sábado, 11 de setembro de 2021

Liturgia Diária - A árvore, o tesouro e a rocha.

  Evangelizando Crianças: A CASA CONSTRUÍDA SOBRE A ROCHA
Leitura (1 Timóteo 1,15-17)

Leitura da primeira carta de são Paulo a Timóteo
1 15 Eis uma verdade absolutamente certa e merecedora de fé: Jesus Cristo veio a este mundo para salvar os pecadores, dos quais sou eu o primeiro.
16 Se encontrei misericórdia, foi para que em mim primeiro Jesus Cristo manifestasse toda a sua magnanimidade e eu servisse de exemplo para todos os que, a seguir, nele crerem, para a vida eterna.
17 Ao Rei dos séculos, Deus único, invisível e imortal, honra e glória pelos séculos dos séculos! Amém.
Palavra do Senhor.

Salmo Responsorial 112/113
Bendito seja o nome do Senhor
agora e para sempre!
 
Louvai, louvai, ó servos do Senhor,
louvai, louvai o nome do Senhor!
Bendito seja o nome do Senhor
agora e por toda a eternidade!
 
Do nascer do sol até o seu ocaso,
louvado seja o nome do Senhor!
O Senhor está acima das nações,
sua glória vai além dos altos céus.
 
Quem pode comparar-se ao nosso Deus,
Que se inclina para olhar o céu e a terra?
Levanta da poeira o indigente
e do lixo ele retira o pobrezinho.

Evangelho (Lucas 6,43-49)

Aleluia, aleluia, aleluia.
Quem me ama, realmente, guardará minha palavra e meu Pai o amará, e a ele nós viremos (Jo 14,23).

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.

6 43 Disse Jesus aos seus discípulos: “Uma árvore boa não dá frutos maus, uma árvore má não dá bom fruto.
44 Porquanto cada árvore se conhece pelo seu fruto. Não se colhem figos dos espinheiros, nem se apanham uvas dos abrolhos.
45 O homem bom tira coisas boas do bom tesouro do seu coração, e o homem mau tira coisas más do seu mau tesouro, porque a boca fala daquilo de que o coração está cheio.
46 Por que me chamais: ‘Senhor, Senhor. e não fazeis o que digo?’
47 Todo aquele que vem a mim ouve as minhas palavras e as pratica, eu vos mostrarei a quem é semelhante.
48 É semelhante ao homem que, edificando uma casa, cavou bem fundo e pôs os alicerces sobre a rocha. As águas transbordaram, precipitaram-se as torrentes contra aquela casa e não a puderam abalar, porque ela estava bem construída.
49 Mas aquele que as ouve e não as observa é semelhante ao homem que construiu a sua casa sobre a terra movediça, sem alicerces. A torrente investiu contra ela, e ela logo ruiu; e grande foi a ruína daquela casa”.
Palavra da Salvação.

Reflexão 

Jesus neste Evangelho se apropria de figuras da natureza e do nosso dia a dia para nos dar ensinamentos básicos para a nossa vida: “toda árvore é reconhecida pelos fruto,  a árvore boa dá bons frutos, a árvore má dá maus frutos”;  “O homem tira coisas boas ou más do bom ou do mau tesouro do seu coração, a boca fala do que o coração está cheio”;quem ouve as suas palavras  constrói a casa   sobre a rocha e ela  não cai”.  Nós somos a árvore e os frutos são as nossas ações e realizações resultantes dos nossos pensamentos e sentimentos vivenciados durante a nossa vida. Damos frutos de santidade quando estamos enraizados (as) na Palavra de Deus e alimentamos o mundo com as nossas boas ações. O nosso coração contém o bom ou o mau tesouro. O que o nosso coração pensa e planeja, isto será o que iremos realizar, falar e construir. Conforme o nosso coração esteja poderemos ter atitudes boas ou más na medida do que pensamos ou do que falamos. E, por mais que tentemos camuflar as nossas emoções, naturalmente nós damos amostras ao mundo das nossas reais intenções. 

A casa é a nossa vida, construída durante a nossa caminhada aqui na terra. Quem ouve e põe em prática as palavras de Jesus é um homem prudente e que constrói a sua vida na rocha, isto é, segundo o direcionamento de Deus, conformado à sua vontade, por isso, enfrenta as dificuldades e consegue ultrapassá-las. Porém, quem não age assim, não conseguirá atravessar as dificuldades, fracassará, será infeliz, perderá o rumo. Sua casa desabará. – Os frutos que você está produzindo no mundo são bons ou maus? – Como têm sido as suas ações no mundo: boas ou más?  - Como é o tesouro que tem no seu coração: bom ou mau? – O que isso quer dizer para você? – Você se apoia na Palavra de Deus para enfrentar as suas dificuldades?  

 

 

Helena Serpa

Nenhum comentário: