domingo, 19 de dezembro de 2021

4º Domingo do Advento - A profecia de Santa Isabel.

 Paróquia de São Bento Abade: Visita de Maria (Nossa Senhora) a Santa Isabel

Leitura da profecia de Miquéias.
5 1 Mas tu, Belém-Efrata, tão pequena entre os clãs de Judá, é de ti que sairá para mim aquele que é chamado a governar Israel. Suas origens remontam aos tempos antigos, aos dias do longínquo passado.
2 Por isso, (Deus) os deixará, até o tempo em que der à luz aquela que há de dar à luz. Então o resto de seus irmãos voltará para junto dos filhos de Israel.
3 Ele se levantará para (os) apascentar, com o poder do Senhor, com a majestade do nome do Senhor, seu Deus. Os seus viverão em segurança, porque ele será exaltado até os confins da terra.
4 E assim será a paz. Quando o assírio invadir nossa terra e pisar nossos terrenos, resistir-lhe-emos com sete pastores e oito príncipes do povo”.
Palavra do Senhor.

Salmo Responsorial 79/80

Iluminai a vossa face sobre nós,
convertei-nos para que sejamos salvo!


Ó pastor de Israel, prestai ouvidos.
Vós que sobre os querubins vos assentais,
aparecei cheio de glória e esplendor!
Despertai vosso poder, ó nosso Deus,
e vinde logo nos trazer a salvação!

Voltai-vos para nós, Deus do universo!
Olhai dos altos céus e observai.
visitai a vossa vinha e protegei-a!
Foi a vossa mão direita que a plantou;
protegei-a, e ao rebento que firmastes!

Pousai a mão por sobre o vosso protegido,
o filho do homem que escolhestes para vós!
E nunca mais vos deixaremos, Senhor Deus!
Dai-nos vida, e louvaremos o vosso nome!

Leitura (Hebreus 10,5-10)

Leitura da carta aos Hebreus.
10 5 Eis por que, ao entrar no mundo, Cristo diz: “Não quiseste sacrifício nem oblação, mas me formaste um corpo.
6 Holocaustos e sacrifícios pelo pecado não te agradam.
7 Então eu disse: ‘Eis que venho (porque é de mim que está escrito no rolo do livro), venho, ó Deus, para fazer a tua vontade’.
8 Disse primeiro: ‘Tu não quiseste, tu não recebeste com agrado os sacrifícios nem as ofertas, nem os holocaustos, nem as vítimas pelo pecado’” (quer dizer, as imolações legais).
9 Em seguida, ajuntou: “Eis que venho para fazer a tua vontade”. Assim, aboliu o antigo regime e estabeleceu uma nova economia.
10 Foi em virtude desta vontade de Deus que temos sido santificados uma vez para sempre, pela oblação do corpo de Jesus Cristo.
Palavra do Senhor.

Evangelho (Lucas 1,39-45)

Aleluia, aleluia, aleluia.
Eis a serva do Senhor; cumpra-se em mim a tua palavra! (Lc 1,38).


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
1 39 Naqueles dias, Maria se levantou e foi às pressas às montanhas, a uma cidade de Judá.
40 Entrou em casa de Zacarias e saudou Isabel.
41 Ora, apenas Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança estremeceu no seu seio; e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. 42 E exclamou em alta voz: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre.
43 Donde me vem esta honra de vir a mim a mãe de meu Senhor?
44 Pois assim que a voz de tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança estremeceu de alegria no meu seio.
45 Bem-aventurada és tu que creste, pois se hão de cumprir as coisas que da parte do Senhor te foram ditas!”
Palavra da Salvação.

Reflexão

No Evangelho de hoje, contemplamos o mistério da visitação da Virgem Santíssima à sua prima Santa Isabel. Estando ainda com poucas semanas de gestação, Maria dirige-se pressurosa e cheia de caridade à região montanhosa — símbolo de recolhimento e oração — em que morava sua querida parenta, grávida em idade já bastante avançada. Levando em si o Filho de Deus, Maria traz à casa de Zacarias o primeiro milagre na ordem da graça com que Cristo daria testemunho de sua divina missão: o derramamento do Espírito Santo sobre São João Batista, o último dos profetas. Com efeito, Isabel, repleta do Amor de Deus, confessa à Mãe do Salvador: "Logo que a tua saudação ressoou nos meus ouvidos, o menino pulou de alegria no meu ventre." Foi por meio duma palavra da Virgem Maria — uma intercessão singela, cheia de amor e delicadeza maternal — que a salvação entrou naquela pequenina casa de Judá.

Exultando no Espírito Santo, Isabel passa como que a profetizar pelo filho a quem ainda daria à luz: "Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre!" Ela reconhece, pois, a presença do Messias no ventre puro daquela jovem cuja gravidez nem começara a dar seus primeiros sinais. Daí o espanto diante desta visita inesperada e envolta por tantas e tão maravilhosas bênçãos: "Como mereço que a mãe do meu Senhor venha me visitar?" Movida pelo mesmo Espírito, a Igreja faz suas as palavras de Isabel, reconhecendo em cada Ave-Maria a grande dignidade da Virgem Santíssima, cuja fé generosa fez entrar no mundo o Redentor: "Feliz és tu", ó Mãe querida, "que creste" e, crendo, deu-nos a alegria de proclamar-te bem-aventurada! Felizes somos nós que, tendo a ti como modelo de fé e entrega a Deus, encontramos na tua vida e na tua humildade um caminho seguro ao Filho e, por Ele, ao Pai do Céu!

 

 https://padrepauloricardo.org

Nenhum comentário: