho obras. Mostra-me a tua fé sem obras e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras". 19Crês que há um só Deus. Fazes bem. Também os demônios crêem e tremem. 20Queres ver, ó homem vão, como a fé sem obras é estéril? 21Abraão, nosso pai, não foi justificado pelas obras, oferecendo o seu filho Isaac sobre o altar? 22Vês como a fé cooperava com as suas obras e era completada por elas. 23Assim se cumpriu a Escritura, que diz: "Abraão creu em Deus e isto lhe foi tido em conta de justiça", e foi chamado amigo de Deus. 24Vedes como o homem é justificado pelas obras e não somente pela fé? 26Assim como o corpo sem a alma é morto, assim também a fé sem obras é morta.
Palavra do Senhor.

Salmo - 111/112
Feliz é todo aquele
Que ama com carinho a lei do Senhor Deus!

Feliz o homem que respeita o Senhor
e que ama com carinho a sua lei!
Sua descendência será forte sobre a terra,
abençoada a geração dos homens retos!

Haverá glória e riqueza em sua casa,
e permanece para sempre o bem que fez.
Ele é correto, generoso e compassivo,
como luz brilha nas trevas para os justos.

Feliz o homem caridoso e prestativo,
que resolve seus negócios com justiça.
Porque jamais vacilará o homem reto,
sua lembrança permanece eternamente!

Evangelho - Marcos 8,34-9,1
Aleluia, aleluia, aleluia.
Eu vos chamo meus amigos, pois vos dei a conhecer o que o Pai me revelou (Jo 15,15).

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos.
Naquele tempo, 8 34Jesus, convocando a multidão juntamente com os seus discípulos, disse-lhes: "Se alguém me quer seguir, renuncie-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me.
35Porque o que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á; mas o que perder a sua vida por amor de mim e do Evangelho, salvá-la-á. 36Pois que aproveitará ao homem ganhar o mundo inteiro, se vier a perder a sua vida? 37Ou que dará o homem em troca da sua vida? 38Porque, se nesta geração adúltera e pecadora alguém se envergonhar de mim e das minhas palavras, também o Filho do homem se envergonhará dele, quando vier na glória de seu Pai com os seus santos anjos". 91E dizia-lhes: "Em verdade vos digo: dos que aqui se acham, alguns há que não experimentarão a morte, enquanto não virem chegar o Reino de Deus com poder".
Palavra da Salvação.

Reflexão
 
O próprio Jesus nos esclarece que renunciar a nós mesmos e tomar a nossa Cruz é uma condição para que possamos verdadeiramente segui-Lo. Quando ouvimos estas palavras de Jesus todos nós sentimos um pouco de frustração, pois não temos conseguido viver uma vida de renúncia e de desapego. No entanto, se conseguirmos parar um pouco para meditar, iremos constatar que nesta passagem nós encontramos uma promessa de salvação incontestável. Jesus nos assegura o fim de toda a nossa luta pessoal para nos salvar: basta apenas que nos ponhamos a segui-Lo sem querer tomar para nós, a responsabilidade, de sozinhos, conquistar a felicidade eterna. Para isso, precisamos compreender que renunciar a nós mesmos é abdicar da nossa vontade própria, das nossas opiniões, planos, autoridade, mentalidade e comodismo. Tomar a nossa cruz é assumir o nosso dia a dia, com os seus sofrimentos, alegrias com a disposição de construir o reino de Deus.   É nos deixar conduzir com segurança, é também ganhar a vida, é libertarmo-nos de nós mesmo. Quem não quer sofrer pouco, acaba sofrendo muito e toda a pessoa que quer se livrar de qualquer maneira dos seus percalços está procurando salvar a sua própria vida. Quando queremos ganhar o mundo inteiro nós estamos querendo realizar a nossa própria redenção. Só pensamos em nós mesmos, não nos comprometemos com os outros, desejamos uma vida refestelada e sem dificuldade. No entanto, quando perdemos a nossa vida por causa do Evangelho e nos entregamos ao Rei, compartilhando alegrias e dificuldades com os outros, então, o reino de Deus acontece com poder e tudo o mais nos virá por acréscimo. Estejamos certos, nós somos privilegiados, porque o reino de Deus já está acontecendo.  - Você tem feito mais para ganhar a vida ou para ganhar o mundo inteiro? – Você é daquelas pessoas que polemizam a Palavra de Deus e dão a sua própria interpretação segundo lhe convem? -  Você tem usado de algum método ou meio que vai de encontro ao que Jesus ensinou?    – Você tem medo de enfrentar barreiras e de assumir compromissos?


Helena Serpa

Nenhum comentário: