sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020

Liturgia Diária - Como Jejuar.


 Resultado de imagem para Mateus 9,14-15
1a Leitura - Isaías 58,1-9
Leitura do livro do profeta Isaías.
58 1Clama em alta voz, sem constrangimento; faze soar a tua voz como a corneta. Denuncia a meu povo suas faltas, e à casa de Jacó seus pecados.
2Sem dúvida eles me procuram dia após dia, desejam conhecer o comportamento que me agrada, como uma nação que houvesse sempre praticado a justiça, sem abandonar a lei de seu Deus. Informam-se junto a mim sobre as exigências da justiça, desejam a presença de Deus.
3De que serve jejuar, se com isso não vos importais? E mortificar-nos, se nisso não prestais atenção? É que no dia de vosso jejum, só cuidais de vossos negócios, e oprimis todos os vossos operários.
4Passais vosso jejum em disputas e altercações, ferindo com o punho o pobre. Não é jejuando assim que fareis chegar lá em cima vossa voz.
5O jejum que me agrada porventura consiste em o homem mortificar-se por um dia? Curvar a cabeça como um junco, deitar sobre o saco e a cinza? Podeis chamar isso um jejum, um dia agradável ao Senhor?
6Sabeis qual é o jejum que eu aprecio? - diz o Senhor Deus: É romper as cadeias injustas, desatar as cordas do jugo, mandar embora livres os oprimidos, e quebrar toda espécie de jugo.
7É repartir seu alimento com o esfaimado, dar abrigo aos infelizes sem asilo, vestir os maltrapilhos, em lugar de desviar-se de seu semelhante.
8Então tua luz surgirá como a aurora, e tuas feridas não tardarão a cicatrizar-se; tua justiça caminhará diante de ti, e a glória do Senhor seguirá na tua retaguarda.
9Então às tuas invocações, o Senhor responderá, e a teus gritos dirá: Eis-me aqui! Se expulsares de tua casa toda a opressão, os gestos malévolos e as más conversações;
Palavra do Senhor.

Salmo - 50/51
Ó Senhor, não desprezeis um coração arrependido!

Tende piedade, ó meu Deus, misericórdia!
Na imensidão de vosso amor, purificai-me!
Lavai-me todo inteiro do pecado
e apagai completamente a minha culpa!

Eu reconheço toda a minha iniqüidade,
o meu pecado está sempre à minha frente.
Foi contra vós, só contra vós, que eu pequei
e pratiquei o que é mau aos vossos olhos!

Pois não são de vosso agrado os sacrifícios,
e, se oferto um holocausto, o rejeitais.
Meu sacrifício é minha alma penitente,
não desprezeis um coração arrependido!

Evangelho - Mateus 9,14-15
Salve, Cristo, luz da vida, companheiro na partilha!
Buscai o bem, não o mal, pois assim vivereis; então o Senhor, nosso Deus, convosco estará! (Am 5,14)

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.
9 14Então os discípulos de João, dirigindo-se a Jesus, perguntaram: "Por que jejuamos nós e os fariseus, e os teus discípulos não?"
15Jesus respondeu: Podem os amigos do esposo afligir-se enquanto o esposo está com eles? Dias virão em que lhes será tirado o esposo. Então eles jejuarão.
Palavra da Salvação.

 Reflexão

Por que os discípulos de Jesus não jejuavam como o faziam os fariseus? É porque a presença de Jesus com eles era uma festa. E em uma festa ninguém fica sem comer. Ninguém jejua.
Você já imaginou? Em uma festa todo mundo comendo e bebendo, e lá num canto, um indivíduo esquisito, vestido de preto, e com uma barba grande, fazendo oração, e com um copo de água sobre a mesa?
Muito estranho. Não é mesmo? Esse sujeito imaginário estaria fazendo jejum enquanto todos comem e bebem!
A resposta de Jesus aos que perguntaram por que os discípulos não jejuavam, foi pronta e categórica. Como poderia alguém jejuar em um clima de festa?
Jesus explica que na sua presença, nenhum jejum era necessário, pois Ele é o noivo que traz  a alegria da salvação para a humanidade, o clima é de festa, e não de penitência.
Amigos. Onde Jesus estiver não há lugar para tristeza e desolação! Jesus está com você agora? Você comungou o corpo e o sangue de Jesus? Acabou de receber a Eucaristia? Então Jesus está com você. Por isso, não há motivo de tristeza, de cara emburrada, mas mais sim, de rosto alegre, semblante radiante, olhar firme, mesmo diante das adversidades dessa vida. Mesmo na doença, quem está com Jesus, não pode estar triste. Soframos com coragem, e sem essa cara de moribundo. Ora, afinal, mesmo que você já esteja de partida, você está indo para o Paraíso.  É parecido com aquela alegria de quem está de malas prontas para uma viagem a um lugar maravilhoso, nas ilhas do Caribe, ou para uma das lindas praias da Indonésia ou da Nova Zelândia, por exemplo!  
Nas sextas-feiras da quaresma são dias de jejum, penitência e oração, incluindo a via-sacra.
Aproveitemos dessa oportunidade para aumentar a nossa riqueza espiritual, e nossa santidade.
POIS, SE A PRÁTICA DO PECADO NOS AFASTA DA ORAÇÃO, NOS DESESTIMULA A REZAR, PELO CONTRÁRIO, A PRÁTICA DA ORAÇÃO MESMO EM PECADO, NOS DÁ FORÇA PARA NÃO PECAR.
Se for possível, pare o que você está fazendo neste instante, feche os olhos e reze. Reze o Pai Nosso. Pelo menos dirija o seu pensamento ao Pai, e diga alguma coisa, peça, agradeça, mesmo sem parar o que esteja fazendo.
O nosso jejum demonstra a nossa dependência de Deus, demonstra o reconhecimento dos nossos muitos pecados. E também, demonstra a nossa solidariedade com aqueles e aquelas que passam fome. Aqueles que vivem em estado de “jejum” obrigatório por não ter o que comer.
E a culpa desse “jejum” dos nossos irmãos famintos, é toda nossa. Pois o alimento deles é de responsabilidade inteiramente nossa. Não podemos ignorá-los, não podemos deixá-los morrer de fome e de frio!
Sabe porque? Porque seria o mesmo que deixar Jesus caído na nossa porta, com fome, sede e passando frio. Pense nisso, pois será de grande valia para a sua salvação eterna.
Pensando assim, e agindo desse modo, que tal fazer jejum, e aquela comida que sobrou, levá-la para os famintos?
Aí, sim! O seu jejum terá grande valia! E não aquele jejum em que você depois jogou a comida que não comeu no lixo!
Jejum é penitência! Jejum é purificação, principalmente quando pensamos naqueles que vivem em estado de “jejum” obrigatório e constante!
 

José Salviano

Nenhum comentário: