segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021

Liturgia Diária - O Espírito Santo é quem revela a nossa missão.

Resultado de imagem para Mateus 16,13-19
Leitura (1 Pedro 5,1-4)

Leitura da primeira carta de são Pedro.

Carríssimos, 5 1 eis a exortação que dirijo aos anciãos que estão entre vós; porque sou ancião como eles, fui testemunha dos sofrimentos de Cristo e serei participante com eles daquela glória que se há de manifestar.
2 Velai sobre o rebanho de Deus, que vos é confiado. Tende cuidado dele, não constrangidos, mas espontaneamente; não por amor de interesse sórdido, mas com dedicação;
3 não como dominadores absolutos sobre as comunidades que vos são confiadas, mas como modelos do vosso rebanho.
4 E, quando aparecer o supremo Pastor, recebereis a coroa imperecível de glória.

Palavra do Senhor.

Salmo Responsorial 22/23

O Senhor é o pastor que me conduz, 
não me falta coisa alguma. 


O Senhor é o pastor que me conduz; 
não me falta coisa alguma. 
Pelos prados e campinas verdejantes
ele me leva a descansar. 
Para as águas repousantes me encaminha 
e restaura as minhas forças. 

Ele me guia no caminho mais seguro, 
pela honra do seu nome. 
Mesmo que eu passe pelo vale tenebroso, 
nenhum mal eu temerei. 
Estais comigo com bastão e com cajado, 
eles me dão a segurança! 

Preparais à minha frente uma mesa, 
bem à vista do inimigo; 
com óleo vós ungis minha cabeça, 
e o meu cálice transborda. 

Felicidade e todo bem hão de seguir-me 
por toda a minha vida; 
e na casa do Senhor habitarei 
pelos tempos infinitos.

Evangelho (Mateus 16,13-19)

Aleluia, aleluia, aleluia.
Tu és Pedro, e sobre esta pedra eu irei construir minha Igreja, e as portas do inferno não irão derrotá-la (Mt 16,18).

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.

Naquele tempo, 16 13 chegando ao território de Cesaréia de Filipe, Jesus perguntou a seus discípulos: "No dizer do povo, quem é o Filho do Homem?"
14 Responderam: "Uns dizem que é João Batista; outros, Elias; outros, Jeremias ou um dos profetas".
15 Disse-lhes Jesus: "E vós quem dizeis que eu sou?"
16 Simão Pedro respondeu: "Tu és o Cristo, o Filho de Deus vivo!"
17 Jesus então lhe disse: "Feliz és, Simão, filho de Jonas, porque não foi a carne nem o sangue que te revelou isto, mas meu Pai que está nos céus.
18 E eu te declaro: tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja; as portas do inferno não prevalecerão contra ela.
19 Eu te darei as chaves do Reino dos céus: tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus".

Palavra da Salvação.

 Reflexão

A Palavra de Jesus foi clara para Pedro e é também viva para nós, ainda hoje, por isso, Ele continua perguntando a cada um de nós: “E vós, quem dizeis que eu sou?”.  Repleto do Espírito Santo, Pedro, identificou Jesus como o Messias, o Filho de Deus, vivo e, por isso recebeu de Jesus o poder e a autoridade para ser chefe da Igreja, pastor do rebanho de Deus aqui na terra. Pedro foi a pedra sobre a qual Jesus edificou a Sua Igreja. Portanto, sobre o fundamento dos apóstolos e com o poder do Espírito Jesus constituiu a Sua Igreja que nunca será abalado pelo poder do inferno.  Nós somos a Igreja, e o Espírito Santo é quem nos motiva, inspira e convence a continuar firmes na fé em Jesus Cristo. Só Ele pode nos revelar a verdadeira identidade de Jesus. 

Quando somos inspirados pelo Espírito Santo nós não nos enganamos e sabemos discernir todos os desafios que nos são propostos pela Palavra do Senhor. A Palavra de Deus nos interpela, nos questiona e nos motiva também a compreender quem somos e qual o nosso papel na edificação do reino de Deus. Somos pedras vivas na construção da Igreja, o Pai nos revela o Seu amor e nos orienta na caminhada aqui na terra. Recebemos as chaves do reino dos céus que é a Salvação de Jesus e toda obra que nós fazemos aqui, boa ou má, tem repercussão no céu.  Cada um de nós tem uma missão muito especial aos olhos de Deus e cada pessoa é um instrumento Seu para a conscientização da nossa incumbência. – Você já assumiu a sua missão no reino dos céus? – O seu nome também designa uma missão muito especial. O que poderá significar? Pergunte ao Espírito Santo! -  Dê a si mesmo (a) um nome que designe uma virtude, uma qualidade, ou uma maneira de ser. 


Helena Serpa

Nenhum comentário: