quinta-feira, 9 de fevereiro de 2023

5ª Semana do Tempo Comum - Os prediletos de Deus.

 A tua fé te salvou! | Espaço de Sol

Entrai, inclinai-vos e prostrai-vos: adoremos o Senhor que nos criou, pois ele é o nosso Deus (Sl 94,6s).

Deus cria para o homem uma companheira, a mulher, que ele poderá amar e com a qual irá constituir família. “Serão uma só carne”, diz o autor sagrado, e o papa Francisco complementa: “quer no abraço físico, quer na união dos corações e das vidas”.

Primeira Leitura: Gênesis 2,18-25

Leitura do livro do Gênesis18O Senhor Deus disse: “Não é bom que o homem esteja só. Vou dar-lhe uma auxiliar semelhante a ele”. 19Então o Senhor Deus formou da terra todos os animais selvagens e todas as aves do céu e trouxe-os a Adão, para ver como os chamaria; todo ser vivo teria o nome que Adão lhe desse. 20E Adão deu nome a todos os animais domésticos, a todas as aves do céu e a todos os animais selvagens, mas Adão não encontrou uma auxiliar semelhante a ele. 21Então o Senhor Deus fez cair um sono profundo sobre Adão. Quando este adormeceu, tirou-lhe uma das costelas e fechou o lugar com carne. 22Depois, da costela tirada de Adão, o Senhor Deus formou a mulher e conduziu-a a Adão. 23E Adão exclamou: “Desta vez, sim, é osso dos meus ossos e carne da minha carne! Ela será chamada ‘mulher’ porque foi tirada do homem”. 24Por isso, o homem deixará seu pai e sua mãe e se unirá à sua mulher, e eles serão uma só carne. 25Ora, ambos estavam nus, Adão e sua mulher, e não se envergonhavam. – Palavra do Senhor.

Salmo Responsorial: 127(128)

Felizes todos os que respeitam o Senhor.

1. Feliz és tu se temes o Senhor / e trilhas seus caminhos! / Do trabalho de tuas mãos hás de viver, / serás feliz, tudo irá bem! – R.

2. A tua esposa é uma videira bem fecunda / no coração da tua casa; / os teus filhos são rebentos de oliveira / ao redor de tua mesa. – R.

3. Será assim abençoado todo homem / que teme o Senhor. / O Senhor te abençoe de Sião / cada dia de tua vida. -R.

Evangelho: Marcos 7,24-30

Aleluia, aleluia, aleluia.

Acolhei docilmente a Palavra / semeada em vós, meus irmãos; / ela pode salvar vossas vidas! (Tg 1,21) – R.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos – Naquele tempo, 24Jesus saiu e foi para a região de Tiro e Sidônia. Entrou numa casa e não queria que ninguém soubesse onde ele estava. Mas não conseguiu ficar escondido. 25Uma mulher, que tinha uma filha com um espírito impuro, ouviu falar de Jesus. Foi até ele e caiu a seus pés. 26A mulher era pagã, nascida na Fenícia da Síria. Ela suplicou a Jesus que expulsasse de sua filha o demônio. 27Jesus disse: “Deixa primeiro que os filhos fiquem saciados, porque não está certo tirar o pão dos filhos e jogá-lo aos cachorrinhos”. 28A mulher respondeu: “É verdade, Senhor; mas também os cachorrinhos, debaixo da mesa, comem as migalhas que as crianças deixam cair”. 29Então Jesus disse: “Por causa do que acabas de dizer, podes voltar para casa. O demônio já saiu de tua filha”. 30Ela voltou para casa e encontrou sua filha deitada na cama, pois o demônio já havia saído dela. – Palavra da salvação.

Reflexão

 No Evangelho de hoje, em que nos é narrada a cura da filha de uma siro-fenícia, Jesus mostra-nos que o seu amor salvífico ultrapassa as fronteiras terrenas de Israel. Ele, Messias anunciado pelos profetas, veio ao mundo para dar cumprimento às promessas que Deus fizera ao povo eleito, isto é, aos descendentes dos doze filhos de Jacó. Deus escolheu, sim, uma nação em especial, dentre tantas outras, para, por meio dela, levar a salvação ao resto do mundo; Ele, que é livre para ter os seus prediletos, quis servir-se de um instrumento fraco aos olhos do homem — um povo vindo da escravidão, desprezível diante das civilizações pagãs —, para que a altivez dos infiéis fosse subjugada pela humildade e pobreza do povo da Aliança, de cujo sangue quis nascer o Rei do universo. Outra prova clara do amor singular que o Senhor dispensou a Israel é o fato de ser israelita aquela que é cheia de graça, a filha de Sião, a Mãe do Redentor. Vemo-la hoje simbolizada naquela mesa farta de pão de que nos fala o Evangelho: Deus a enriqueceu de toda graça, dando-lhe o seu próprio Filho, para que nós, cachorrinhos estranhos à casa de Israel, recebêssemos as migalhas preciosas de que ela é tesoureira. Ao mesmo tempo que damos graças ao Senhor por ter feito transbordar de sua predileção por Israel os abundantíssimos dons que sobre nós foram derramados, peçamos a graça de corresponder fielmente à predileção que Ele com tanta liberalidade nos devota. — Ó Virgem Maria, Mãe do Amor Formoso, rogai por nós!

 

https://padrepauloricardo.org

Nenhum comentário: