domingo, 12 de dezembro de 2021

3º Domingo do Advento - A alegria de estar na graça de Deus.

  Lectio Divina Dominical III de Adviento Ciclo C | Cristonautas.com
Leitura (Sofonias 3,14-18)

Leitura da profecia de Sofonias.
3 14 Solta gritos de alegria, filha de Sião! Solta gritos de júbilo, ó Israel! Alegra-te e rejubila-te de todo o teu coração, filha de Jerusalém!
15 O Senhor revogou a sentença pronunciada contra ti, e afastou o teu inimigo. O rei de Israel, que é o Senhor, está no meio de ti; não conhecerás mais a desgraça.
16 Naquele dia, dir-se-á em Jerusalém: Não temas, Sião! Não se enfraqueçam os teus braços!
17 O Senhor teu Deus está no meio de ti como herói Salvador! Ele anda em transportes de alegria por causa de ti, e te renova seu amor. Ele exulta de alegria a teu respeito
18 como num dia de festa. Suprimirei os que te feriram, tirarei a vergonha que pesa sobre ti.
Palavra do Senhor.

Salmo Responsorial Is 12

Exultai, cantando alegres, habitantes de Sião,
porque é grande em vosso meio o Deus santo de Israel!


Eis o Deus, meu salvador, eu confio e nada temo;
o Senhor é minha força, meu louvor e salvação.
Com alegria bebereis no manancial da salvação
e direis naquele dia: “Dai louvores ao Senhor.

Invocai seu santo nome, anunciai suas maravilhas,
entre os povos proclamai que seu nome é o mais sublime.

Louvai, cantando, ao nosso Deus, que fez prodígios e portentos,
publicai em toda a terra suas grandes maravilhas!
Exultai, cantando alegres, habitantes de Sião,
porque é grande em vosso meio o Deus santo e Israel!”

Leitura (Filipenses 4,4-7)

Leitura da carta de são Paulo aos Filipenses.
4 4 Alegrai-vos sempre no Senhor. Repito: alegrai-vos!
5 Seja conhecida de todos os homens a vossa bondade. O Senhor está próximo.
6 Não vos inquieteis com nada! Em todas as circunstâncias apresentai a Deus as vossas preocupações, mediante a oração, as súplicas e a ação de graças.
7 E a paz de Deus, que excede toda a inteligência, haverá de guardar vossos corações e vossos pensamentos, em Cristo Jesus.
Palavra do Senhor.

Evangelho (Lucas 3,10-18)

Aleluia, aleluia, aleluia.
O Espírito do Senhor sobre mim fez a sua unção; enviou-me aos empobrecidos a fazer feliz proclamação! (Is 61,1)


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.
3 10 A multidão perguntava a João: "Que devemos fazer?"
11 Ele respondia: "Quem tem duas túnicas dê uma ao que não tem; e quem tem o que comer, faça o mesmo".
12 Também publicanos vieram para ser batizados, e perguntaram-lhe: "Mestre, que devemos fazer?"
13 Ele lhes respondeu: "Não exijais mais do que vos foi ordenado".
14 Do mesmo modo, os soldados lhe perguntavam: "E nós, que devemos fazer?" Respondeu-lhes: "Não pratiqueis violência nem defraudeis a ninguém, e contentai-vos com o vosso soldo".
15 Ora, como o povo estivesse na expectativa, e como todos perguntassem em seus corações se talvez João fosse o Cristo,
16 ele tomou a palavra, dizendo a todos: "Eu vos batizo na água, mas eis que vem outro mais poderoso do que eu, a quem não sou digno de lhe desatar a correia das sandálias; ele vos batizará no Espírito Santo e no fogo.
17 Ele tem a pá na mão e limpará a sua eira, e recolherá o trigo ao seu celeiro, mas queimará as palhas num fogo inextinguível".
18 É assim que ele anunciava ao povo a boa nova, e dirigia-lhe ainda muitas outras exortações.
Palavra da Salvação.

 Reflexão

"Eu vos batizo com água, mas virá aquele que (...) vos batizará no Espírito Santo e no fogo" (v. 16). Diferentemente do batismo de João Batista, que preparava as almas para a chegada de Cristo, o sacramento instituído por Nosso Senhor verdadeiramente confere a graça santificante [1], transformando aqueles que o recebem em filhos de Deus.

É justamente essa filiação a grande fonte da alegria cristã, tema da liturgia deste domingo. "Canta de alegria, cidade de Sião; rejubila, povo de Israel! Alegra-te e exulta de todo o coração, cidade de Jerusalém!", diz a Primeira Leitura (Sf 3, 14); "Gaudete in Domino semper. Iterum dico: Gaudete! – Alegrai-vos sempre no Senhor; eu repito, alegrai-vos", diz a Segunda (Fl 4, 4).

Para compreender exatamente o que significa "alegrar-se no Senhor", todavia, é preciso entender a íntima ligação que há entre a alegria e o amor, pois é justamente desta paixão que nasce aquela outra. Alegra-se quem entra em posse do objeto que ama, e este, por sua vez, determina o tipo de amor que se tem: quem se afeiçoa ao que é terreno e passageiro, terá uma alegria terrestre e efêmera; quem, ao contrário, ama Aquele que é eterno e imperecível, terá uma alegria celeste e permanente. Nosso Senhor aludiu a essas verdades quando disse aos Seus discípulos: "Permanecei no meu amor. (...) Eu vos disse isso, para que a minha alegria esteja em vós, e a vossa alegria seja completa" (Jo 15, 9.11).

Para permanecer no amor de Cristo, porém, é preciso guardar os Mandamentos. "Se observardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor" (Jo 15, 10), diz Jesus. Isso significa converter-se, mudar de vida, purificar-se dos próprios pecados.

A esse processo doloroso de passagem da morte para a vida, comparado pelo Evangelho a um parto (cf. Jo 16, 21), segue-se outra batalha também intensa, que é a luta por conservar-se na graça de Deus. De fato, quando uma pessoa se arrepende de seus pecados e se reconcilia com Ele, a Trindade habita dentro de sua alma, amando-a com amor de amizade (cf. Jo 15, 15). Essa inabitação divina é uma realidade extraordinária, a qual todo cristão deve estar disposto a morrer para guardar, pois constitui o sentido de sua felicidade neste mundo – felicidade que, embora não seja plena, já é um antegozo do Céu. Esse "tesouro escondido" da vida cristã é comparado por Tertuliano a "uma lâmpada que ilumina o ambiente": "Quem olha de fora só vê o fogo, mas lá dentro está o óleo da unção".

Neste Advento, abasteçamos as nossas lâmpadas com o óleo da graça divina e tenhamos sempre acesa em nosso coração a chama do divino amor, o único fogo que conduz à alegria e à glória do Céu.

 

https://padrepauloricardo.org 

Nenhum comentário: