segunda-feira, 6 de setembro de 2021

Liturgia Diária - A cura do homem de mão seca.

 Sexta-feira da 30ª Semana do Tempo Comum – Liturgia das Horas

Leitura (Colossenses 1,24-2,3)

Leitura da carta de são Paulo aos Colossenses.

1 24 Agora me alegro nos sofrimentos suportados por vós. O que falta às tribulações de Cristo, completo na minha carne, por seu corpo que é a Igreja.
25 Dela fui constituído ministro, em virtude da missão que Deus me conferiu de anunciar em vosso favor a realização da palavra de Deus,
26 mistério este que esteve escondido desde a origem às gerações (passadas), mas que agora foi manifestado aos seus santos.
27 A estes quis Deus dar a conhecer a riqueza e glória deste mistério entre os gentios: Cristo em vós, esperança da glória!
28 A ele é que anunciamos, admoestando todos os homens e instruindo-os em toda a sabedoria, para tornar todo homem perfeito em Cristo.

29 Eis a finalidade do meu trabalho, a razão por que luto auxiliado por sua força que atua poderosamente em mim.
2 1 Desejo realmente que estejais informados do árduo combate que sustento por amor de vós e dos de Laodicéia, assim como de todos os que ainda não me viram pessoalmente!
2 Tudo sofro para que os seus corações sejam reconfortados e que, estreitamente unidos pela caridade, sejam enriquecidos de uma plenitude de inteligência, para conhecerem o mistério de Deus, isto é, Cristo,

3 no qual estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e da ciência.
Palavra do Senhor.

Salmo Responsorial 61/62
A minha glória e salvação estão em Deus.
 
Só em Deus a minha alma tem repouso,
porque dele é que me vem a salvação!
Só ele é meu rochedo e salvação,
a fortaleza onde encontro segurança!
 
Povo todo, esperai sempre no Senhor
e abri diante dele o coração:
nosso Deus é um refúgio para nós!
 
Evangelho (Lucas 6,6-11)

Aleluia, aleluia, aleluia.
Minhas ovelhas escutam minha voz e eu as conheço e elas me seguem (Jo  10,27).

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.

6 6Em outro dia de sábado, Jesus entrou na sinagoga e ensinava. Achava-se ali um homem que tinha a mão direita seca.
7Ora, os escribas e os fariseus observavam Jesus para ver se ele curaria no dia de sábado. Eles teriam então pretexto para acusá-lo.
8Mas Jesus conhecia os pensamentos deles e disse ao homem que tinha a mão seca: "Levanta-te e põe-te em pé, aqui no meio". Ele se levantou e ficou em pé.
9Disse-lhes Jesus: "Pergunto-vos se no sábado é permitido fazer o bem ou o mal; salvar a vida, ou deixá-la perecer".
10E relanceando os olhos sobre todos, disse ao homem: "Estende tua mão". Ele a estendeu, e foi-lhe restabelecida a mão.

11Mas eles encheram-se de furor e indagavam uns aos outros o que fariam a Jesus.
Palavra da Salvação.

Reflexão

Ao curar num dia de sábado o homem da mão seca, recrudescem ainda mais os desentendimentos entre Cristo e os chefes do povo, que começam hoje a “discutir entre si sobre o que poderiam fazer contra Jesus”. O motivo desta inimizade que os fariseus vão a pouco e pouco alimentando se deve à aparente desobediência do Senhor a certas normas da lei mosaica. Como já pudemos refletir em várias outras ocasiões, Deus quis estabelecer para o povo de Israel um conjunto de preceitos que lhe preparasse o coração para a vinda do Messias prometido. No entanto, à parte os Mandamentos contidos no Decálogo, que são de lei natural, quase todas as demais prescrições da lei judaica eram de índole jurídico-ritual e, portanto, reformável e transitória: o seu fim não era outro senão dispor convenientemente os israelitas para receber, no momento oportuno, a graça que lhes viria por Cristo, graça sem a qual somos todos absolutamente incapazes de amar a Deus como Ele quer ser amado, mesmo que nos creiamos gente muito religiosa e “regrada”, obediente aos mais mínimos deveres — ao pagamento do dízimo da hortelã, do endro e do cominho (cf. Mt 23, 23). 
 
Sem a graça, com efeito, até podemos amar, mas com um amor meramente natural, misturado com muito egoísmo e, além disso, sem forças para perseverar por muito tempo. Só com o auxílio divino podemos amar a Deus com um amor sobrenatural e de amizade, com todo o nosso coração, com todo o nosso entendimento, com toda a nossa alma, com todo o nosso ser. Sem Jesus, por conseguinte, não passamos de outros tantos homens de mão seca, incapazes de doar-se e entregar-se por caridade. Estendamos hoje ao Senhor a nossa mão ressequida; peçamos a Ele, em quem a antiga lei teve pleno cumprimento, que nos ponha agora e para sempre sob amparo de uma nova lei — a lei da graça, insculpida pelo Espírito em nossas almas qual um selo que o Pai se alegrará em olhar, recordando-se de que somos filhos seus, necessitados do seu cuidado e da sua atenção contínua. Não deixemos, enfim, de cumprir nossos deveres nem abandonemos nossas práticas habituais de piedade; só tomemos o cuidado de não pensar, à semelhança dos fariseus, que é o cumprimento mecânico e rotineiro de umas quantas “normas” o que nos fará santos, porque só Deus, por graça e iniciativa própria, é capaz de o fazer.

 

 

https://padrepauloricardo.org

Nenhum comentário: