segunda-feira, 21 de maio de 2012

SOLIDÃO.


 

O que a solidão faz às pessoas? Quais os seus sintomas?

A solidão é um dos problemas causadores do sofrimento humano. É condição permanente a milhares de pessoas pelo mundo afora. Sentir solidão é tomar consciência de que nos falta um contato significativo com outras pessoas.
O estado solitário envolve um sentimento íntimo de vazio que pode ser acompanhado de tristeza, desânimo, sensação de isolamento, inquietação, ansiedade e um desejo intenso de ser amado e ser necessário a alguém.

É comum em pessoas solitárias a sensação de "ser deixado de lado", indesejadas ou rejeitadas, mesmo cercadas de muitas pessoas. Não é surpreendente a ideia de que as pessoas em estado de solidão se sintam inúteis e convictas de que não valem nada.

E ainda, não suportando a ideia de serem indesejados, muitos negam a sua solidão e correm para bares, grupos de encontros ou outros tipos de reuniões numa tentativa de escapar desta condição.
Mas, mesmo em lugares cheios, os solitários permanecem sós, sem ligações até mesmo com familiares, parecendo incapazes de construir relacionamentos significativos ou estarem satisfeito com as poucas relações que conseguem manter.
A solidão pode ter diversas causas: social, psicológica, espiritual ou pela situação ou problema momentâneo a qual todos estamos sujeitos. Mas como estar prevenido ou expulsar a solidão de nós?

Precisamos enxergar o que realmente importa além dos nossos recursos e confiar em Deus para nos satisfazer, para preencher o vazio existente em nossa alma. Na verdade, trata-se de desejar nada menos que o próprio Deus.
Quando buscamos verdadeiramente Deus, sentimos cada vez mais que há esperanças.

A alma pode estar cansada, nosso íntimo cheio de conflitos que ninguém vê, mas temos esperança e cremos nas promessas feitas por Deus. Como lemos em Romanos (8, 14 -15): "pois todos os que são conduzidos pelo espírito de Deus são filhos de Deus, portanto não recebestes um espírito de escravidão para viverdes ainda no temor, mas recebestes o espírito de adoração pelo qual clamamos: Aba! Pai!"
Quando você se sentir solitário, procure a solução na palavra de Deus, clame o Espírito Santo e ore sem reclamar, participe da santa missa. Mais cedo ou mais tarde você verá que por trás de toda a dificuldade em suportar este estado de solidão em que você se encontra Deus age e revela a solução.

Não existe nada do entendimento humano que Deus não veja claramente e controle para o nosso bem, como lemos mais adiante em Romanos: "Aliás, sabemos que todas as coisas concorrem para o bem daqueles que ama a Deus". Romanos (8, 28 a).
Precisamos ir em frente, confiando em nosso bondoso Deus que nos amou tanto que deu seu único Filho para nos salvar. Sendo todos nós filhos e filhas de Deus, temos a firme convicção de que por mais situações que encaremos na vida, Deus está sempre presente e disposto a nos conduzir pela mão. Basta que deixemos Ele tomar conta de nossas vidas.

O amor é a característica principal de Deus. Através do amor, Deus tira de sua vida todas as possibilidades de haver solidão. Ele nos ama incondicionalmente e deseja ser amado porque somente num relacionamento de amor com Ele estaremos vivendo plenamente.
Que o amor de Deus revelado em Jesus Cristo seduza seu coração, alma, mente e vida, para que você seja, cada vez mais, de Deus!
               



Da redação Encontro com Cristo

Nenhum comentário: