sexta-feira, 6 de dezembro de 2019

Liturgia Diária – Tudo acontece em razão da nossa fé.

 Resultado de imagem para Evangelho - Mateus 9,27-31"
1a Leitura - Isaías 29,17-24
Leitura do livro do profeta Isaías.

Assim fala o Senhor Deus: 29 17 "Acaso, dentro de mui pouco tempo, não será o Líbano convertido em vergel, e o vergel não passará por floresta? 18 Naquele tempo os surdos ouvirão as palavras de um livro; e, livres da obscuridade e das trevas, os olhos dos cegos verão. 19 Os humildes encontrarão cada vez mais ventura no Senhor e os homens mais pobres, graças ao Santo de Israel, estarão jubilosos. 20 Pois não haverá mais tiranos, já terá desaparecido o cético, e todos os que planejavam o mal serão exterminados; 21 os que, por uma palavra, acusam os outros; os que, à porta, procuram enganar o juiz e por um nada fazem o inocente perder sua causa". 22 Por isso eis o que disse o Senhor, o Deus da casa de Jacó, que resgatou Abraão: "Daqui em diante Jacó não será mais confundido, e seu rosto não mais empalidecerá, 23 porque, quando virem nele minha obra, bendirão o meu nome. Glorificarão o Santo de Jacó e temerão o Deus de Israel. 24 Os espíritos desencaminhados aprenderão sabedoria, e os que murmuravam receberão instrução".
Palavra do Senhor.


Salmo - 26/27
O Senhor é minha luz e salvação.

O Senhor é minha luz e salvação;
de quem eu terei medo?
O Senhor é a proteção da minha vida;
perante quem eu tremerei?

Ao Senhor eu peço apenas uma coisa,
e é só isto que eu desejo:
habitar no santuário do Senhor
por toda a minha vida;
saborear a suavidade do Senhor
e contempla-lo no seu templo.

Sei que a bondade do Senhor eu hei de ver
na terra dos viventes.
Espera no Senhor e tem coragem,
espera no Senhor!

Evangelho - Mateus 9,27-31
Aleluia, aleluia, aleluia.
Eis que virá o nosso Deus com poder e majestade,
E ele há de iluminar os olhos dos seus servos!
 
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.
9 27 Partindo Jesus dali, dois cegos o seguiram, gritando: "Filho de Davi, tem piedade de nós!"

28 Jesus entrou numa casa e os cegos aproximaram-se dele. Disse-lhes: "Credes que eu posso fazer isso?" "Sim, Senhor", responderam eles. 29 Então ele tocou-lhes nos olhos, dizendo: "Seja-vos feito segundo vossa fé". 30 No mesmo instante, os seus olhos se abriram. Recomendou-lhes Jesus em tom severo: "Vede que ninguém o saiba". 31 Mas apenas haviam saído, espalharam a sua fama por toda a região.
Palavra da Salvação.

Reflexão
 
'Vós acreditais que eu posso fazer isso?' É esta a pergunta que Jesus nos faz hoje, no agora da nossa vida, diante dos nossos pedidos aparentemente impossíveis e que fogem à nossa capacidade de resolvê-los. Diante da resposta positiva dos dois cegos, Jesus lhes afirmou: 'Faça-se conforme a vossa fé.  Os cegos tinham consciência de sua cegueira e tinham plena confiança de que Jesus poderia realizar aquele milagre, e foi isso que aconteceu. 

Nós também precisamos ter consciência de que os “milagres” que precisam acontecer na nossa vida estão condicionados à nossa convicção de que eles constituem para uma necessidade vital. Jesus não está à mercê dos nossos caprichos nem dos nossos desejos infantis que muitas vezes são apenas brinquedinhos para que possamos nos divertir. Ele conhece o mais profundo do nosso ser, conhece as circunstâncias da nossa vida e, principalmente, como poderemos usufruir do resultado da Sua intervenção na nossa vida. Não vivemos para nós mesmos, precisamos enxergar também que o nosso próximo precisa também que o milagre aconteça em nós. Enxergar é a função principal dos nossos olhos físicos, no entanto, não nos basta ver para somente contemplar, mas, para tomar decisão, agir, ajudar e participar. 

A partir da nossa fidelidade e da nossa perseverança, da nossa firmeza de propósitos, Deus vai abrindo os nossos olhos e nos conscientizando de que tudo acontece a partir das nossas intenções e nosso desejo de elevar o mundo. Que o Senhor nos abra os olhos espirituais para que possamos também distinguir as necessidades das pessoas ao nosso redor. – Você tem consciência da sua cegueira?  - O que você ainda não está conseguindo enxergar? – O que você tem pedido ao Senhor, neste momento da vida: coisas materiais, saúde, condições financeiras? – O que você acha que mais está precisando? – Você pede com fé?


Helena Serpa

Nenhum comentário: