quinta-feira, 4 de fevereiro de 2021

Liturgia Diária - Discípulos missionários.

 https://blogaultimatrombeta.files.wordpress.com/2016/03/discipulo.jpg?w=547
Leitura (Hebreus 12,18-19.21-24)

Leitura da carta aos Hebreus.
12 18 Em verdade, não vos aproximastes de uma montanha palpável, invadida por fogo violento, nuvem, trevas, tempestade, 19 som da trombeta e aquela voz tão terrível que os que a ouviram suplicaram que ela não lhes falasse mais.
21 E tão terrível era o espetáculo, que Moisés exclamou: "Eu tremo de pavor".
22 Vós, ao contrário, vos aproximastes da montanha de Sião, da cidade do Deus vivo, da Jerusalém celestial, das miríades de anjos, 23 da assembléia festiva dos primeiros inscritos no livro dos céus, e de Deus, juiz universal, e das almas dos justos que chegaram à perfeição, 24 enfim, de Jesus, o mediador da Nova Aliança, e do sangue da aspersão, que fala com mais eloqüência que o sangue de Abel.
Palavra do Senhor.

Salmo Responsorial 47/48

Recordamos, ó Senhor, vossa bondade,
em meio ao vosso templo.


Grande é o Senhor e muito digno de louvores
na cidade onde ele mora;
seu monte santo, esta colina encantadora
é alegria do universo.

Monte Sião, no extremo norte situado,
és a mansão do grande rei!
Deus revelou-se em suas fortes cidadelas
um refúgio poderoso.

Como ouvimos dos antigos, contemplamos:
Deus habita esta cidade,
a cidade do Senhor onipotente,
que ele guarde eternamente!

Recordamos, Senhor Deus, vossa bondade
em meio ao vosso templo;
com vosso nome vai também vosso louvor
aos confins de toda a terra.

Evangelho (Marcos 6,7-13)

Aleluia, aleluia, aleluia.
Convertei-vos e crede no Evangelho, pois o reino de Deus está chegando! (Mc 1,15).


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos.
6 7 Então, Jesus chamou os Doze e começou a enviá-los, dois a dois; e deu-lhes poder sobre os espíritos imundos.
8 Ordenou-lhes que não levassem coisa alguma para o caminho, senão somente um bordão; nem pão, nem mochila, nem dinheiro no cinto;
9 como calçado, unicamente sandálias, e que se não revestissem de duas túnicas.
10 E disse-lhes: “Em qualquer casa em que entrardes, ficai nela, até vos retirardes dali.
11 Se em algum lugar não vos receberem nem vos escutarem, saí dali e sacudi o pó dos vossos pés em testemunho contra ele”.
12 Eles partiram e pregaram a penitência.
13 Expeliam numerosos demônios, ungiam com óleo a muitos enfermos e os curavam.
Palavra da Salvação.

Reflexão

O evangelho que a liturgia de hoje nos convida a refletir, narra o envio dos primeiros discípulos de Jesus. No ato deste envio, os discípulos recebem recomendações fundamentais de Jesus, para que a missão deles tivesse êxito: Enviando-os de dois a dois, Jesus ressalta a importância da missão realizada em comunidade, dois a dois, significa uma comunidade, além de aumentar a credibilidade do testemunho, contribui para o encorajamento de ambos, pois um, estará sempre animando o outro.  

“Não leveis nada pelo caminho, a não ser um cajado; nem pão, nem sacola, nem dinheiro na cintura. Mandou que eles andassem de sandálias, que não levassem duas túnicas.” Não levar nada pelo caminho, diz ao missionário, que ele deve estar desimpedido, totalmente livre para o serviço. Andar de Sandálias, que simboliza humildade, é no sentido do missionário se colocar na condição de servo, lembrando-o que ele não é maior do que ninguém.

Jesus recomenda ainda: “Quando entrares numa casa ficai ali até vossa partida.” Com esta recomendação, Ele enfatiza a importância do testemunho. A eficácia da evangelização está mais no testemunho do que nas palavras.  Um tempo maior, dedicado a evangelização de uma só família, possibilitará ao missionário, falar de Jesus não somente com palavras, mas principalmente com o seu testemunho de vida, de uma vida coerente com o que ele prega.  Na convivência com o missionário, a família evangelizada, vai querer espelhar-se na sua pessoa. E assim, esta família evangelizada, passa a ser também, evangelizadora com o seu testemunho de vida.

Para dar continuidade a missão de Jesus, o missionário precisa também, de experimentar a pobreza total, esvaziando de si mesmo para encher-se da graça de Deus, confiando somente na providência Divina.

Todas as orientações passadas por Jesus antes do envio, deixa os discípulos numa situação de total dependência de Deus e é justamente nesta dependência, que o missionário torna forte, afinal, é Deus quem vai agir através dele, quem vai lhe oferecer todas as condições para que ele possa exercer bem a sua missão.

Hoje, somos nós, os enviados para dar continuidade a missão de Jesus. Deus quer salvar o humano  contando com o próprio humano,  por isto, Ele convoca cada um de nós para uma determinada missão. Ser indiferente a esta convocação, é ignorar o projeto de Deus anunciado por Jesus...

Para desempenharmos bem a nossa missão, precisamos primeiramente nos libertar de tudo o que nos prende, pois só assim, estaremos livres para servir!

Ser missionário do Senhor, é a melhor resposta que podemos dar à Aquele que nos amou primeiro. 

O mundo carece de amor, de pessoas dispostas a levar ao outro, o conhecimento da verdade que liberta.

Propaguemos esta verdade, levando ao outro, a mensagem do evangelho com palavras e principalmente com o nosso testemunho de vida, tornando viva e atuante a presença de Jesus no meio em que vivemos.

 


Reflexão de Olivia Coutinho

Nenhum comentário: