sábado, 30 de outubro de 2010

VIVA COM PROPÓSITO, MAS NÃO SE ESQUEÇA, SOMOS O RESULTADO DE NOSSAS PRÓPRIAS ESCOLHAS.


Lucas 9,62

Todos nós, seres humanos, enquanto não estabelecermos um objetivo para o nosso viver diário, não poderemos dar o melhor de nós em nossas atividades diárias; ou talvez iremos passar toda a nossa vida fazendo coisas erradas e com projetos inacabados.
A palavra propósito quer dizer aquilo que se busca alcançar quando se faz alguma coisa; aquilo a que alguém se propôs; objetivo e finalidade.

Logo, quando o ser humano se propõe a fazer diferença neste mundo e a realizar seus sonhos e projetos, ele precisa conscientizar-se de que sua vida deve ser direcionada por um propósito que esteja ao seu alcance realizá-lo.

Infelizmente existem muitas pessoas que estão sofrendo, pois ainda não conseguiram definir seus objetivos, e vivem desorientadas na área espiritual, emocional, física e material.Deus, ao criar o ser humano, criou-o com um propósito específico: ser a coroa da criação de Deus; ser bênção, luz; ser como Cristo foi nesta terra. Como o apóstolo Paulo falou em I Coríntios 10,31: “Tudo o que vocês fizerem nesta terra, seja beber, comer, trabalhar, estar em família, ir à igreja, passear, ou outras coisas; façam tudo para a honra e glória do nome de Jesus.”Olha a definição de nossos propósitos.

Todos eles devem ser realizados com o objetivo de Jesus Cristo ser exaltado e engrandecido.Portanto, é uma responsabilidade pessoal vivermos neste mundo com propósito e com a finalidade de não desistirmos daquilo que o Senhor nos tem confiado.Saiba que Satanás vai fazer de tudo para que você não descubra seus propósitos ou viva desistindo deles. Muitas dificuldades vão surgir, mas o segredo é manter-se firme em sua decisão de ir até o fim.

Como Jesus disse em Lucas 9,62: ninguém que lança mão do arado e olha para trás é apto para o Reino de Deus.Então, se você está pensando em desistir de seus projetos e propósitos, sejam na área espiritual ou material, lembre-se de que o Senhor não deseja isto para você;Ele se entristece, quando alguém não confia nele nem acredita em si mesmo.Cada um de nós tem uma vocação, um propósito específico nesta terra.

O mundo precisa de você; e o que compete a você é responsabilidade sua.Saiba que, aquilo que Deus determinou para que você realizasse, Ele não cobrará de outra pessoa, mas de você.Peça ao Senhor para ajudá-lo a identificar suas habilidades e os propósitos dele para sua vida.Aqui estão algumas perguntas que você deve fazer-se e que irão ajudá-lo a identificar seu objetivo:-O que estou buscando? Todos nós temos um forte desejo no fundo do coração, algo que fala a nossos pensamentos e sentimentos mais profundos; algo que inflama nossa alma. Você só precisa encontrá-lo.- Por que fui criado? Cada um de nós é diferente. Pense no inigualável conjunto de habilidades que possui, nos recursos à sua disposição, em sua história pessoal e nas oportunidades à sua volta. Se objetivamente identificar esses fatores e descobrir o desejo de seu coração, terá dado um grande passo no sentido de descobrir seu objetivo na vida.- Acredito em meu potencial? Se você não acreditar que tem potencial, jamais tentará alcançá-lo. A dúvida gera a incredulidade, em Deus e em você; levando-o ao fracasso.

O presidente Theodore Roosevelt disse: “Faça o que pode, com o que tem, onde estiver.” Se fizer isso com os olhos fixos no objetivo de sua vida. O que mais se pode esperar de você?- Quando começar? A resposta para essa pergunta é: AGORA. Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Aplicai o vosso coração aos vossos caminhos (Ag 1,7).Todos temos que fazer escolhas é inevitável, mas diante delas não podemos esquecer as nossas responsabilidades e suas conseqüências.Nossas escolhas vão dizer pra onde iremos.

SOMOS O RESULTADO DAS NOSSAS ESCOLHAS!Todos os dias nós acordamos e somos servidos de um leque incalculável de opções. De simples escolhas que eventualmente passam despercebidas a decisões que requerem análises mais complexas.Sim, as escolhas dependem de mim. Sim, as coisas podem ser como eu quero.
Faça chuva ou faça sol, frio ou calor, quem decide o caminho somos nós.É evidente que não temos o controle total sobre os resultados e conseqüências, simplesmente porquê estes são variáveis, mas diversas coisas que fazem positivamente a diferença como sorrir, planejar, acreditar, agir, trabalhar são ações determinadas por nós e essas por sua vez geram seus respectivos resultados e conseqüências.E então você pode se perguntar, “... mas como saber quais são as escolhas corretas?”

A verdade é que não se tratam de escolhas corretas, mas sim de melhores escolhas situacionais. Opções que geram resultados melhor qualificados. Escolhas realizáveis de acordo com o nosso momento, de acordo com a nossa conduta e para mim principalmente penso uma coerência de vida com o meu professar cristão.Pois entendi as duras penas que verdade é vida vivida e não falada, porque falar não custa nada, mas viver custa à vida!E o que pode ser feito para optar pelas melhores escolhas?Como se preparar para percorrer os melhores caminhos?Não existe uma fórmula mágica ou algo que garanta as melhores escolhas, o que existem são algumas receitas a que todas as pessoas têm acesso.A prática e desenvolvimento de atitudes e comportamentos que nos conduzirão aos melhores caminhos. Pensar e agir positivamente sempre e o tempo todo é uma dessas práticas, uma dessas receitas. É preciso acordar e colocar todos os dias sobre os ombros e sobre nos um sinal “ que nos leva sempre a pensar na vida com resultado de morte que gera vida, o sinal da Cruz o sinal de cristão, que lhe acompanhará em todos os momentos, em todas as situações.

Uma verdadeira atitude adicionada a um comportamento construtivo e pró-ativo, capaz de diferenciar o seu dia, capaz de melhorar a sua qualidade de vida, capaz de proporcionar a todas as pessoas que o cercam o prazer do seu convívio.

Sempre que fazemos nossas escolhas acompanhadas desse sinal de cristãos, obtemos os melhores resultados e através desse, dessa prática em busca do melhor caminho, desenvolvemos e credenciamos a nossa responsabilidade, ou seja, a nossa habilidade de respostas e a tornamos um hábito.Hábito de ser e viver feliz, ou ser amargo, indesejável, de viver mal humorado.Hábito de deixar a vida me levar ou de conduzi-la de acordo com os meus sonhos, com os meus planos. Hábito de surpreender positivamente às pessoas ou negativamente.Novamente retomo a palavra santa dos lábios de Jesus : “ninguém que lança mão do arado e olha para trás é apto para o Reino de Deus”.

Habituar-se a vencer, a crescer, a atingir metas, a realizar planos, enfim, a tudo aquilo que julgamos ser o melhor é sem dúvida o grande desafio.Caminhar pode se tornar um hábito, basta que para isso eu decida, eu estou diante de meu médico em debito pois ja me disse várias vezes que preciso andar, para o meu próprio bem, agora eu preciso decidir, que pratiquemos a nossa liberdade de escolher as atitudes, comportamentos e caminhos que queremos em nossas vidas assumindo as nossas responsabilidades.Por isso, toda a vez em que você se encontrar diante de opções tenha sempre a consciência de que nós somos o resultado de nossas próprias escolhas.

Com minha benção
Pe.Emílio Carlos+

Nenhum comentário: