domingo, 5 de setembro de 2021

23º Domingo do Tempo Comum - “Ele tem feito bem todas as coisas"

 A TENDA NA ROCHA: O cuspe no ministério de Jesus

Primeira Leitura: Isaías 35,4-7

Leitura do livro do profeta Isaías4Dizei às pessoas deprimidas: “Criai ânimo, não tenhais medo! Vede, é vosso Deus, é a vingança que vem, é a recompensa de Deus; é ele que vem para vos salvar”. 5Então se abrirão os olhos dos cegos e se descerrarão os ouvidos dos surdos. 6O coxo saltará como um cervo e se desatará a língua dos mudos, assim como brotarão águas no deserto e jorrarão torrentes no ermo. 7A terra árida se transformará em lago, e a região sedenta, em fontes de água. 

Palavra do Senhor.

Salmo Responsorial: 145(146)

Bendize, ó minha alma, ao Senhor. / Bendirei ao Senhor toda a vida!

1. O Senhor é fiel para sempre, / faz justiça aos que são oprimidos; / ele dá alimento aos famintos, / é o Senhor quem liberta os cativos. – R.

2. O Senhor abre os olhos aos cegos, / o Senhor faz erguer-se o caído; / o Senhor ama aquele que é justo. / É o Senhor quem protege o estrangeiro. – R.

3. Ele ampara a viúva e o órfão, / mas confunde os caminhos dos maus. / O Senhor reinará para sempre! † Ó Sião, o teu Deus reinará / para sempre e por todos os séculos! – R.

Segunda Leitura: Tiago 2,1-5

Leitura da carta de São Tiago1Meus irmãos, a fé que tendes em nosso Senhor Jesus Cristo glorificado não deve admitir acepção de pessoas. 2Pois bem, imaginai que na vossa reunião entra uma pessoa com anel de ouro no dedo e bem vestida, e também um pobre, com sua roupa surrada, 3e vós dedicais atenção ao que está bem vestido, dizendo-lhe: “Vem sentar-te aqui, à vontade”, enquanto dizeis ao pobre: “Fica aí, de pé”, ou então: “Senta-te aqui no chão, aos meus pés” – 4não fizestes, então, discriminação entre vós? E não vos tornastes juízes com critérios injustos? 5Meus queridos irmãos, escutai: não escolheu Deus os pobres deste mundo para serem ricos na fé e herdeiros do Reino que prometeu aos que o amam?

Palavra do Senhor.

Evangelho: Marcos 7,31-37

Aleluia, aleluia, aleluia.

Jesus Cristo pregava o Evangelho, / a boa notícia do Reino, / e curava seu povo doente / de todos os males, sua gente! (Mt 4,23) – R.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos – Naquele tempo, 31Jesus saiu de novo da região de Tiro, passou por Sidônia e continuou até o mar da Galileia, atravessando a região da Decápole. 32Trouxeram então um homem surdo, que falava com dificuldade, e pediram que Jesus lhe impusesse a mão. 33Jesus afastou-se com o homem para fora da multidão; em seguida, colocou os dedos nos seus ouvidos, cuspiu e, com a saliva, tocou a língua dele. 34Olhando para o céu, suspirou e disse: “Efatá!”, que quer dizer “abre-te!” 35Imediatamente seus ouvidos se abriram, sua língua se soltou e ele começou a falar sem dificuldade. 36Jesus recomendou com insistência que não contassem a ninguém. Mas, quanto mais ele recomendava, mais eles divulgavam. 37Muito impressionados, diziam: “Ele tem feito bem todas as coisas: aos surdos faz ouvir e aos mudos falar”. Palavra da salvação.

Reflexão

O evangelho que a liturgia de hoje nos apresenta, vem-nos  falar de um Deus  comprometido com a vida, com a nossa felicidade! De  um Deus que investiu alto no humano, que aposta continuamente na  renovação e na transformação do homem!  Um Deus que não desiste de nós, mesmo quando na nossa ingratidão, o  rejeitamos.
A narrativa nos mostra que o amor de Deus manifestado em Jesus, não tem fronteira, foi este amor que levou Jesus ao território pagão, quebrando as muralhas do preconceito, reafirmando  que Ele  não havia vindo somente para um povo e   sim, para todos!
Antes de abrir os ouvidos do surdo e soltar a sua língua, Jesus se abre aos excluídos! Com este gesto concreto de amor, Ele nos mostra o quanto é importante estarmos  sempre  abertos à graça de Deus! Jesus  abre os ouvidos daquele surdo, porque ele  se encontrava  aberto à  ação de Deus!
          O homem vibra de alegria diante as maravilhas que Jesus realizou à seu favor e  mesmo tendo sido recomendado por Jesus, para não contar o ocorrido a ninguém, ele não consegue  guardar tamanha alegria  só para si!
         Livre da surdez, que o impedia de  viver socialmente, aquele homem, agradecido, retoma o caminho da vida.
Em sua missão, Jesus iniciou uma nova criação!  Hoje, Ele coloca  em nossas mãos a responsabilidade de dar continuidade a essa missão libertadora, devolvendo a vida e libertando os oprimidos, os  mutilados por esta sociedade excludente que tenta a todo custo abafar o seu grito. 
Vivemos numa cultura geradora de surdos e mudos, pessoas  impedidas de ouvir e de falar. Como seguidores de  Jesus, devemos ser a sua  voz clamando por justiça!
No rosto do excluído, está estampada a imagem do  Cristo sofredor.
 
 

Olívia Coutinho    

 

Nenhum comentário: