quarta-feira, 13 de outubro de 2010

COMBATE E QUEDA ESPIRITUAL - ( I )


Um dos maiores desafios para o cristão, é ter a certeza de que estar no caminho reto e justo segundo o desejo de Deus, mas, ao mesmo tempo de não saber até quando poderá permanecer nesse caminho. A pressão e a atração que o mundo exerce sobre ele é algo que chega a ser humanamente impossível de resistir.

Sua mente torna-se palco de uma luta ferrenha, um verdadeiro campo de batalha. De um lado os desejos da carne, do outro, os do Espírito (Gl 5,17). Um verdadeiro duelo de titãs. Uma batalha travada todos dos dias no interior de cada cristão.

Bem no meio desse conflito, fica a mente, onde jaz a soberania, o poder de decisão, a vontade, o livre arbítrio do homem. É aqui quem vai definir em quem ou o que você se tornará. Se viverá segundo o coração de Deus, ou se seguirá em sentido contrário. Por está no meio, ela oscila tanto para um lado como para o outro. Mas, se define facilmente por aquele ao qual for alimentado. Se você alimenta o corpo, sua mente será condicionada a buscar somente o que agrade ao corpo. O que satisfaça a ele. (Gl 5,19). Da mesma forma, assim também acontece com o espírito quando é devidamente alimentado. (Gl 5,22).

O apóstolo Paulo fez um alerta à comunidade de coríntios, para todos aqueles que acreditavam estarem firmes, fortes, vigilantes, inabaláveis na vontade e na intimidade de Deus, que imaginavam jamais conhecer a queda.


“aquele que está de pé, cuide-se para que não caia” (1Cor 10,12).

É possível que um homem que ande nos caminhos do Senhor, que viva segundo o coração de Deus, possa cair? Sim, claro que é possível e é exatamente isso que o Apóstolo faz ao alertar a igreja daquela cidade portuária.

Ele sabia da existência de uma grande operação para desfazer a relação do homem com seu Criador. De forças habitantes das regiões celestes, de hordas destinadas a um único fim, a destruição do homem.

Um grande exemplo que a bíblia nos ensina, é o do grande rei Davi. Este foi descrito nas Escrituras como um homem segundo o coração de Deus. “ Achei Davi filho de Jessé, um homem segundo meu coração, que fará todas as minhas vontades” (At 13,22).
Realmente Davi obteve de Deus tudo que jamais um homem em seus melhores sonhos, poderia sonhar. Obteve todo sucesso militar possível, prosperou como um grande e poderoso rei, que colocou Israel como a maior potência do mundo na época. Elevou Israel de tal forma que ainda hoje é relembrado seus feitos.


Mas, esse homem segundo o coração de Deus, acabou por tropeçar em um pecado terrível.

O rei que já não saia mais em combate, pois entendia que já não se fazia mais necessária tua presença. Em uma bela tarde, ao caminhar por sobre o terraço do palácio, o grande rei viu uma mulher que se destacava pela sua beleza e formosura. Naquele momento, o grande homem de Deus, sentiu na carne o desejo e toda atração por Betsabé.(2Sm 11). Davi iria cometer um terrível pecado... e cometeu. A desejou e a possuiu.


Dias depois ao tomar conhecimento de uma gravidez, desesperado, o rei toma uma medida extrema e decreta a morte do esposo da betsabé.

Soldado fiel, um homem de sua confiança, Urias agora irá morrer de forma brutal e covarde. Colocado na frente da batalha pelo general que a pedido do rei, viu seu corpo inocente tombar sem vida.
Como todo pecado traz uma conseqüência, o grande rei mesmo se arrependendo e pedindo perdão pagou um preço muito alto pelo seu pecado.

Assim aprendemos que mesmo Deus nos amando e sendo rico em misericórdia, não pode ir contra a sua própria palavra, pois é fiel e Justo.
Um homem escolhido segundo o coração de Deus, que em algum momento entendeu ser suficiente em si mesmo até pelas incontáveis vitórias conquistadas, não saindo mais para as batalhas se tornou ocioso, por ter todo poder ao qual lhe foi conferido pelo próprio Deus, abusou da sua liberdade e caiu.

Um outro exemplo da bíblia, é o do apóstolo Pedro. Este que esteve lado a lado com Jesus, conversando e comungando com ele diariamente, acabou por cair oito vezes.

Ele foi sempre um grande alvo do inimigo. (Lc 22,31). E o inimigo de Deus nunca ataca de maneira óbvia, mas sempre da forma sutil, lenta, astuciosa. Seja com Davi, Pedro ou qualquer outro, seus dardos inflamados sempre têm direção certa, quando não se vigia (“cuide-se”), quando não se ora, quando já não se luta e cai na ociosidade, a queda é questão de tempo.

Paulo sabia da existência de forças sobre-humanas, como principados, potestades que travam verdadeiras batalhas para obter a submissão do homem em oposição a Deus. Uma realidade que não vem de agora, mas que remonta a mais tenra idade. O homem habita numa verdadeira zona de conflito desde sua origem. "Nasce" numa faixa de gaza.

CONTINUA...

NA PARTE DOIS, COMBATE E QUEDA ESPIRITUAL VAI TRAZER:

O Apóstolo Paulo, fala ainda da existência de um combate em outra realidade, de um nível de luta infinitamente superior aos maiores armamentos, técnicas e táticas militar das maiores potências da terra.

Uma guerra diferenciada. Uma guerra com um único alvo: O Cristão. (Jo 10,10)

Qual a maior arma que pode existir para esse tipo de combate?

Por que a atuação de Deus depende diretamente do pedido do coração humano?
O que são principados e potestades?

Onde ficam exatamente as regiões celestes?

O que fazer, quando e como fazer para se levantar de uma queda?

NESTA QUARTA, PUBLICAÇÃO DA SEGUNDA PARTE.


Wellington Dantas

Nenhum comentário: