terça-feira, 11 de fevereiro de 2020

Liturgia Diária - As tradições humanas e os ensinamentos de Deus.

 Resultado de imagem para Evangelho - Marcos 7,1-13
1a Leitura - 1 Reis 8,22-23.27-30
Leitura do primeiro livro dos Reis.
8 22 Em seguida, pôs-se Salomão diante do altar do Senhor, em presença de toda a assembléia de Israel, estendeu as mãos para o céu e disse:
23 “Senhor, Deus de Israel, não há Deus semelhante a vós, nem no mais alto dos céus, nem aqui embaixo, na terra; vós sois fiel à vossa misericordiosa aliança com os vossos servos, que caminham diante de vós de todo o seu coração. 27 Mas, será verdade que Deus habite sobre a terra? Se o céu e os céus dos céus não vos podem conter quanto menos esta casa que edifiquei! 28 Entretanto, Senhor Deus meu, atendei à oração e às súplicas de vosso servo; ouvi o clamor e a prece que hoje vos dirijo. 29 Que vossos olhos estejam dia e noite abertos sobre este templo, sobre este lugar, do qual dissestes: ‘O meu nome residirá ali’. Ouvi a oração que vosso servo vos faz neste lugar. 30 Ouvi a súplica de vosso servo e de vosso povo de Israel, quando orarem neste lugar. Ouvi-os do alto de vossa morada no céu, ouvi-os e perdoai!”
Palavra do Senhor.

Salmo - 83/84
Quão amável, ó Senhor, é vossa casa!

Minha alma desfalece de saudades
e anseia pelos átrios do Senhor!
Meu coração e minha carne rejubilam
e exultam de alegria no Deus vivo!

Mesmo o pardal encontra abrigo em vossa casa,
e a andorinha ali prepara o seu ninho
para nele seus filhotes colocar:
vossos altares, ó Senhor Deus do universo!
Vossos altares, ó meu rei e meu Senhor!

Felizes os que habitam vossa casa;
para sempre haverão de vos louvar!
Olhai, ó Deus, que sois a nossa proteção,
vede a face do eleito, vosso ungido!

Evangelho - Marcos 7,1-13
Aleluia, aleluia, aleluia.
Inclinai meu coração às vossas advertências e dai-me a vossa lei como um presente valioso! (Sl 118,36.29).

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos.
7 1 Os fariseus e alguns dos escribas vindos de Jerusalém tinham se reunido em torno dele.
2 E perceberam que alguns dos seus discípulos comiam o pão com as mãos impuras, isto é, sem as lavar. 3 (Com efeito, os fariseus e todos os judeus, apegando-se à tradição dos antigos, não comem sem lavar cuidadosamente as mãos; 4 e, quando voltam do mercado, não comem sem ter feito abluções. E há muitos outros costumes que observam por tradição, como lavar os copos, os jarros e os pratos de metal.) 5 Os fariseus e os escribas perguntaram-lhe: “Por que não andam os teus discípulos conforme a tradição dos antigos, mas comem o pão com as mãos impuras?” 6 Jesus disse-lhes: “Isaías com muita razão profetizou de vós, hipócritas, quando escreveu: ‘Este povo honra-me com os lábios, mas o seu coração está longe de mim. 7 Em vão, pois, me cultuam, porque ensinam doutrinas e preceitos humanos’. 8 Deixando o mandamento de Deus, vos apegais à tradição dos homens”. 9 E Jesus acrescentou: “Na realidade, invalidais o mandamento de Deus para estabelecer a vossa tradição. 10 Pois Moisés disse: ‘Honra teu pai e tua mãe’; e: ‘Todo aquele que amaldiçoar pai ou mãe seja morto’. 11 Vós, porém, dizeis: ‘Se alguém disser ao pai ou à mãe: Qualquer coisa que de minha parte te pudesse ser útil é corban, isto é, oferta’, 12 e já não lhe deixais fazer coisa alguma a favor de seu pai ou de sua mãe, 13 anulando a palavra de Deus por vossa tradição que vós vos transmitistes. E fazeis ainda muitas coisas semelhantes”.
Palavra da Salvação.

Reflexão
 
Jesus neste Evangelho vem nos questionar sobre as atitudes que praticamos no dia a dia da nossa vida, tanto dentro da nossa casa, como no lugar onde temos autoridade e damos as cartas. Mesmo que hoje as nossas incoerências e hipocrisias não sejam, literalmente, o lavar as mãos, nem tampouco o tomar banho ou a maneira de lavar copos, nós encontramos um verdadeiro sentido no que Jesus nos fala aqui: “Este povo me honra com os lábios, mas seu coração está longe de mim”. E mais: “Não adianta o culto que me prestam, pois as doutrinas que ensinam são preceitos humanos!”  E continua dizendo “Vós abandonais o mandamento de Deus para seguir a tradição dos homens”. E Jesus vai mais além: “Vós fazeis muitas outras coisas como essas”. Será que isto tem alguma coisa a ver com a nossa vida, com as nossas ações diárias? Será que estamos colocando as regras humanas à frente do mandamento de Deus? O mandamento de Deus é o amor e Jesus veio nos ensinar a amar com o mesmo amor que O Pai nos ama. Os nossos gestos, as nossas expressões, as nossas reações, as nossas obras de misericórdia, o nosso comportamento, devem ser pautados pelo amor de Deus. Se assim não o fazemos, se apenas o dizemos e não concretizamos por meio da oferta do nosso coração, de nada valerão as nossos tratos exteriores, os ritos, as convenções, as práticas corriqueiras que seguem apenas o manual de instrução do mundo. Seguir a tradição dos homens é andar conforme a onda do mundo até naquilo que  ofertamos a Deus.  Quando deixamos de lado a nossa obrigação de filhos e filhas para com a nossa família, pai e mãe que necessitam de nós e queremos impressionar os outros com o valor que nós oferecemos a Deus  estamos infringindo o 4º mandamento que nos manda Honrar pai e mãe.  Não podemos nos desviar nem confundir as nossas oferendas: uma coisa é o que devemos ao nosso próximo, outra coisa é o que devemos a Deus. Os mandamentos nos foram dados para iluminar o nosso caminhar a fim de que possamos chegar ao porto seguro. Se tivermos substituído a orientação de Deus para seguir as formalidades do mundo ou aos maus desejos da nossa humanidade decaída fazendo com que as nossas atitudes falsas nos desviem do verdadeiro caminho, com certeza, também estamos perdendo a grande oportunidade de construir uma morada no céu que é o lugar do nosso destino final. - Quando louva a Deus você o faz de coração prestando atenção nas suas palavras? -  Você tem deixado de ajudar  ao seu pai ou a sua mãe porque está ajudando na Igreja ou na Comunidade? - Você tem sido fiel ao dízimo?   – Quem deve ter prioridade nas suas ofertas?



Helena Serpa

Nenhum comentário: