segunda-feira, 28 de março de 2022

Liturgia Diária - A Palavra de Deus está no coração do homem.

 Evangelho de hoje (Jo 4,43-54) - Egídio Serpa | Egídio Serpa - Diário do  Nordeste

Leitura (Isaías 65,17-21)

Leitura do livro do profeta Isaías.

Assim fala o Senhor: 65 17 "Pois eu vou criar novos céus, e uma nova terra; o passado já não será lembrado, já não volverá ao espírito,

18 mas será experimentada a alegria e a felicidade eterna daquilo que vou criar. Pois vou criar uma Jerusalém destinada à alegria, e seu povo ao júbilo;

19 Jerusalém me alegrará, e meu povo me rejubilará; doravante já não se ouvirá aí o ruído de soluços nem de gritos.

20 Já não morrerá aí nenhum menino, nem ancião que não haja completado seus dias; será ainda jovem o que morrer aos cem anos: não atingir cem anos será uma maldição.

21 Serão construídas casas onde habitarão, serão plantadas vinhas cujos frutos comerão".

Palavra do Senhor.

Salmo Responsorial 29/30

Eu vos exalto, ó Senhor, pois me livrastes!

 

Eu vos exalto, ó Senhor, pois me livrastes

e não deixastes rir de mim meus inimigos!

Vós tirastes minha alma dos abismos

e me salvastes quando estava já morrendo!

 

Cantai salmos ao Senhor, povo fiel,

dai-lhe graças e invocai seu santo nome!

Pois sua ira dura apenas um momento,

mas sua bondade permanece a vida inteira;

se à tarde vem o pranto visitar-nos,

de manhã vem saudar-nos a alegria.

 

Escutai-me, Senhor Deus, tende piedade!

Sede, Senhor, o meu abrigo protetor!

Transformastes o meu pranto em uma festa,

Senhor meu Deus, eternamente hei de louvar-vos!

Evangelho (Jo 4, 43-54)

Honra, glória, poder e louvor a Jesus, nosso Deus e Senhor!

Buscai o bem, não o mal, pois assim vivereis; então o Senhor, nosso Deus, convosco estará! (Am 5,14)

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João.

Naquele tempo, 4 43 "passados os dois dias, Jesus partiu para a Galileia.

44 (Ele mesmo havia declarado que um profeta não é honrado na sua pátria.)

45 Chegando à Galileia, acolheram-no os galileus, porque tinham visto tudo o que fizera durante a festa em Jerusalém; pois também eles tinham ido à festa.

46 Ele voltou, pois, a Caná da Galileia, onde transformara água em vinho. Havia então em Cafarnaum um oficial do rei, cujo filho estava doente.

47 Ao ouvir que Jesus vinha da Judéia para a Galileia, foi a ele e rogou-lhe que descesse e curasse seu filho, que estava prestes a morrer.

48 Disse-lhe Jesus: "Se não virdes milagres e prodígios, não credes".

49 Pediu-lhe o oficial: "Senhor, desce antes que meu filho morra!"

"50 Vai, disse-lhe Jesus", o teu filho está passando bem! O homem acreditou na palavra de Jesus e partiu.

51 Enquanto ia descendo, os criados vieram-lhe ao encontro e lhe disseram: "Teu filho está passando bem".

52 Indagou então deles a hora em que se sentira melhor. Responderam-lhe: "Ontem à sétima hora a febre o deixou".

53 Reconheceu o pai ser a mesma hora em que Jesus dissera: "Teu filho está passando bem". E creu tanto ele como toda a sua casa.

54 Esse foi o segundo milagre que Jesus fez, depois de voltar da Judéia para a Galileia.

Palavra da Salvação.

Reflexão

 No Evangelho de hoje, Jesus lamenta-se da incredulidade do povo, que precisa de milagres e prodígios para crer. Mas a que sinais o Senhor alude aqui? É preciso recordar, antes de tudo, que existem dois tipos de revelações: uma externa e geral; outra interna e especial. A primeira são os sinais e acontecimentos visíveis com que Deus se manifesta à humanidade; assim são, por exemplo, as curas de Cristo, a abertura do Mar Vermelho, a própria presença da Igreja no mundo etc. A segunda é a iluminação ou o toque interior que a Palavra de Deus opera no coração de quem se abre à ação da graça; é como uma brisa, um sussurro suave que o Espírito dirige a cada homem e que, se for ouvido e bem acolhido, é suficiente para converter-nos à verdade da fé. 

O mundo, porém, imerso em barulho e vaidade, não consegue prestar atenção a essa voz interior de Deus, e é por isso que Ele vem em socorro à nossa desatenção, manifestando-se de modo visível e claro a todas as inteligências. A morte de Cristo na cruz é, de todas essas manifestações, a mais gritante e clamorosa: ali, pregado ao madeiro, está o Amor de Deus por nós. Que estes sinais externos com que Deus nos ajuda possam fazer-nos escutar, de uma vez por todas, a Palavra interna que Ele nos sussurra ao coração, a fim de chegarmos à celebração da Páscoa renovados e com uma fé viva, atenta aos constantes apelos que a graça faz a quem lhe sabe dar ouvidos.

 

 

https://padrepauloricardo.org

Nenhum comentário: