segunda-feira, 27 de dezembro de 2021

Liturgia Diária - O Túmulo vazio.

  Lounge Cuiabá: Joaninos 2 - Estudo do Evangelho de João
Leitura (1 João 1,1-4)

Leitura da primeira carta de são João.

1 1 O que era desde o princípio, o que temos ouvido, o que temos visto com os nossos olhos, o que temos contemplado e as nossas mãos têm apalpado no tocante ao Verbo da vida -
2 porque a vida se manifestou, e nós a temos visto; damos testemunho e vos anunciamos a vida eterna, que estava no Pai e que se nos manifestou -,
3 o que vimos e ouvimos nós vos anunciamos, para que também vós tenhais comunhão conosco. Ora, a nossa comunhão é com o Pai e com o seu Filho Jesus Cristo.
4 Escrevemo-vos estas coisas para que a vossa alegria seja completa.

Palavra do Senhor.

Salmo Responsorial 96/97

Ó justos, alegrai-vos no Senhor!

Deus é rei! Exulte a terra de alegria,
e as ilhas numerosas rejubilem!
Treva e nuvem o rodeiam no seu torno,
que se apóia na justiça e no direito.

As montanhas se derretem como cera
ante a face do Senhor de toda a terra;
e assim proclama o céu sua justiça,
todos os povos podem ver a sua glória.

Uma luz já se levanta para os justos,

e a alegria, pra os retos corações.
Homens justos, alegrai-vos no Senhor,
celebrai e bendizei seu santo nome!


Evangelho (João 20,2-8)

Aleluia, aleluia, aleluia.
A vós, ó Deus, louvamos, a vós, Senhor, cantamos, vos louva o exército dos vossos santos mártires!

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João.

20 2 Correu e foi dizer a Simão Pedro e ao outro discípulo a quem Jesus amava: "Tiraram o Senhor do sepulcro, e não sabemos onde o puseram!"
3 Saiu então Pedro com aquele outro discípulo, e foram ao sepulcro.
4 Corriam juntos, mas aquele outro discípulo correu mais depressa do que Pedro e chegou primeiro ao sepulcro.
5 Inclinou-se e viu ali os panos no chão, mas não entrou.
6 Chegou Simão Pedro que o seguia, entrou no sepulcro e viu os panos postos no chão.
7 Viu também o sudário que estivera sobre a cabeça de Jesus. Não estava, porém, com os panos, mas enrolado num lugar à parte.
8 Então entrou também o discípulo que havia chegado primeiro ao sepulcro. Viu e creu.

Palavra da Salvação.

Reflexão 

A questão do desaparecimento do corpo de Jesus deixando "O túmulo Vazio" em Jerusalém, dois milênios atrás, ainda é fundamental para nossa fé cristã. Pois aí está a nossa Fé na sua Ressurreição e aparição diante dos Apóstolos e a muitos depois disso, confirmando o poder de nosso Deus. Quem senão Deus poderia fazer seu filho Jesus Ressuscitar dos mortos!
A resposta à questão do Túmulo Vazio vem ao encontro dos depoimentos de testemunhas da época convertidas devido às circunstâncias verídicas dos fatos ocorridos entre eles. Jesus ressuscitou! Sobre isso não há dúvida, pois ninguém daria sua vida como ocorre com seus seguidores Cristãos por tanto tempo se o fato não fosse verídico e de tal forma que mudou a vida de nossos irmãos no passado e que mudou a face da terra por séculos.
As mulheres fizeram planos para virem cedo na manhã de domingo com mais especiarias para completar o embalsamamento. Mas quando chegaram, encontraram a pedra tirada e nenhum corpo no Túmulo.
A proclamação de ressurreição por eles não lhes trouxe poder nem prestígio, mas perseguição e pobreza tanto que se escondiam com medo, jamais motivos para um roubo tão ousado. Eles morreram por seu testemunho da ressurreição; os homens morrem pelo que crêem ser verdade, não pelo que sabem ser mentira. Considere também os padrões morais dos discípulos. É razoável que seu caráter inatacável e ensinamento puro fossem baseados numa mentira premeditada e roubo? Mas, mesmo que o quisessem, os discípulos não poderiam ter roubado o corpo porque o Túmulo estava guardado por soldados especialmente encarregados da responsabilidade de prevenir o roubo desse corpo. A falta de um motivo, a natureza moral dos discípulos e os soldados romanos todos permanecem como testemunhas silenciosas. O corpo não foi roubado!
Jesus foi ressuscitado por Deus. Esta é a única explicação que leva e conta, adequadamente, todos os fatos do caso. Mas, se Jesus foi ressuscitado, o que isto significa ou importa para nós?
A ressurreição de Jesus abre as portas do Céu e garante certeza de nossa Salvação e Ressurreição (1 Coríntios 15; 1 Tessalonicenses 4:13-18). A ressurreição de Jesus não é um assunto de mero interesse histórico, mas serve como o protótipo da ressurreição de todo ser humano. Sua ressurreição é a base para a esperança (1 Pedro 1:5). A ressurreição de Jesus prova que ele julgará o mundo (Atos 17:30-31). Ele ainda vive e todos os homens o enfrentarão seu julgamento como Juiz da humandade, no dia já determinado por Deus e este dia e está hora ninguém o conhece só Deus.
Este fato deve provocar sóbria reflexão em nossa vida hoje mais que no tempo dos seus Discípulos. Se eles achavam que estava próxima sua volta eu hoje não temo em dizer que estamos ainda mais perto de ouvirmos as trombetas tocarem.
A ressurreição confirma as declarações de Jesus de ser o Filho de Deus (Romanos 1:4). Serve como fundamento de seu reinado (Efésios 1:19-23) e Sacerdote eterno (Hebreus 7:23-28).
A ressurreição de Cristo provê o modelo (Romanos 6:3-5) e o poder (1 Pedro 3:21) do batismo cristão. Todos os pecadores precisam morrer para o pecado como Jesus morreu na cruz. Nós precisamos ser sepultados como Jesus e ressuscitarmos no novo "batismo" para que possamos ser erguidos para caminhar numa nova vida. "O que aconteceu com o corpo de Jesus?" Hoje somos desafiados a responder à mesma pergunta e confirmar que "Jesus Cristo Ressuscitou dos mortos". Que Jesus Cristo está vivo e seu Espírito está entre nós neste momento e em breve voltará para resgatar os seus escolhidos.
 
 
 
 Pe. Bantu Mendonça katchipwi Sayla

Nenhum comentário: