terça-feira, 25 de julho de 2023

São Tiago Maior, Apóstolo - Festa

 Festa de São Tiago Maior, Apóstolo

Andando ao longo do mar da Galileia, Jesus viu Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão, que consertavam suas redes. E ele os chamou (Mt 4,18.21).

Tiago, o Maior, era filho de Zebedeu e irmão do apóstolo João. Chamado pelo Mestre enquanto pescava com o pai e o irmão, recebeu a missão de ser “pescador de gente”. Participou intensamente da vida pública do Senhor, tornando-se testemunha de vários milagres e acontecimentos, como a cura da sogra de Pedro, a transfiguração, a ressurreição da filha de Jairo e a agonia de Jesus no horto das Oliveiras. É o primeiro apóstolo a derramar seu sangue pela fé em Cristo. A seu exemplo, abandonemo-nos nas mãos de Deus com renovada confiança e singular esperança.

Primeira Leitura: 2 Coríntios 4,7-15

Leitura da segunda carta de São Paulo aos Coríntios – Irmãos, 7trazemos esse tesouro em vasos de barro, para que todos reconheçam que esse poder extraordinário vem de Deus e não de nós. 8Somos afligidos de todos os lados, mas não vencidos pela angústia; postos entre os maiores apuros, mas sem perder a esperança; 9perseguidos, mas não desamparados; derrubados, mas não aniquilados; 10por toda parte e sempre, levamos em nós mesmos os sofrimentos mortais de Jesus, para que também a vida de Jesus seja manifestada em nossos corpos. 11De fato, nós, os vivos, somos continuamente entregues à morte por causa de Jesus, para que também a vida de Jesus seja manifestada em nossa natureza mortal. 12Assim, a morte age em nós, enquanto a vida age em vós. 13Mas, sustentados pelo mesmo espírito de fé, conforme o que está escrito: “Eu creio e, por isso, falei”, nós também cremos e, por isso, falamos, 14certos de que aquele que ressuscitou o Senhor Jesus nos ressuscitará também com Jesus e nos colocará ao seu lado, juntamente convosco. 15E tudo isso é por causa de vós, para que a abundância da graça em um número maior de pessoas faça crescer a ação de graças para a glória de Deus. – Palavra do Senhor.

Salmo Responsorial: 125(126)

Os que lançam as sementes entre lágrimas / ceifarão com alegria.

1. Quando o Senhor reconduziu nossos cativos, / parecíamos sonhar; / encheu-se de sorriso nossa boca, / nossos lábios, de canções. – R.

2. Entre os gentios se dizia: “Maravilhas / fez com eles o Senhor!” / Sim, maravilhas fez conosco o Senhor, / exultemos de alegria! – R.

3. Mudai a nossa sorte, ó Senhor, / como torrentes no deserto. / Os que lançam as sementes entre lágrimas / ceifarão com alegria. – R.

4. Chorando de tristeza, sairão, / espalhando suas sementes; / cantando de alegria, voltarão, / carregando os seus feixes! – R.

Evangelho: Mateus 20,20-28

Aleluia, aleluia, aleluia.

Eu vos designei para que vades e deis frutos, / e o vosso fruto permaneça, assim disse o Senhor (Jo 15,16). – R.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus – Naquele tempo, 20a mãe dos filhos de Zebedeu aproximou-se de Jesus com seus filhos e ajoelhou-se com a intenção de fazer um pedido. 21Jesus perguntou: “O que tu queres?” Ela respondeu: “Manda que estes meus dois filhos se sentem, no teu Reino, um à tua direita e outro à tua esquerda”. 22Jesus, então, respondeu-lhes: “Não sabeis o que estais pedindo. Por acaso podeis beber o cálice que eu vou beber?” Eles responderam: “Podemos”. 23Então Jesus lhes disse: “De fato, vós bebereis do meu cálice, mas não depende de mim conceder o lugar à minha direita ou à minha esquerda. Meu Pai é quem dará esses lugares àqueles para os quais ele os preparou”. 24Quando os outros dez discípulos ouviram isso, ficaram irritados contra os dois irmãos. 25Jesus, porém, chamou-os e disse: “Vós sabeis que os chefes das nações têm poder sobre elas e os grandes as oprimem. 26Entre vós não deverá ser assim. Quem quiser tornar-se grande torne-se vosso servidor; 27quem quiser ser o primeiro seja vosso servo. 28Pois o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida como resgate em favor de muitos”. – Palavra da salvação.

Reflexão
 
S. Tiago Maior, cuja festa a Igreja hoje comemora, foi irmão de outro Apóstolo, S. João, o discípulo amado (cf. Jo 13, 23; 19, 26; 20, 2; 21, 7.20). Os evangelhos se referem aos dois como “filhos de Zebedeu” (cf. Mt 4, 21; Mc 1, 19; 10, 35; Lc 5, 10), e a mãe deles, Maria Salomé (cf. Mc 16, 1), foi uma das mulheres que permaneceram aos pés da cruz de que pendia o Salvador do mundo (cf. Mt 27, 56). A tradição nos conta que, depois de tentar embalde evangelizar os povos hispânicos — no território correspondente à atual Península Ibérica —, Tiago se lembrou de recorrer ao auxílio da Virgem SS., ainda viva. Maria lhe teria aparecido na cidade de Saragoça, às margens do rio Ebro, no alto de uma coluna, a fim de o consolar e dar-lhe perseverança no apostolado. Trata-se da primeira aparição mariana de que temos notícia, além de ser a origem da devoção a Nossa Senhora do Pilar, celebrada aos doze de outubro. A SS. Virgem lhe teria confiado ainda a missão de construir naquela região um templo em sua honra e revelado, por fim, que ele seria o primeiro dos Apóstolos a ter a glória de beber do mesmo cálice que Cristo, derramando o próprio sangue por aquele que se encarnou e morreu para nos merecer a vida eterna. Cumpriu-se assim, por intermédio de Maria, o pedido que Salomé fizera a Jesus muitos anos antes: “Ordena que estes meus dois filhos se sentem no teu Reino, um à tua direita e outro à tua esquerda” (Mt 20, 21). Esta mãe quis para um filho uma primazia terrena, num reino puramente político; mas Cristo, cujo Coração não se deixa vencer em generosidade e cuja mente não se prende à lógica dos homens, deu a Tiago um privilégio muito maior do que um trono à sua direita: deu-lhe a graça de ser o primeiro, como predileto da graça, a provar com sangue a grandeza de sua caridade. — Que S. Tiago e Nossa Senhora do Pilar intercedam por nós e nos alcancem a graça de perseverarmos no cumprimento dos nossos deveres cristãos, a ponto de tudo entregarmos, como vítimas de amor, a fim de lucrar a Cristo.

 

https://padrepauloricardo.org

Nenhum comentário: