quarta-feira, 20 de outubro de 2010

LITURGIA DIÁRIA - SERVO FIEL E INTELIGENTE


Primeira Leitura: Efésios 3, 2-12

XXXIX SEMANA COMUM(verde - ofício do dia)


Leitura da carta de São Paulo aos Efésios - Irmãos, 2Vós deveis ter aprendido o modo como Deus me concedeu esta graça que me foi feita a vosso respeito. 3Foi por revelação que me foi manifestado o mistério que acabo de esboçar. 4Lendo-me, podereis entender a compreensão que me foi concedida do mistério cristão, 5que em outras gerações não foi manifestado aos homens da maneira como agora tem sido revelado pelo Espírito aos seus santos apóstolos e profetas. 6A saber: que os gentios são co-herdeiros conosco (que somos judeus), são membros do mesmo corpo e participantes da promessa em Jesus Cristo pelo Evangelho. 7Eu me tornei servo deste Evangelho em virtude da graça que me foi dada pela onipotente ação divina. 8A mim, o mais insignificante dentre todos os santos, coube-me a graça de anunciar entre os pagãos a inexplorável riqueza de Cristo, 9e a todos manifestar o desígnio salvador de Deus, mistério oculto desde a eternidade em Deus, que tudo criou. 10Assim, de ora em diante, as dominações e as potestades celestes podem conhecer, pela Igreja, a infinita diversidade da sabedoria divina, 11de acordo com o desígnio eterno que Deus realizou em Jesus Cristo, nosso Senhor. 12Pela fé que nele depositamos, temos plena confiança de aproximar-nos junto de Deus. - Palavra do Senhor.
Salmo Responsorial(Is 12)

Evangelho: Lucas 12, 39-48

39Sabei, porém, isto: se o senhor soubesse a que hora viria o ladrão, vigiaria sem dúvida e não deixaria forçar a sua casa. 40Estai, pois, preparados, porque, à hora em que não pensais, virá o Filho do Homem. 41Disse-lhe Pedro: Senhor, propões esta parábola só a nós ou também a todos? 42O Senhor replicou: Qual é o administrador sábio e fiel que o senhor estabelecerá sobre os seus operários para lhes dar a seu tempo a sua medida de trigo? 43Feliz daquele servo que o senhor achar procedendo assim, quando vier! 44Em verdade vos digo: confiar-lhe-á todos os seus bens. 45Mas, se o tal administrador imaginar consigo: Meu senhor tardará a vir, e começar a espancar os servos e as servas, e a comer e a beber e a embriagar-se, 46 o senhor daquele servo virá no dia em que não o esperar e na hora em que ele não pensar, e o despedirá e o mandará ao destino dos infiéis. 47 O servo que, apesar de conhecer a vontade de seu senhor, nada preparou e lhe desobedeceu será açoitado com numerosos golpes. 48Mas aquele que, ignorando a vontade de seu senhor, fizer coisas repreensíveis será açoitado com poucos golpes. Porque, a quem muito se deu, muito se exigirá. Quanto mais se confiar a alguém, dele mais se há de exigir. - Palavra da salvação.

Estas duas parábolas de Lucas vêm reforçar o tema da vigilância que a nosso ver é uma das qualidades do cristão maduro na fé à Deus e ao próximo. Estar preparado para o encontro com o Filho do homem (Jesus identificado com o humano) pode significar que, a partir de Jesus, o humano se torna o lugar do encontro com Deus
Quem é o maduro para Deus senão aquele que assume a própria responsabilidade? Vivemos numa sociedade onde a culpa não existe. E mais estamos expostos a um rolo de acontecimentos, com seu emaranhado de causas e consequênicas. Vale apenas ouvir as palavras que Jesus nos dirige como alerta máxima: vocês, também, fiquem alertas, porque o Filho do Homem vai chegar quando não estiverem esperando. Qual é a razão da advertência de Jesus? É que os homens e as mulheres facilmente se metem num jogo de empurra e empurra. Os que erram são os outros, os culpados não somos nós, não sou eu. Para mim tudo o que faço está certo. Portanto, a culpa não existe e se existe, é dos outros, é dos dirigentes, é do governo, é da hierarquia. Não esquecemos que é índice de maturidade cristã também saber examinarmo-nos sem fraquezas e reconhecer a própria parte de responsabilidade. Nós somos responsáveis de muitos males que acontecem no mundo.
Jesus nos dirige a palavra: Quem é, então, o empregado fiel e inteligente? É aquele que o patrão encarrega de tomar conta da casa e de dar comida na hora certa aos outros empregados. O evangelho apresenta o cristão vigilante com a psicologia do administrador, não do patrão. Todos querem ser patrões e querem mandar. Se esquecem que só Deus é o Senhor: Foi dito que o mundo iria melhor se tivesse menos arquitetos e mais pedreiros, menos discussões e mais trabalhos. Provavelmente mundo e Igreja precisam menos de patrões, e mais de servos. Jesus chama a atenção fundamentalmente sobre os de casa. A autoflagelação não serve porém a humildade está sempre no centro da exortação de Jesus aos discípulos.
Concluindo diremos que estas duas parábolas, a da chegada inesperada do ladrão e a do comportamento do servo que aguarda a chegada do senhor, continuam o tema escatológico da vinda gloriosa do Filho do Homem.
O primeiro grande acontecimento escatológico é a encarnação. É o nascimento de Jesus. É a presença do Filho do Homem, Jesus, Filho de Deus, na história ao longo dos tempos. A partir de Jesus, o humano se torna o lugar do encontro com Deus. Os discípulos, na diversidade de seus dons, são chamados ao serviço à vida, construindo o mundo novo possível onde Deus se faz presente pelo amor. Aqui se incerta segunda a vinda gloriosa. Por isso, esperando continuamente a chegada imprevisível do Senhor que serve, a comunidade cristã deve permanecer atenta, concretizando a busca do Reino através da prontidão para o serviço fraterno. Quero que saibas que a responsabilidade é ainda maior, quando se sabe o que deve ser feito. E tu sabes tudo o que deves fazer para teres como herança a vida eterna. Muito te será exigido. Pois diz Jesus: assim será pedido muito de quem recebe muito; e, daquele a quem muito é dado, muito mais será pedido.

Pe Bantu

Nenhum comentário: