segunda-feira, 10 de fevereiro de 2020

Liturgia Diária - Jesus ia além da Sua capacidade física.

  Resultado de imagem para Marcos 6,53-56
1a Leitura - 1 Reis 8,1-7.9-13
Leitura do primeiro livro dos Reis.
8 1 Então convocou Salomão junto de si em Jerusalém os anciãos de Israel e todos os chefes das tribos e os chefes das famílias israelitas, para irem buscar na cidade de Davi, em Sião, a arca da aliança do Senhor.
2 Todos os israelitas se reuniram junto do rei Salomão no mês de Etanim, que é o sétimo, durante a festa. 3 Vieram todos os anciãos de Israel e os sacerdotes tomaram a arca do Senhor. 4 Levaram-na, assim como a Tenda de Reunião e todos os utensílios sagrados que havia no tabernáculo: foram os sacerdotes e os levitas que os levaram. 5 O rei Salomão e toda a assembléia de Israel reunida junto dele conservavam-se diante da arca. Sacrificavam tão grande quantidade de ovelhas e bois que não se podia contar. 6 Os sacerdotes levaram a arca da aliança do Senhor para seu lugar, no santuário do templo, no Santo dos Santos, debaixo das asas dos querubins. 7 Pois os querubins estendiam as suas asas sobre o lugar da arca, e cobriam por cima a arca e os seus varais. 9 Na arca só havia as duas tábuas de pedra que Moisés ali depusera no monte Horeb, quando o Senhor fez aliança com os israelitas, depois que saíram da terra do Egito. 10 Quando os sacerdotes saíram do lugar santo, a nuvem encheu o templo do Senhor, 11 de modo tal que os sacerdotes não puderam ali ficar para exercer as funções de seu ministério; porque a glória do Senhor enchia o templo do Senhor. 12 Então disse Salomão: "O Senhor declarou que habitaria na obscuridade. 13 Por isso, edifiquei uma casa para vossa residência, um lugar onde habitareis para sempre".
Palavra do Senhor.

Salmo - 131/132
Subi, Senhor, para o lugar de vosso pouso!

Nós soubemos que a arca estava em Éfrata
e nos campos de Laar a encontramos:
entremos no lugar em que ele habita,
ante o escabelo de seus pés o adoremos!

Subi, Senhor, para o lugar de vosso pouso,
subi vós, com vossa arca poderosa!
Que se vistam de alegria os vossos santos,
e os vossos sacerdotes, de justiça!
Por causa de Davi, o vosso servo,
não afasteis do vosso ungido a vossa face!

Evangelho - Marcos 6,53-56
Aleluia, aleluia, aleluia.
Jesus pregava a boa-nova, o reino anunciando, e curava toda espécie de doenças entre o povo (Mt 4,23).

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos.
6 53 Jesus e seus discípulos navegaram para o outro lado e chegaram à região de Genesaré, onde aportaram.
54 Assim que saíram da barca, o povo o reconheceu. 55 Percorrendo toda aquela região, começaram a levar, em leitos, os que padeciam de algum mal, para o lugar onde ouviam dizer que ele se encontrava. 56 Onde quer que ele entrasse, fosse nas aldeias ou nos povoados, ou nas cidades, punham os enfermos nas ruas e pediam-lhe que os deixassem tocar ao menos na orla de suas vestes. E todos os que tocavam em Jesus ficavam sãos.
Palavra da Salvação.

Reflexão 
 
Mais uma vez depois de um dia exaustivo e precisando de descanso, vendo a multidão que vinha ao seu encontro, Jesus foi atendê-la. Se pararmos para refletir nós perceberemos que, conosco, as coisas não têm acontecido assim. Quantas vezes, porque já “amarramos a nossa barca” depois de algum trabalho que foi realizado, achamos que já fizemos muito e queremos ter um descanso antes de uma nova missão! A vida terrena de Jesus é, então, uma verdadeira demonstração de como poderemos cumprir com a nossa missão de batizados assumindo com fidelidade tudo quanto nos é colocado como tarefa a realizar.  Precisamos, pois, refletir muito na razão pela qual as pessoas hoje também nos procuram, e qual a nossa resposta diante dessa realidade. As pessoas talvez nos procurem porque veem em nós a presença de Jesus e querem também encontrá-Lo, ter uma experiência com Ele por meio de nós e serem curadas e libertadas das suas mazelas. Porém, quem sabe, nós ainda não tenhamos entendido isto e consideramos que somos procurados por causa das nossas qualidades ou virtudes humanas e por isso, nos sentimos cansados (as) e impotentes para ajudá-las. Jesus deu provas de  que, por meio da Sua intimidade com Deus Pai na oração, Ele  conseguia ir além da Sua capacidade física. Por isso, Ele não se cansava e o Amor do Pai O motivava a ir ao encontro da multidão para curá-la. O Senhor quer curar as nossas enfermidades e nos anima para que possamos acolher a todas as pessoas que precisam de ajuda e de alento para a sua vida, no agora da nossa vida. – Alguém que está necessitando de ajuda, lhe tem procurado? – Você está cansado (a) por causa das “boas obras” que tem realizado? – Você  também precisa de cura e libertação?  - Você já pediu a Jesus que o (a) toque? - Você tem feito esta busca dentro de si mesmo?  


Helena Serpa

Nenhum comentário: