sábado, 19 de maio de 2012

MARIA IMACULADA - A FORÇA DA MÃE QUE ACOMPANHOU JESUS NO CALVÁRIO


A fortaleza é a virtude que brilhou em grau eminente naquela que se manteve fiel e corajosa ao lado do Filho, acompanhando-o até ao Calvário e permanecendo em pé ao lado da cruz.
A fortaleza é a virtude cardeal que supera os obstáculos, mantendo o espírito firme nos sacrifícios e nas provações. É importantíssima na vida espiritual de cada alma, já que a vida de perfeição e de santidade é uma luta constante contra inúmeros inimigos, internos e externos.

A fortaleza cristã é força no sacrifício, coragem na luta e fidelidade na perseverança.
Com a fortaleza, o cristão domina o medo, refreia a ira, reprime os ressentimentos, se enche de confiança e de paciência na adversidade, mantém-se firme na dor e na morte. A fortaleza demarca o caminho reto do dever sem temeridade e sem desânimo, domando o medo com a audácia, pronta para resistir e para agir, para suportar o ataque inimigo e partir para a ofensiva. No perigo, quando a vida é posta em risco, ela brilha com todo o seu esplendor e, por isso, é a glória dos mártires.
Também desta virtude (fortaleza), como de todas, encontramos em Maria Santíssima um exemplo e modelo perfeito, que todos devemos admirar e imitar com empenho.
Ela é a Virgem poderosa, aquela que esmaga a cabeça da serpente infernal, como lemos na Gênesis (3,15) e no Apocalipse (12,9). Já no Antigo Testamento encontramos prefigurada a fortaleza de Maria, como na pessoa de Judite, que, ousada e brava na luta contra o inimigo Holofernes, salva um povo prestes à desesperada rendição. Ao cortar corajosamente a cabeça de Holofernes, comandante do exército inimigo, ela prefigura Maria Imaculada esmagando a cabeça da serpente infernal, salvando a raça humana, como co-redentora ao lado do Redentor.
Ao lermos a fortaleza de Judite, vemos como Maria Santíssima era uma mulher forte, especialmente no Calvário, a ponto de que a História Sagrada a apresenta como co-redentora com seu Filho para a salvação de todos os homens. A fortaleza e a pureza, a beleza e a coragem brilharam radiantes em Judite, e, em todas essas virtudes, ela prefigura a “bendita entre as mulheres” (Lc 1,42), a forte por excelência, a imaculada, a guerreira invencível que esmaga a cabeça do inimigo com seu pé virginal.
Ao pensarmos na vida de Nossa Senhora, como não supormos a grandeza da sua força quando, menina de três anos, consagrou-se para servir a Deus no templo, subindo as escadas com intrepidez admirável? Como foi sublime a sua coragem ao fazer um voto de virgindade a Deus, indo contra as leis do mundo judaico!
Ao aceitar tornar-se mãe do Redentor, conhecendo os sacrifícios cruéis e heróicos que acompanhariam essa missão! Ao permanecer, intrépida e forte, ao pé da cruz do seu Filho e seu Deus, tornando-se co-redentora da humanidade com ele! A beleza da fortaleza, o exemplo da Virgem Mãe, nos inspira a santa ambição de tornar-nos fortes também, e de dar à virtude infusa da fortaleza a facilidade de um hábito adquirido.

Todos podemos e devemos tornar-nos fortes para ir para o céu, lembrando as palavras de Nosso Senhor Jesus Cristo: “O reino dos céus adquire-se à força, e os violentos arrebatam-no.” (Mt 11, 12).

Quais são os meios para conseguir a virtude da fortaleza?

O primeiro é a oração, intensa e contínua.

O segundo é a consideração diligente da paixão de Cristo e da dor de Maria.

O terceiro é a educação da vontade, treinando-a para fazer o que nos custa, para perseverar mesmo nas pequenas coisas.
Que valor não têm diante de Deus os pequenos sacrifícios de cada dia, a rejeição espontânea de certas satisfações?

O quarto e último meio é a vitória sobre as dificuldades atuais.
Todos nos encontramos em alguma dificuldade: interna, externa, moral, física… São Boaventura o explica bem, dizendo que “acostumamo-nos a suportar pequenos aborrecimentos, porque quem se deixa afetar por males pequenos nunca será capaz de tolerar os maiores”. Se nos rendermos, acabamos recuando e abrindo a porta para novas derrotas.
Mas se estamos determinados a vencer, a vitória é certa e nos abre o caminho para novos triunfos. Vamos começar a trabalhar, portanto, sem demora e sem vacilações. Em vez de dobrar a cabeça, levantemos a testa e peçamos a Nossa Senhora que nos encha de confiança em Deus, certos de que Ele nos dará todas as graças necessárias para combatermos o mal, vencermos as oposições e conseguirmos a santidade que ele próprio quer de nós.
 
 
 
 

ani ledodi

Nenhum comentário: