domingo, 15 de janeiro de 2023

2º Domingo do Tempo Comum - Eis o cordeiro de Deus.

 EIS O CORDEIRO DE DEUS, QUE TIRA O PECADO DO MUNDO” – JOÃO 1,29-34

Que toda a terra se prostre diante de vós, ó Deus, e cante louvores ao vosso nome, Deus altíssimo! (Sl 65,4)

A exemplo de João Batista, proclamamos Jesus o Filho amado de Deus, a luz que conduz os passos da humanidade. Com atitude de membros atuantes de uma Igreja sinodal, pomo-nos a caminho, neste início do Tempo Comum, para anunciar com nossa vida a Boa-nova de Jesus, fazendo a vontade do Pai.

Primeira Leitura: Isaías 49,3.5-6

Leitura do livro do profeta Isaías3O Senhor me disse: “Tu és o meu servo, Israel, em quem serei glorificado”. 5E, agora, diz-me o Senhor – ele que me preparou desde o nascimento para ser seu servo – que eu recupere Jacó para ele e faça Israel unir-se a ele; aos olhos do Senhor, essa é a minha glória. 6Disse ele: “Não basta seres meu servo para restaurar as tribos de Jacó e reconduzir os remanescentes de Israel: eu te farei luz das nações, para que minha salvação chegue até os confins da terra”. – Palavra do Senhor.

Salmo Responsorial: 39(40)

Eu disse: Eis que venho, Senhor, / com prazer faço a vossa vontade!

1. Esperando, esperei no Senhor, / e, inclinando-se, ouviu meu clamor. / Canto novo ele pôs em meus lábios, / um poema em louvor ao Senhor. – R.

2. Sacrifício e oblação não quisestes, / mas abristes, Senhor, meus ouvidos. / Não pedistes ofertas nem vítimas, / holocaustos por nossos pecados. – R.

3. E então eu vos disse: “Eis que venho!” / Sobre mim está escrito no livro: / “Com prazer faço a vossa vontade, / guardo em meu coração vossa lei!” – R.

4. Boas-novas de vossa justiça † anunciei numa grande assembleia; / vós sabeis: não fechei os meus lábios! – R.

Segunda Leitura: 1 Coríntios 1,1-3

Início da primeira carta de São Paulo aos Coríntios1Paulo, chamado a ser apóstolo de Jesus Cristo por vontade de Deus, e o irmão Sóstenes 2à Igreja de Deus que está em Corinto: aos que foram santificados em Cristo Jesus, chamados a ser santos junto com todos os que, em qualquer lugar, invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso. 3Para vós, graça e paz da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo. – Palavra do Senhor.

Evangelho: João 1,29-34

Aleluia, aleluia, aleluia.

A Palavra se fez carne, entre nós ela acampou; / todo aquele que a acolheu, de Deus filho se tornou (Jo 1,14.12). – R.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João – Naquele tempo, 29João viu Jesus aproximar-se dele e disse: “Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. 30Dele é que eu disse: ‘Depois de mim vem um homem que passou à minha frente, porque existia antes de mim’. 31Também eu não o conhecia, mas, se eu vim batizar com água, foi para que ele fosse manifestado a Israel”. 32E João deu testemunho, dizendo: ”Eu vi o Espírito descer, como uma pomba, do céu e permanecer sobre ele. 33Também eu não o conhecia, mas aquele que me enviou a batizar com água me disse: ‘Aquele sobre quem vires o Espírito descer e permanecer, este é quem batiza com o Espírito Santo’. 34Eu vi e dou testemunho: este é o Filho de Deus!” – Palavra da salvação.

Reflexão 

“Eis o Cordeiro de Deus”, diz o sacerdote todos os dias durante a celebração da Santa Missa. A expressão é retirada das páginas do Evangelho, em que São João Batista aponta para Jesus como aquele “que tira o pecado do mundo”. Neste Segundo Domingo do Tempo Comum do Ano A, a Liturgia da Igreja traz para nós uma meditação sobre essa mesma cena, descrita por São João Evangelista. São palavras simples -- com as quais já estamos habituados --, mas que escondem um profundo mistério: o Deus encarnado, a vítima imolada, o nosso redentor.

Por várias vezes as palavras “cordeiro de Deus” aparecem na Santa Missa. No famoso canto Agnus Dei, a comunidade se dirige a Deus, elevando aos céus súplicas por Sua piedade. Trata-se de uma oferta. A expressão “o cordeiro de Deus” remete-nos para o sacrifício pascal, atualizado na celebração eucarística pelas mãos do sacerdote. No Egito, durante as dez pragas com as quais Deus puniu o faraó, os hebreus sacrificam um cordeiro e passam o sangue dele em suas portas, a fim de terem os filhos poupados pelo anjo exterminador. O “cordeiro de Deus” é, portanto, aquele que dá seu sangue pela vida de seus filhos. O cordeiro imolado na cruz.

Todo o Evangelho de São João contempla esse paralelo entre o cordeiro do Egito e o cordeiro crucificado. Em seu relato, vemos que Jesus é condenado à morte no mesmo instante em que os sacerdotes se preparavam para matar os cordeiros da páscoa. Segue-se a isso a narrativa dos soldados perante os três crucificados. Eles desejam quebrar as pernas dos malfeitores, mas aos ossos de Cristo não fazem mal algum, cumprindo o que se predizia nas Escrituras: “nenhum dos seus ossos será quebrado” (Cf. Ex 12, 46).

O estimado teólogo luterano Joachim Jeremias propõe-nos algo interessante a esse respeito. Refletindo sobre as possíveis traduções da palavra cordeiro (talya, em aramaico), o teólogo nos faz notar que João Batista podia estar se referindo a dois sentidos: "servo" ou "cordeiro" 01

Ainda assim, o "cordeiro de Deus" de que fala o Evangelho também pode nos recordar do "cordeiro do Apocalipse". É a constatação que faz o teólogo e ex-pastor protestante Scott Hahn, no famoso relato de sua conversão ao catolicismo. No livro "O banquete do cordeiro" 02

O "cordeiro de Deus" é, portanto, o "cordeiro pascal", o "servo sofredor" e "o cordeiro do Apocalipse".

Vemos em todas essas interpretações uma sombra da cruz, por assim dizer, que nos faz identificar a realidade do sacrifício. Cristo morre na cruz para nos libertar. O pecado nos fez escravos do demônio. Era preciso então que essa ferida fosse redimida 03

[...] Porque vós sabeis que não é por bens perecíveis, como a prata e o ouro, que tendes sido resgatados da vossa vã maneira de viver, recebida por tradição de vossos pais, mas pelo precioso sangue de Cristo, o Cordeiro imaculado e sem defeito algum, aquele que foi predestinado antes da criação do mundo e que nos últimos tempos foi manifestado por amor de vós.

A narração do Evangelho deste domingo nos coloca diante da realidade do sacrifício, algo que fica ainda mais em evidência quando contraposto com a leitura da semana passada, em que celebrávamos o Batismo de Jesus. Jesus é batizado por São João Batista, e recebe o Espírito Santo em forma de pomba. Qual é o significado disso? Ora, todo sacrifício necessita do fogo. O Espírito Santo é, pois, esse fogo que vem converter a dor em amor.

Chegamos então ao ponto fulcral da nossa reflexão: o Espírito Santo é quem transforma o sofrimento em amor. Com efeito, uma vez que pelo batismo fomos introduzidos no Corpo de Cristo, no sacrifício da cruz também estamos presentes; também somos transformados pelo amor do Espírito Santo, no instante em que Jesus diz: "Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito." (Cf. Lc 23, 46). É a dinâmica pascal; somos convidados a entrar nessa dinâmica do Espírito Santo. Jesus olha para nós, assim como olhou para os discípulos de São João Batista, e nos diz: "vinde e vede" (Cf. 1, 39).

É o caminho da conversão: seguir com “o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”. Não se espantar com a dor mas deixar-se tocar pela graça, reclinando a cabeça no peito de Cristo, assim com o fez São João Evangelista. Só dessa maneira a nossa dor poderá se converter em amor, o amor que brota da cruz.

Amém.

 

Referências

  1. Dicionário Bíblico-Teológico, p. 71
  2. HAHN, Scott. O Banquete do Cordeiro. São Paulo: Edições Loyla
  3. A Resposta Católica: Por que foi necessária a morte de Jesus?

 

Nenhum comentário: