sábado, 15 de fevereiro de 2020

Liturgia diária - Lição de vida.


 Resultado de imagem para Marcos 8,1-10
1a Leitura - 1 Reis 12,26-32;13,33-34
Leitura do primeiro livro dos Reis.
12 26 E disse consigo mesmo: “Pode bem ser que o reino volte para a casa de Davi. 27 Se o povo subir a Jerusalém para oferecer sacrifícios no templo do Senhor, e o seu coração se voltar para o seu senhor, Roboão, rei de Judá, matar-me-ão e se voltarão para Roboão, rei de Judá”. 28 Depois de ter refletido bem, o rei mandou fazer dois bezerros de ouro e disse ao povo: “Basta de peregrinações a Jerusalém! Eis aqui, ó Israel, o teu Deus que te tirou do Egito”. 29 Pôs um bezerro em Betel e outro em Dã. 30 Isso foi uma ocasião de pecado, porque o povo ia até Dã para adorar um desses bezerros. 31 Jeroboão construiu também templos em lugares altos, onde estabeleceu como sacerdotes homens tirados do meio do povo, e que não eram levitas. 32 Instituiu também uma festa no oitavo mês, no décimo quinto dia do mês, à semelhança da que se celebrava em Judá, e subiu ao altar. Fez o mesmo em Betel, sacrificando aos bezerros que tinha mandado fazer. Estabeleceu igualmente em Betel sacerdotes para os lugares altos que tinha edificado. 13 33 Depois dessas coisas, Jeroboão não se converteu de sua péssima vida, mas continuou a tomar homens do meio do povo e constituí-los sacerdotes dos lugares altos: a todo o que desejasse, investia no cargo sacerdotal e o estabelecia nos lugares altos. 34 Isto tornou-se para a casa de Jeroboão um ocasião de pecado, que causou a sua perda e o seu extermínio da face da terra.
Palavra do Senhor.

Salmo - 105/106
Lembrai-vos, ó Senhor, de mim, lembrai-vos,
segundo o amor que demonstrais ao vosso povo.

Pecamos como outrora nossos pais,
praticamos a maldade e fomos ímpios;
no Egito nossos pais não se importaram
com os vossos admiráveis grandes feitos.

Construíram um bezerro no Horeb
e adoraram uma estátua de metal;
eles trocaram o seu Deus, que é sua glória,
pela imagem de um boi que come feno.

Esqueceram-se do Deus que os salvara,
que fizera maravilhas no Egito;
no país de Cam fez tantas obras admiráveis,
no mar Vermelho, tantas coisas assombrosas.

Evangelho - Marcos 8,1-10
Aleluia, aleluia, aleluia.
O homem não vive somente de pão, mas de toda palavra da boca de Deus (Mt 4,4).

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos. 8 1 Naqueles dias, como fosse novamente numerosa a multidão, e não tivessem o que comer, Jesus convocou os discípulos e lhes disse: 2 “Tenho compaixão deste povo. Já há três dias perseveram comigo e não têm o que comer. 3 Se os despedir em jejum para suas casas, desfalecerão no caminho; e alguns deles vieram de longe!” 4 Seus discípulos responderam-lhe: “Como poderá alguém fartá-los de pão aqui no deserto?” 5 Mas ele perguntou-lhes: “Quantos pães tendes?” “Sete”, responderam. 6 Mandou então que o povo se assentasse no chão. Tomando os sete pães, deu graças, partiu-os e entregou-os a seus discípulos, para que os distribuíssem e eles os distribuíram ao povo. 7 Tinham também alguns peixinhos. Ele os abençoou e mandou também distribuí-los. 8 Comeram e ficaram fartos, e dos pedaços que sobraram levantaram sete cestos. 9 Ora, os que comeram eram cerca de quatro mil pessoas. Em seguida, Jesus os despediu. 10 E embarcando depois com seus discípulos, foi para o território de Dalmanuta.
Palavra da Salvação.

Reflexão 

Jesus nos dá uma lição para que a ponhamos em prática, nos momentos em que entendemos ser muito pouco o que possuímos para suprir o nosso sustento. Tomar o pouco que se tem e colocar nas mãos de Jesus para que Ele apresente ao Pai e multiplique é a lição que precisamos apreender, hoje. Muitas vezes estamos como aqueles discípulos, desanimados diante das necessidades, e nos perguntamos o que poderemos fazer para arranjar “tanto pão” a fim de suprir as nossas carências e as do povo por quem somos responsáveis. Em primeiro lugar, precisamos ter consciência que Jesus também olha para nós e está atento. Ele também tem compaixão de nós e deseja se envolver para sanar a nossa aflição e apreensão. Mas Ele também nos pergunta o que já possuímos e nos manda fazer um balanço do nosso potencial, da nossa capacidade a fim de que tenhamos consciência da nossa real condição de vida. Como fez aos Seus discípulos, Jesus quer que tenhamos conhecimento dos “bens” que  já possuímos, dos dons que nós já dispomos e das virtudes que podemos colocar em Suas mãos para que Ele abençoe, multiplique e nos devolva a fim de que possamos também alimentar a multidão ao nosso redor. Se olharmos para a nossa vida, para dentro de nós mesmos  perceberemos que também  possuímos os “sete pães e alguns peixinhos” de que Jesus precisa para saciar a fome do mundo. Ele nos conscientiza e nos afirma: você tem algo, você não é de todo carente; o que você tem eu abençôo e multiplico para que você distribua àqueles que têm fome, até que sobre.  Os sete pães que nós temos, poderão ser: tempo, saúde, fé, paz, boa vontade, amor, inteligência. Os peixinhos que nós possuímos também podem ser o conhecimento da Palavra, o desejo de servir a Deus, disponibilidade, instrução, dons artísticos, intuição, facilidade de comunicação. Tudo nos foi dado por Deus e Ele sabe o que cada um de nós possui. Por nosso intermédio Ele quer fazer o milagre do amor! Ele é poderoso para transformar o pouco que  temos em alimento de amor para muitos. Ninguém é carente de tudo. Todos nós somos chamados a nos sentar e a partilhar com o nosso próximo os nossos “sete pães e alguns peixinhos”.   Precisamos apenas nos sentar e parar para  reconhecer a nossa realidade, para depois, confiantes,  colocar  nas mãos de Jesus tudo o que temos e tudo o que somos a fim de que Ele apresente ao Pai a nossa vida. O milagre Ele o fará! – Você se angustia e desanima na hora da necessidade? – Você percebe a penúria da multidão ao seu redor? -  Você costuma partilhar com o próximo os bens que você tem? – Você se acha uma pessoa carente? - Quantos pães você possui?  Faça o cálculo e  os ofereça a Jesus. Ele vai multiplicá-los.    



Helena Serpa

Nenhum comentário: