sexta-feira, 4 de maio de 2012

LITURGIA DIÁRIA - COMO PODEMOS CONHECER O CAMINHO?


Primeira Leitura: Atos dos Apóstolos 13, 26-33


IV SEMANA DA PÁSCOA

(branco - ofício do dia)

Leitura dos Atos dos Apóstolos - Naqueles dias, 26Irmãos, filhos de Abraão, e os que entre vós temem a Deus: a nós é que foi dirigida a mensagem de salvação. 27Com efeito, os habitantes de Jerusalém e os seus magistrados não conheceram Jesus, e, sentenciando-o, cumpriram os oráculos dos profetas, que cada sábado são lidos. 28Embora não achassem nele culpa alguma de morte, pediram a Pilatos que lhe tirasse a vida. 29Depois de realizarem todas as coisas que dele estavam escritas, tirando-o do madeiro, puseram-no num sepulcro. 30Mas Deus o ressuscitou dentre os mortos. 31Durante muitos dias apareceu àqueles que com ele subiram da Galiléia a Jerusalém, os quais até agora são testemunhas dele junto ao povo. 32Nós vos anunciamos: a promessa feita a nossos pais, 33Deus a tem cumprido diante de nós, seus filhos, suscitando Jesus, como também está escrito no Salmo segundo: Tu és meu Filho, eu hoje te gerei (Sl 2,7). - Palavra do Senhor.



Salmo Responsorial(2)


REFRÃO: Tu és ,eu filho, e eu hoje te gerei!

1. Sou eu, diz, quem me sagrei um rei em Sião, minha montanha santa. Vou publicar o decreto do Senhor. Disse-me o Senhor: Tu és meu filho, eu hoje te gerei. - R.

2. Pede-me; dar-te-ei por herança todas as nações; tu possuirás os confins do mundo. Tu as governarás com cetro de ferro, tu as pulverizarás como um vaso de argila. - R.

3. Agora, ó reis, compreendei isto; instruí-vos, ó juízes da terra. Servi ao Senhor com respeito e exultai em sua presença; prestai-lhe homenagem com tremor, para que não se irrite e não pereçais quando, em breve, se acender sua cólera. Felizes, entretanto, todos os que nele confiam. - R.




Evangelho: João 14, 1-6


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo João - Naquele tempo, 1Não se perturbe o vosso coração. Credes em Deus, crede também em mim. 2Na casa de meu Pai há muitas moradas. Não fora assim, e eu vos teria dito; pois vou preparar-vos um lugar. 3Depois de ir e vos preparar um lugar, voltarei e tomar-vos-ei comigo, para que, onde eu estou, também vós estejais. 4E vós conheceis o caminho para ir aonde vou. 5Disse-lhe Tomé: Senhor, não sabemos para onde vais. Como podemos conhecer o caminho? 6Jesus lhe respondeu: Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim. - Palavra da salvação.
catolicanet.com



Homilia - Pe Bantu

Jesus Cristo é o único caminho. Não há outro caminho que nos leve ao Pai e muito menos outra verdade. Inclusive temos ouvido pessoas cristãs, que de uma forma “ecumênica” por desconhecer a Verdade dizerem que “muitos caminhos nos levam a Deus”. E a casa do Pai, a Sua morada, é simplesmente a igreja, não uma edificação de alvenaria e tijolos, apenas a igreja, assembléia dos chamados, daquelas pessoas que têm um viver que agrada a Deus. Somos a morada do Deus vivo, templo do Espírito Santo, conforme vemos em João 14:23: ” Respondeu Jesus: Se alguém me ama guardará a minha palavra e meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada”. A doutrina do Espiritismo diz que Cristo se referia a várias moradas nos ares, em camadas celestiais. É bobagem dizer isso, é um grande desconhecimento da Bíblia.

Enquanto aqui esteve com os Seus discípulos, Jesus, humildemente, pedia-lhes sua compreensão para os fatos que iriam acontecer. Por isso, Ele lhes dizia: “Não se perturbe o vosso coração. Tendes fé em Deus, tende fé em mim também.” Sabendo que pouco tempo lhe restaria no meio deles, Jesus punha-se a mostrar-lhes muitos empecilhos que eles teriam que enfrentar quando Ele fosse embora para perto do Pai. Assim sendo, Ele lhes falava da casa do Pai e suas moradas e prometia-lhes preparar um lugar para eles na Casa de Deus. Porém, os discípulos, permaneciam tendo dúvidas e não entendiam muito bem do que Jesus queria lhes mostrar, embora Jesus lhes garantisse: “vós conheceis o caminho.”.

Assim acontece também conosco, apesar de conhecer toda a história, de ter acesso à Palavra que nos esclarece os mal entendidos, de termos tido uma experiência com Jesus ressuscitado, às vezes, nós ficamos confusos e nos perguntamos: como podemos conhecer o Caminho? Desconhecemos as lições de Jesus e ficamos procurando o Caminho nos caminhos do mundo. Como falou aos discípulos, Jesus hoje, nos fala também: “Eu sou o Caminho a Verdade e a Vida”! Jesus já veio até nós e opera milagres na nossa vida. Ele realiza as obras do Pai e nos revela a Sua Face nos momentos de oração, de adoração, quando meditamos com a Sua Palavra. Somente dessa maneira é que nós chegaremos ao Pai. Ninguém chegará ao Pai por si mesmo, Jesus é a Estrada pela qual nós caminhamos até a morada de Deus. – Por que buscamos outros caminhos? – Por que acreditamos nos contos que o mundo nos prega? – Por que não assumimos a vida nova de Cristo pra valer? – O que está nos faltando: fé, disposição, coragem, humildade, oração, conhecimento da Palavra? – Responda por você e para você!

Pai, meu coração anseia por estar em comunhão contigo, em tua casa, lugar que Jesus preparou para mim. Que eu persevere sempre no caminho que me leva a ti.

Nenhum comentário: