sexta-feira, 24 de dezembro de 2021

Liturgia Diária - Fé: uma força de salvação.

  Apresentação do Senhor com benção das velas - Catedral de Londrina
Leitura (2 Samuel 7,1-5.8-12.14.16)

Leitura do segundo livro de Samuel.
2 1 Ora, tendo o rei Davi acabado de instalar-se em sua residência, e tendo-lhe o Senhor dado paz, livrando-o de todos os inimigos que o cercavam,
2 disse ele ao profeta Natã: "Vê: eu moro num palácio de cedro, e a arca de Deus está alojada numa tenda!"
3 Natã respondeu-lhe: "Pois bem: faze o que desejas fazer, porque o Senhor está contigo!"
4 Mas a palavra do Senhor foi dirigida a Natã naquela mesma noite, e dizia:
5 "Vai e dize ao meu servo Davi: eis o que diz o Senhor: ‘Não és tu quem me edificará uma casa para eu habitar.
8 Dirás, pois, ao meu servo Davi: eis o que diz o Senhor dos exércitos: eu te tirei das pastagens onde guardavas tuas ovelhas para fazer de ti o chefe de meu povo de Israel.
9 Estive contigo em toda parte por onde andaste; exterminei diante de ti todos os teus inimigos, e fiz o teu nome comparável ao dos grandes da terra.
10 Designei um lugar para o meu povo de Israel: plantei-o nele, e ali ele mora, sem ser inquietado, e os maus não o oprimirão mais como outrora,
11 no tempo em que eu estabelecia juízes sobre o meu povo. Concedo-te uma vida tranqüila, livrando-te de todos os teus inimigos. O Senhor anuncia-te que quer fazer-te uma casa.
12 Quando chegar o fim de teus dias e repousares com os teus pais, então suscitarei depois de ti a tua posteridade, aquele que sairá de tuas entranhas, e firmarei o seu reino.
14 Eu serei para ele um pai e ele será para mim um filho. Se ele cometer alguma falta, castigá-lo-ei com vara de homens, e com açoites de homens,
16 Tua casa e teu reino estão estabelecidos para sempre diante de mim, e o teu trono está firme para sempre’".
Palavra do Senhor.

Salmo Responsorial 88/89

Ó Senhor, eu cantarei eternamente o vosso amor!
 
Ó Senhor, eu cantarei eternamente o vosso amor,
de geração em geração eu cantarei vossa verdade!
Porque dissestes: "O amor é garantido para sempre!"
E a vossa lealdade é tão firme como os céus.
 
"Eu firmei uma aliança com meu servo, meu eleito,
e eu fiz um juramento a Davi, meu servidor.
Para sempre, no teu trono, firmarei tua linhagem,
de geração em geração garantirei o teu reinado!"
 
Ele, então, me invocará: "Ó Senhor, vós sois meu Pai,
sois meu Deus, sois meu rochedo onde encontro a salvação!"
Guardarei eternamente para ele a minha graça
e com ele firmarei minha aliança indissolúvel.

segunda Leitura (Tt 2,11-14)

Leitura da Carta de São Paulo a Tito:

Caríssimo: 11A graça de Deus se manifestou trazendo salvação para todos os homens. 12Ela nos ensina a abandonar a impiedade e as paixões mundanas e a viver neste mundo com equilíbrio, justiça e piedade, 13aguardando a feliz esperança e a manifestação da glória do nosso grande Deus e Salvador, Jesus Cristo.

14Ele se entregou por nós, para nos resgatar de toda maldade e purificar para si um povo que lhe pertença e que se dedique a praticar o bem.

Palavra do Senhor.

Graças a Deus.

Evangelho (Lucas 1,67-79)

Aleluia, aleluia, aleluia.
Ó sol da manhã, ó sol de justiça, da eterna luz esplendor: oh, vinde brilhar para o povo sentado na sombra da morte.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
Naquele tempo, 1 67 Zacarias, seu pai, ficou cheio do Espírito Santo e profetizou, nestes termos:
68 "Bendito seja o Senhor, Deus de Israel, porque visitou e resgatou o seu povo,
69 e suscitou-nos um poderoso Salvador, na casa de Davi, seu servo
70 (como havia anunciado, desde os primeiros tempos, mediante os seus santos profetas),
71 para nos livrar dos nossos inimigos e das mãos de todos os que nos odeiam.
72 Assim exerce a sua misericórdia com nossos pais, e se recorda de sua santa aliança,
73 segundo o juramento que fez a nosso pai Abraão: de nos conceder que, sem temor,
74 libertados de mãos inimigas, possamos servi-lo
75 em santidade e justiça, em sua presença, todos os dias da nossa vida.
76 E tu, menino, serás chamado profeta do Altíssimo, porque precederás o Senhor e lhe prepararás o caminho,
77 para dar ao seu povo conhecer a salvação, pelo perdão dos pecados.
78 Graças à ternura e misericórdia de nosso Deus, que nos vai trazer do alto a visita do Sol nascente,
79 que há de iluminar os que jazem nas trevas e na sombra da morte e dirigir os nossos passos no caminho da paz".
Palavra da Salvação.

Reflexão

Até que enfim chegamos ao final desta longa e proveitosa preparação para a solenidade do Natal. Na manhã de hoje, a Igreja reza implorando a Cristo que não demore, ao dizer na oração da Coleta: “Apressai-vos e não tardeis, Senhor Jesus, para que a vossa chegada renove as forças dos que confiam em vosso amor”. O Evangelho que hoje se proclama vem falar-nos também dessa força a que alude a Igreja. Zacarias, em seu profético hino Benedictus, afirma que Deus “fez aparecer para nós uma força de salvação”, termo que traduz uma expressão semítica que em latim se costuma verter por cornu salutis, “corno de salvação”, em referência à energia que os touros contêm nos chifres, imagem muito cara aos autores do Antigo Testamento. 

É justamente para ser esta força, esta defesa, que Jesus vem à luz na noite de Natal: primeiro, porque é Ele quem há de derrotar, com os próprios punhos, o nosso adversário, o diabo; segundo, porque a união que com Ele podemos ter pela virtude da fé nos confere uma força, uma energia nova, um poder que antes não tínhamos, segundo aquilo de S. Paulo: “Não me envergonho do Evangelho, pois ele é uma força vinda de Deus para a salvação de todo o que crê” (Rm 1, 16). Sabendo, pois, que na noite santa de hoje há de nascer o nosso Salvador, vivamos o Natal com espírito de fé, com aquela mesma fé que, tendo animado a tantos santos e santas ao longo de dois mil anos de história da Igreja, pode nos dar também a nós o mesmo vigor, a mesma força que tiveram esses heróis que em Cristo e por Cristo superaram todos os obstáculos e alcançaram o prêmio eterno. Que não peçamos neste Natal nenhum outro presente além de uma fé mais viva, uma fé mais firme, uma fé mais forte, pela qual nos afeiçoemos cada dia mais às coisas lá de cima, e não às da terra, porque já estamos mortos para o mundo, tendo a nossa vida escondida com Cristo em Deus (cf. Col 3, 2-3).

 

https://padrepauloricardo.org 

Nenhum comentário: