quarta-feira, 13 de abril de 2022

Quarta-feira da Semana Santa - Por uma traição nos veio a Redenção.

 Assembléia de Deus Madureira - Estiva Gerbi: EBD - Judas Iscariotes, um  apóstolo dominado pela carne

Leitura (Isaías 50,4-9)

Leitura do livro do profeta Isaías.

50 4 O Senhor Deus deu-me a língua de um discípulo para que eu saiba reconfortar pela palavra o que está abatido. Cada manhã ele desperta meus ouvidos para que escute como discípulo;

5 (o Senhor Deus abriu-me o ouvido) e eu não relutei, não me esquivei.

6 Aos que me feriam, apresentei as espáduas, e as faces àqueles que me arrancavam a barba; não desviei o rosto dos ultrajes e dos escarros.

7 Mas o Senhor Deus vem em meu auxílio: eis por que não me senti desonrado; enrijeci meu rosto como uma pedra, convicto de não ser desapontado.

8 Aquele que me fará justiça aí está. Quem ousará atacar-me? Vamos medir-nos! Quem será meu adversário? Que se apresente!

9 O Senhor Deus vem em meu auxílio: quem ousaria condenar-me? Cairão em frangalhos como um manto velho; a traça os roerá.

Palavra do Senhor.

Salmo Responsorial 68/69

Respondei-me, pelo vosso imenso amor,

neste tempo favorável, Senhor Deus.

 

Por vossa causa é que sofri tantos insultos

e o meu rosto se cobriu de confusão;

eu me tornei como um estranho a meus irmãos,

como estrangeiro para os filhos de minha mãe.

Pois meu zelo e meu amor por vossa casa

me devoram como fogo abrasador;

e os insultos de infiéis que vos ultrajam

recaíram todos eles sobre mim!

 

O insulto me partiu o coração.

eu esperei que alguém de mim tivesse pena;

procurei quem me aliviasse e não achei!

Deram-me fel como se fosse um alimento,

em minha sede ofereceram-me vinagre!

 

Cantando, eu louvarei o vosso nome

e, agradecido, exultarei de alegria!

Humildes, vede isso e alegrai-vos:

o vosso coração reviverá

se procurardes o Senhor continuamente!

Pois nosso Deus atende à prece dos seus pobres

e não despreza o clamor de seus cativos.

Evangelho (Mateus 26 14-25)

Salve, Cristo, luz da vida, companheiro na partilha!

Salve, nosso rei, somente vós tendes compaixão dos nossos erros.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.

Naquele tempo, 26 14 um dos Doze, chamado Judas Iscariotes, foi ter com os príncipes dos sacerdotes e perguntou-lhes:

15 "Que quereis dar-me e eu vo-lo entregarei". Ajustaram com ele trinta moedas de prata.

16 E desde aquele instante, procurava uma ocasião favorável para entregar Jesus.

17 No primeiro dia dos Ázimos, os discípulos aproximaram-se de Jesus e perguntaram-lhe: "Onde queres que preparemos a ceia pascal?"

18 Respondeu-lhes Jesus: "Ide à cidade, à casa de um tal, e dizei-lhe: ‘O Mestre manda dizer-te: Meu tempo está próximo. É em tua casa que celebrarei a Páscoa com meus discípulos’".

19 Os discípulos fizeram o que Jesus tinha ordenado e prepararam a Páscoa.

20 Ao declinar da tarde, pôs-se Jesus à mesa com os doze discípulos.

21 Durante a ceia, disse: "Em verdade vos digo: um de vós me há de trair".

22 Com profunda aflição, cada um começou a perguntar: "Sou eu, Senhor?"

23 Respondeu ele: "Aquele que pôs comigo a mão no prato, esse me trairá.

24 O Filho do Homem vai, como dele está escrito. Mas ai daquele homem por quem o Filho do Homem é traído! Seria melhor para esse homem que jamais tivesse nascido!"

25 Judas, o traidor, tomou a palavra e perguntou: "Mestre, serei eu?" "Sim", disse Jesus.

Palavra da Salvação.

Reflexão

A razão por que a tradição da Igreja, além das sextas-feiras, consagra também todas as quartas do ano à penitência nos é declarada no Evangelho de hoje, Quarta-feira da Semana Santa: “Judas Iscariotes foi ter com os sumos sacerdotes e disse: ‘Que me dareis se vos entregar Jesus?’ Combinaram, então, trinta moedas de prata. E daí em diante, Judas procurava uma oportunidade para entregar Jesus”. Hoje, Nosso Senhor, a própria inocência encarnada, é traído por um de seus amigos; Ele, que está acima de todo valor, é vendido ao sinédrio pelo preço convencional de um escravo, uma ninharia que se não pode comparar com o Sangue preciosíssimo que Ele irá derramar na Sexta-feira Santa, em sua flagelação e crucificação. Vendido como escravo ao preço de nada, Cristo irá pagar com o seu próprio Sangue o valor do nosso resgate, para que finalmente sejamos libertos os que, até agora, éramos escravos do pecado, sujeitos ao poder do demônio, incapazes por nós mesmos de amar e servir a Deus com um espírito que lhe seja agradável. 

Não há maior mistério do que este nem maior caridade: Aquele cuja vida tem um valor infinito deixando-se vender como escravo para comprar-nos da escravidão da morte; o verdadeiro Cordeiro pascal, prefigurado na antiga Páscoa judaica, derramando o seu Sangue inestimável, a fim de que, livres do pecado como outrora foram libertos do Egito os velhos israelitas, o anjo da morte eterna não nos bata à porta e nos arrebate para sempre da visão de Deus. Demos graças e entoemos hinos de louvor a este Cordeiro imaculado, que se sacrificou para que tivéssemos vida e que se deixou vender como coisa para nos mostrar o quanto valemos aos seus olhos. No nome dele, ao qual se deve curvar todo joelho no céu, na terra e no inferno, peçamos ao Pai que nos dê a graça de crer que, pela morte temporal de Nosso Senhor, nos foi concedida a vida eterna e que, no Sangue derramado do mesmo Cristo, temos o penhor da nossa futura ressurreição. — Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós!

 

https://padrepauloricardo.org

Nenhum comentário: