domingo, 23 de julho de 2023

16º Domingo do Tempo Comum - Por que não arrancar o joio de uma vez?

 Jesus é o Senhor!: EVANGELHO SÃO MATEUS 13:24-43 - 16° DOMINGO DO TEMPO  COMUM - ANO "A" 2014

É Deus quem me ajuda, é o Senhor quem defende a minha vida. Senhor, de todo o coração hei de vos oferecer o sacrifício e dar graças ao vosso nome, porque sois bom (Sl 53,6.8).

Na Eucaristia fazemos a experiência da bondade e da justiça de Deus. Paciente e misericordioso conosco, ele vem em nosso auxílio com seu Espírito, para que o joio existente em nosso interior e à nossa volta não nos desanime do anúncio do seu Reino. Celebremos, agradecidos ao Senhor – que é bom, clemente e fiel -, tendo presentes, em especial, nossos avós e todos os idosos, neste dia a eles dedicado.

Primeira Leitura: Sabedoria 12,13.16-19

Leitura do livro da Sabedoria13Não há, além de ti, outro Deus que cuide de todas as coisas e a quem devas mostrar que teu julgamento não foi injusto. 16A tua força é princípio da tua justiça, e o teu domínio sobre todos te faz para com todos indulgente. 17Mostras a tua força a quem não crê na perfeição do teu poder; e nos que te conhecem, castigas o seu atrevimento. 18No entanto, dominando tua própria força, julgas com clemência e nos governas com grande consideração, pois, quando quiseres, está ao teu alcance fazer uso do teu poder. 19Assim procedendo, ensinaste ao teu povo que o justo deve ser humano; e a teus filhos deste a confortadora esperança de que concedes o perdão aos pecadores. – Palavra do Senhor.

Salmo Responsorial: 85(86)

Ó Senhor, vós sois bom, sois clemente e fiel!

1. Ó Senhor, vós sois bom e clemente, / sois perdão para quem vos invoca. / Escutai, ó Senhor, minha prece, / o lamento da minha oração! – R.

2. As nações que criastes virão / adorar e louvar vosso nome. / Sois tão grande e fazeis maravilhas: / vós somente sois Deus e Senhor! – R.

3. Vós, porém, sois clemente e fiel, / sois amor, paciência e perdão. / Tende pena e olhai para mim! / Confirmai com vigor vosso servo. – R.

Segunda Leitura: Romanos 8,26-27

Leitura da carta de São Paulo aos Romanos – Irmãos, 26o Espírito vem em socorro da nossa fraqueza. Pois nós não sabemos o que pedir nem como pedir; é o próprio Espírito que intercede em nosso favor com gemidos inefáveis. 27E aquele que penetra o íntimo dos corações sabe qual é a intenção do Espírito. Pois é sempre segundo Deus que o Espírito intercede em favor dos santos. – Palavra do Senhor.

Evangelho: Mateus 13,24-43 ou 24-30

[A forma breve está entre colchetes.]

Aleluia, aleluia, aleluia.

Eu te louvo, ó Pai santo, / Deus do céu, Senhor da terra: / os mistérios do teu Reino / aos pequenos, Pai, revelas! (Mt 11,25) – R.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus[Naquele tempo, 24Jesus contou outra parábola à multidão: “O Reino dos Céus é como um homem que semeou boa semente no seu campo. 25Enquanto todos dormiam, veio seu inimigo, semeou joio no meio do trigo e foi embora. 26Quando o trigo cresceu e as espigas começaram a se formar, apareceu também o joio. 27Os empregados foram procurar o dono e lhe disseram: ‘Senhor, não semeaste boa semente no teu campo? Donde veio então o joio?’ 28O dono respondeu: ‘Foi algum inimigo que fez isso’. Os empregados lhe perguntaram: ‘Queres que vamos arrancar o joio?’ 29O dono respondeu: ‘Não! Pode acontecer que, arrancando o joio, arranqueis também o trigo. 30Deixai crescer um e outro até a colheita! E, no tempo da colheita, direi aos que cortam o trigo: arrancai primeiro o joio e amarrai-o em feixes para ser queimado! Recolhei, porém, o trigo no meu celeiro!'”] 31Jesus contou-lhes outra parábola: “O Reino dos Céus é como uma semente de mostarda que um homem pega e semeia no seu campo. 32Embora ela seja a menor de todas as sementes, quando cresce, fica maior do que as outras plantas. E torna-se uma árvore, de modo que os pássaros vêm e fazem ninhos em seus ramos”. 33Jesus contou-lhes ainda outra parábola: “O Reino dos Céus é como o fermento que uma mulher pega e mistura com três porções de farinha, até que tudo fique fermentado”. 34Tudo isso Jesus falava em parábolas às multidões. Nada lhes falava sem usar parábolas, 35para se cumprir o que foi dito pelo profeta: “Abrirei a boca para falar em parábolas; vou proclamar coisas escondidas desde a criação do mundo”. 36Então Jesus deixou as multidões e foi para casa. Seus discípulos aproximaram-se dele e disseram: “Explica-nos a parábola do joio!” 37Jesus respondeu: “Aquele que semeia a boa semente é o Filho do Homem. 38O campo é o mundo. A boa semente são os que pertencem ao Reino. O joio são os que pertencem ao maligno. 39O inimigo que semeou o joio é o diabo. A colheita é o fim dos tempos. Os ceifeiros são os anjos. 40Como o joio é recolhido e queimado ao fogo, assim também acontecerá no fim dos tempos: 41o Filho do Homem enviará os seus anjos e eles retirarão do seu Reino todos os que fazem outros pecar e os que praticam o mal; 42e depois os lançarão na fornalha de fogo. Aí haverá choro e ranger de dentes. 43Então os justos brilharão como o sol no Reino de seu Pai. Quem tem ouvidos ouça”. – Palavra da salvação.

Reflexão
 
O Evangelho deste 16.º Domingo do Tempo Comum narra a parábola do joio e do trigo, que, embora semelhante à do semeador (proclamada no domingo passado), possui um significado bastante distinto. Enquanto, na narrativa do semeador, a semente simboliza a Palavra de Deus, nesta, a semente representa diferentes classes de pessoas no mundo.

A parábola deste domingo nos mostra, pois, que Deus “semeou” nesta Terra pessoas boas e justas: primeiro na criação, com nossos primeiros pais, Adão e Eva; depois, no anúncio do Evangelho, com a eleição dos doze Apóstolos, que dariam início à Igreja. O trigo designa, portanto, a humanidade em estado de justiça e santidade, segundo o projeto original de Deus, desde toda a eternidade.

A parábola nos diz, porém, que à semeadura de Deus se seguiu a intromissão do inimigo, interpretada por S. Tomás de Aquino, no Comentário ao Evangelho de São Mateus, da seguinte forma. O inimigo vem “enquanto todos dormiam” (v. 25), isto é, quando o homem se dispersa e deixa de vigiar, e “semeou joio no meio do trigo” (v. 25), de sorte que alguns se corromperam: Adão e Eva, no princípio; Judas Iscariotes, entre os Doze. 

Na sequência do texto, ao ser questionado pelos empregados se deveriam arrancar o joio semeado pelo inimigo, o dono da plantação, símbolo de Deus, responde negativamente: “Não! Pode acontecer que, arrancando o joio, arranqueis também o trigo” (v. 29).

Nosso Senhor nos mostra assim que, embora vivamos em estado de graça, a serviço de Deus durante esta peregrinação terrena, teremos de conviver (o que não quer dizer aceitar nem aplaudir) com erros e injustiças. É impossível erguer neste mundo um paraíso perfeito, e os que se atrevem a tentá-lo acabam criando, no lugar, um inferno pior do que o próprio mundo. São “justiceiros genocidas”.

A Igreja, ao contrário do que pregam muitos ideólogos, não pretende plantar um jardim de delícias terrenas, com sombra e água fresca para todos. O que ela ensina é o dever, de um são realismo, de colocar toda esperança no Senhor, o único que, com sua graça, pode vencer a maldade que existe fora e, sobretudo, dentro de nós, até o dia em que Ele, consumada a história humana, vier separar de uma vez para sempre o joio do trigo.

Os que promovem ideologias utópicas julgam os demais com excessiva facilidade. Nosso Senhor, porém, nos adverte contra a imprecisão desses juízos temerários: “Pode acontecer que, arrancando o joio, arranqueis também o trigo”. Por isso, antes de dar sentença contra este ou aquele, precisamos permanecer vigilantes sobre nós mesmos, nesta luta interior em que realmente se decide se somos trigo de Deus ou joio do demônio.

Até aqui, de mãos dadas com S. Tomás de Aquino, podemos extrair três lições sobre os motivos de Deus não arrancar logo o joio de sua colheita, permitindo que junto aos bons cresçam também muito maus. 1.º) Per malos exercitantur boni: porque, convivendo com os maus, os bons podem crescer em virtudes e resistir pacientes à maldade; 2.º) Qui modo malus est, postea bonus fit: porque, para a graça, há joio que ainda pode tornar-se trigo, ou seja, os maus ainda estão em tempo de converter-se a Deus de todo coração, do que é exemplo S. Paulo Apóstolo, como ele mesmo afirma: “Onde abundou o pecado, superabundou a graça” (Rm 5, 20); 3.º) Aliqui videntur mali, et non sunt: porque o nosso juízo é muito limitado, por isso tendemos a nos precipitar e, temerários, a julgar maus os que são bons, arrogando-nos um conhecimento dos corações que é próprio de Deus.

Quanto ao último ponto, vale a pena recordar outras palavras de São Paulo, ao reconhecer que não julga nem a si próprio: “A mim pouco se me dá ser julgado por vós ou por tribunal humano, pois nem eu me julgo a mim mesmo. De nada me acusa a consciência; contudo, nem por isso sou justificado. Meu juiz é o Senhor” (1Cor 4, 3-4).

Com essa parábola, Jesus toca numa das grandes incógnitas da história da Igreja: o “mistério de Judas”. É provável que todos nós, em algum momento, já nos tenhamos perguntado: afinal, por que Jesus suportou a presença de Judas entre os seus Apóstolos, mesmo sabendo de seus pecados, internos e externos, e de sua futura traição? O que equivale, no fundo, a esta outra inquietação, ainda mais comum: por que Deus permite, ainda hoje, que tantos Judas, sendo traidores, permaneçam na Igreja sob a aparência de fiéis apóstolos?

Ainda que não dê a essas inquietações uma resposta que desfaça de todo nossas preocupações e dúvidas, a parábola lança luzes sobre este mistério, e nos recorda a necessidade de pôr em Deus a nossa esperança. Nosso Senhor permitiu que Judas permanecesse no colégio apostólico: 1.º) para que, pela presença dele, os Apóstolos tivessem ocasião de crescer em virtude; 2.º) porque ainda havia tempo de ele se converter, como ocorreu com Pedro, que também traíra o Mestre; 3.º) porque não queria que os Apóstolos se precipitassem em seus juízos, mas confiassem tudo ao parecer do justo Juiz, o único que conhece o íntimo dos corações.

Que esta parábola desperte em nós a certeza de que, em tudo, Deus tem um propósito para nossas vidas, inclusive ao permitir a maldade e as provações que nos cercam. Coloquemos, pois, a nossa esperança no Senhor, que retribuirá a cada um segundo suas obras no momento certo e previsto.

Oração. — Senhor, Vós que não quereis arrancar precipitadamente o joio que nos cerca, fazei-nos aproveitar este tempo de misericórdia para crescermos em virtude, emendarmos nossas vidas e, cheios de esperança, nos prepararmos para o vosso justíssimo julgamento. Amém.

 

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