segunda-feira, 17 de fevereiro de 2020

Liturgia Diária - A fé não precisa de sinais.


 Resultado de imagem para Marcos 8,11-13Resultado de imagem para jesus e fariseus
1a Leitura - Tiago 1,1-11
Leitura da carta de são Tiago.
1 1 Tiago, servo de Deus e do Senhor Jesus Cristo, às doze tribos da dispersão, saúde!
2 Considerai que é suma alegria, meus irmãos, quando passais por diversas provações, 3 sabendo que a prova da vossa fé produz a paciência. 4 Mas é preciso que a paciência efetue a sua obra, a fim de serdes perfeitos e íntegros, sem fraqueza alguma. 5 Se alguém de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus - que a todos dá liberalmente, com simplicidade e sem recriminação - e ser-lhe-á dada. 6 Mas peça-a com fé, sem nenhuma vacilação, porque o homem que vacila assemelha-se à onda do mar, levantada pelo vento e agitada de um lado para o outro. 7 Não pense, portanto, tal homem que alcançará alguma coisa do Senhor, 8 pois é um homem irresoluto, inconstante em todo o seu proceder. 9 Mas que os irmãos humildes se gloriem de sua elevação; 10 os ricos, pelo contrário, de sua humilhação, porque passarão como a flor dos campos. 11 Desponta o sol com ardor, seca a erva, cai sua flor e perde a beleza do seu aspecto. Assim murcha também o rico em suas empresas.
Palavra do Senhor.

Salmo - 118/119
Venha a mim o vosso amor e viverei.

Antes de ser por vós provado, eu me perdera;
mas agora sigo firme em vossa lei!

Porque sois bom e realizais somente o bem,
ensinai-me a fazer vossa vontade!

Para mim foi muito bom ser humilhado,
porque assim eu aprendi vossa vontade!

A lei de vossa boca, para mim,
vale mais do que milhões em ouro e prata.

Sei que os vossos julgamentos são corretos,
e com justiça me provastes, ó Senhor!

Vosso amor seja um consolo para mim,
conforme a vosso servo prometestes.

Evangelho - Marcos 8,11-13
Aleluia, aleluia, aleluia.
Sou o caminho, a verdade e a vida, ninguém vem ao Pai, senão por mim (Jô 14,6).

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos.
8 11 Vieram os fariseus e puseram-se a disputar com Jesus e pediram-lhe um sinal do céu, para pô-lo à prova.
12 Jesus, porém, suspirando no seu coração, disse: “Por que pede esta geração um sinal? Em verdade vos digo: jamais lhe será dado um sinal”. 13 Deixou-os e seguiu de barca para a outra margem.
Palavra da Salvação.

Reflexão
 
Quem crê em Jesus não precisa de sinais para assumir as Suas promessas como verdadeiras. Pedir sinal é prova de falta de fé e de desconfiança na pessoa que nos fala. Como nós também gostamos de pedir “um sinal do céu” para as nossas inquietações! Não aprendemos ainda a confiar incondicionalmente nos planos de Deus para nós e, também como aqueles fariseus vivemos pedindo sinais e prodígios. Queremos ver para crer. No entanto a fé independe de que estejamos vendo, ouvindo ou tocando. A verdadeira fé se manifesta no escuro da nossa vida, quando não estamos tendo nenhuma evidência ou mesmo quando tudo parece perdido.   Os sinais de Deus estão inseridos nos acontecimentos da nossa vida, no nosso dia a dia, na natureza, nos nossos relacionamentos. O maior sinal para nós é, sem dúvida, a Palavra que nos fala claramente da vontade do Pai para a nossa vida e que o Espírito Santo nos faz compreender. O céu deve estar presente nas nossas ações diárias, nos nossos gestos, nas nossas expressões. Estejamos atentos (as) e já, perceberemos tudo. Jesus também depois de dar um suspiro profundo nos diz: “Por que você pede um sinal especial? -  Você percebe os sinais de Deus nos acontecimentos da sua vida? – Você lembra de escrever? - Você confia sem que precise de algum sinal? -  Reflita sobre isso e converse com Jesus sobre os acontecimentos da sua vida atualmente.



Helena Serpa  

Nenhum comentário: