domingo, 28 de fevereiro de 2021

2° Domingo da Quaresma - Transfiguração de Jesus.

 Transfiguração do Senhor - Sou Catequista

Leitura (Gênesis 22,1-2.9-13.15-18)

Leitura do livro do Gênesis.
1 Depois disso, Deus provou Abraão, e disse-lhe: “Abraão!” “Eis-me aqui”, respondeu ele.
2 Deus disse: “Toma teu filho, teu único filho a quem tanto amas, Isaac; e vai à terra de Moriá, onde tu o oferecerás em holocausto sobre um dos montes que eu te indicar.”
9 Quando chegaram ao lugar indicado por Deus, Abraão edificou um altar; colocou nele a lenha, e amarrou Isaac, seu filho, e o pôs sobre o altar em cima da lenha.
10 Depois, estendendo a mão, tomou a faca para imolar o seu filho.
11 O anjo do Senhor, porém, gritou-lhe do céu: “Abraão! Abraão!” “Eis-me aqui!”
12 “Não estendas a tua mão contra o menino, e não lhe faças nada. Agora eu sei que temes a Deus, pois não me recusaste teu próprio filho, teu filho único.”
13 Abraão, levantando os olhos, viu atrás dele um cordeiro preso pelos chifres entre os espinhos; e, tomando-o, ofereceu-o em holocausto em lugar de seu filho.
15 Pela segunda vez chamou o anjo do Senhor a Abraão, do céu,
16 e disse-lhe: “Juro por mim mesmo, diz o Senhor: pois que fizeste isto, e não me recusaste teu filho, teu filho único, eu te abençoarei.
17 Multiplicarei a tua posteridade como as estrelas do céu, e como a areia na praia do mar. Ela possuirá a porta dos teus inimigos,
18 e todas as nações da terra desejarão ser benditas como ela, porque obedeceste à minha voz.”
Palavra do Senhor.

Salmo Responsorial 115/116B

Andarei na presença de Deus,
junto a ele na terra dos vivos.


Guardarei a minha fé, mesmo dizendo:
“É demais o sofrimento em minha vida!”
É sentida por demais pelo Senhor
a morte de seus santos, seus amigos.

Eis que sou o vosso servo, ó Senhor,
vosso servo que nasceu de vossa serva;
mas me quebrastes os grilhões da escravidão!
Por isso oferto um sacrifício de louvor,
invocando o nome santo do Senhor.

Vou cumprir minhas promessas ao Senhor
na presença de seu povo reunido;
nos átrios da casa do Senhor,
em teu meio, ó cidade de Sião!

Leitura (Romanos 8,31-34)

Leitura da carta de são Paulo aos Romanos.

31 Que diremos depois disso? Se Deus é por nós, quem será contra nós?
32 Aquele que não poupou seu próprio Filho, mas que por todos nós o entregou, como não nos dará também com ele todas as coisas?
33 Quem poderia acusar os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica.
34 Quem os condenará? Cristo Jesus, que morreu, ou melhor, que ressuscitou, que está à mão direita de Deus, é quem intercede por nós!
Palavra do Senhor.

Evangelho (Marcos 9,2-10)

Louvor a vós, ó Cristo, rei da eterna glória!

Numa nuvem resplendente fez-se ouvir a voz do Pai: Eis meu Filho muito amado, escutai-o, todos vós (Lc 9,35).

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos.

9 2 Seis dias depois, Jesus tomou consigo a Pedro, Tiago e João, e conduziu-os a sós a um alto monte. E
3 transfigurou-se diante deles. Suas vestes tornaram-se resplandecentes e de uma brancura tal, que nenhum lavadeiro sobre a terra as pode fazer assim tão brancas.
4 Apareceram-lhes Elias e Moisés, e falavam com Jesus.
5 Pedro tomou a palavra: “Mestre, é bom para nós estarmos aqui; faremos três tendas: uma para ti, outra para Moisés e outra para Elias”.
6 Com efeito, não sabia o que falava, porque estavam sobremaneira atemorizados.
7 Formou-se então uma nuvem que os encobriu com a sua sombra; e da nuvem veio uma voz: “Este é o meu Filho muito amado; ouvi-o”.
8 E olhando eles logo em derredor, já não viram ninguém, senão só a Jesus com eles.
9 Ao descerem do monte, proibiu-lhes Jesus que contassem a quem quer que fosse o que tinham visto, até que o Filho do homem houvesse ressurgido dos mortos.
10 E guardaram esta recomendação consigo, perguntando entre si o que significaria: “Ser ressuscitado dentre os mortos”.
Palavra da Salvação.
 
 Reflexão

Na liturgia deste tempo Quaresmal, há sempre um apelo de conversão, é Jesus nos convidando a amar, a fazer da vida uma oferta de amor!  A conversão nos abre à luz de Cristo, afasta as trevas de nossa vida! Aproveitemos, pois, este tempo de graça, para revisar o quanto há de luz e sombras em nossas vidas!
A palavra de Deus, que chega até a nós, no evangelho de hoje, apresenta-nos a belíssima cena da transfiguração de Jesus, uma cena que conseguimos visualizar, à luz da fé!
“Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João e os levou sozinhos a um lugar à parte, sobre uma alta montanha. E transfigurou-se diante deles. Suas roupas ficaram brilhantes e tão brancas, como nenhuma lavadeira sobre a terra poderia alvejar.”

Pedro Tiago e João, tiveram a alegria de testemunhar a glória de Jesus junto ao Pai, um testemunho, que eles deveriam guardar e que por exigência de Jesus, só deveria ser revelado aos outros discípulos, depois da sua morte, o que seria um grande consolo para eles: saber que a morte de Jesus não poria fim no relacionamento deles.

Na transfiguração, estes três discípulos, puderam visualizar o encontro de Jesus com o Pai. A partir de então, eles, que andavam tristes com as últimas revelações de Jesus, à respeito do desfecho de sua trajetória terrena, recobraram a alegria que haviam perdido, pois diante de Jesus transfigurado, eles tiveram a certeza de que a vida e a ação de Jesus, não terminariam com a sua morte. De Fato, a ação de Jesus no mundo, se intensificou ainda mais, depois da sua morte e ressurreição, após a morte e ressurreição de Jesus, suas ações se multiplicaram no mundo e a sua vida ampliou, no coração de seus representantes! 

Assim como Pedro desejou construir três tendas para que eles pudessem ficar no alto da montanha com Jesus, longe dos perigos e sem precisar batalhar a vida, nós também, certamente, desejaríamos o mesmo! Esta, pode ser a nossa grande tentação nos dias de hoje: querer buscar a nossa comodidade, o nosso bem estar, sem pensar no outro que precisa de nós. 

Participar da missa, Rezar, ouvir e meditar a palavra de Deus, é muito importante, mas Deus quer que façamos muito mais, Deus  quer que desçamos do alto da “montanha”, que voltemos à planície, pois é na planície, que Deus quer contar conosco, na construção de um mundo melhor, no amparo de tantos irmãos desfigurados, vítimas das injustiças sociais que os impede de ter uma vida digna.

Precisamos sair de nossas tendas, abrir mão da nossa zona de conforto, descruzar nossos braços, desvendar nossos olhos e nos pôr à caminho, afinal, há muito o que fazer neste mundo que a cada dia, vem perdendo de vista o horizonte bonito da paz!

A transfiguração de Jesus, testemunhada por Pedro Tiago e João, trouxe-nos a certeza de que há uma vida melhor por vir! Este episódio deve nos animar, afinal, foi transfigurado, que Jesus nos mostrou o lado positivo da cruz, assegurando-nos, de que a cruz não é definitiva na nossa vida, como não foi definitiva na vida Dele!

Não deixemos que as forças do mal, apaguem o brilho do rosto transfigurado de Jesus, refletido no rosto de cada irmão que conseguimos reerguer. Cultivemos este brilho, na certeza de que ele será o farol, que irá clarear a nossa passagem pelos os túneis escuros de nossas vidas.


Reflexão de Olivia Coutinho

 

Nenhum comentário: