sábado, 20 de fevereiro de 2021

Liturgia Diária - Jesus chama os pecadores.

 Resultado de imagem para jesus chama mateus
Leitura (Isaías 58,9-14)

Leitura do livro do profeta Isaías.
Assim fala o Senhor: 58 9 "Se expulsares de tua casa toda a opressão, os gestos malévolos e as más conversações;
10 se deres do teu pão ao faminto, se alimentares os pobres, tua luz levantar-se-á na escuridão, e tua noite resplandecerá como o dia pleno.
11 O Senhor te guiará constantemente, alimentar-te-á no árido deserto, renovará teu vigor. Serás como um jardim bem irrigado, como uma fonte de águas inesgotáveis.
12 Reerguerás as ruínas antigas, reedificarás sobre os alicerces seculares; chamar-te-ão o reparador de brechas, o restaurador das moradias em ruínas.
13 Se te abstiveres de calcar aos pés o sábado, de cuidar de teus negócios no dia que me é consagrado, se achares o sábado um dia maravilhoso, se achares respeitável o dia consagrado ao Senhor, se tu o venerares não seguindo os teus caminhos, não te entregando às tuas ocupações e às conversações,
14 então encontrarás tua felicidade no Senhor: eu te farei galgar as alturas da terra, e gozar a herança de Jacó, teu pai". Porque a boca do Senhor falou.
Palavra do Senhor.

Salmo Responsorial 85/86

Ensinai-me os vossos caminhos e, na vossa verdade, andarei.

Inclinai, ó Senhor, vosso ouvido,
escutai, pois sou pobre e infeliz!
Protegei-me, que sou vosso amigo,
e salvai vosso servo, meu Deus,
que espera e confia em vós!

Piedade de mim, ó Senhor,
porque clamo por vós todo o dia!
Animai e alegrai vosso servo,
pois a vós eu elevo a minha alma.

Ó Senhor, vós sois bom e clemente,
sois perdão para quem vos invoca.
Escutai, ó Senhor, minha prece,
o lamento da minha oração!

Evangelho (Lucas 5,27-32)

Glória a vós, Senhor Jesus, primogênito dentre os mortos!
Não quero a morte do pecador, diz o Senhor, mas que ele volte, se converta e tenha vida (Ez 33,11).

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
Naquele tempo, 5 27 Jesus viu sentado ao balcão um coletor de impostos, por nome Levi, e disse-lhe: "Segue-me".
28 Deixando ele tudo, levantou-se e o seguiu.
29 Levi deu-lhe um grande banquete em sua casa; vários desses fiscais e outras pessoas estavam sentados à mesa com eles.
30 Os fariseus e os seus escribas puseram-se a criticar e a perguntar aos discípulos: "Por que comeis e bebeis com os publicanos e pessoas de má vida?"
31 Respondeu-lhes Jesus: "Não são os homens de boa saúde que necessitam de médico, mas sim os enfermos.
32 Não vim chamar à conversão os justos, mas sim os pecadores".
Palavra da Salvação.

Reflexão 

Levi era um cobrador de impostos, pecador público, com a fama de explorador dos pobres e considerado ladrão, mas foi dele que Jesus se agradou a ponto de chamá-lo para que O seguisse. Quando nós caminhamos aqui na terra seguindo as percepções do mundo, isto é, de como a maioria pensa e age, a Palavra de Deus nos confunde porque fala justamente o contrário do que todos apregoam. Ao inverso do que todos nós imaginamos, Jesus nos adverte que não veio chamar os justos, mas os pecadores e é a estes que Ele procura. Portanto, precisamos nos reconhecer pecador para que Jesus também nos diga: “segue-me” Assim, Ele nos dará oportunidade de conversão e de vida nova. 

Mesmo que sejamos os maiores pecadores ou pecadoras, Jesus olha para nós e nos chama. Levi atendeu prontamente ao chamado de Jesus e O seguiu. De repente, por causa da sua atitude de acolhimento à salvação, ele recebeu Jesus para um grande banquete na sua casa e convidou justamente os que precisavam de ajuda não procurando outras pessoas, mas sim, os que estavam doentes como ele e necessitavam de cura. Quanto mais doente estiver uma pessoa maior será a sua cura, por isso Jesus nos diz: “os que são sadios não precisam de médicos, mas sim os que estão doentes!”  A nossa necessidade de conversão é perene e nós nunca podemos nos contentar com o que já progredimos. Quanto mais reconhecermos a nossa enfermidade mais teremos Jesus como médico da nossa alma e conseguiremos a cura do nosso coração. - Você também se considera doente, necessitado (a) de salvação e de cura? – Você já experimentou levar Jesus para sua casa e apresentá-Lo à sua família e aos seus amigos? – Os seus amigos são também doentes como você?

 

Helena Serpa

Nenhum comentário: