quinta-feira, 19 de dezembro de 2019

Liturgia Diária – Deus intervém nas nossas impossibilidades.

 Resultado de imagem para Lucas 1,5-25
1a Leitura - Juízes 13,2-7.24-25
Leitura do livro dos Juízes.
13 2Ora, havia em Sorá um homem da família dos danitas, chamado Manué. Sua mulher, sendo estéril, não tinha ainda gerado filhos.
3O anjo do Senhor apareceu a esta mulher e disse-lhe: "Tu és estéril, e nunca tiveste filhos; mas conceberás e darás à luz um filho. 4Toma, pois, muito cuidado; não bebas doravante nem vinho, nem bebida forte, e não comas coisa alguma impura, porque vais conceber e dar à luz um filho.
5A navalha não tocará a sua cabeça, porque esse menino será nazareno de Deus desde o seio de sua mãe, e será ele quem livrará Israel da mão dos filisteus". 6A mulher foi ter com o seu marido: "Apresentou-se a mim um homem de Deus, disse ela, que tinha o aspecto de um anjo de Deus, em extremo terrível. Não lhe perguntei de onde era, nem ele me deu o seu nome, 7mas disse-me: 'Vais conceber e dar à luz um filho; não bebas, pois, nem vinho nem bebida forte e não comas coisa alguma impura, porque esse menino será nazareno desde o seio de sua mãe até o dia de sua morte'". 24Ela deu à luz um filho e pôs-lhe o nome de Sansão. O menino cresceu e o Senhor o abençoou. 25E o Espírito do Senhor começou a incitá-lo, em Mahanê-Dã, entre Sorea e Estaol.
Palavra do Senhor.

Salmo - 70/71
Minha boca se encha de louvor,
para que eu cante vossa glória.

Sede uma rocha protetora para mim,
um abrigo bem seguro que me salve!
Porque sois a minha força e meu amparo,
o meu refúgio, proteção e segurança!
Libertai-me, ó meu Deus, das mãos do ímpio.

Porque sois, ó Senhor Deus minha esperança,
em vós confio desde a minha juventude!
Sois meu apoio desde antes que eu nascesse,
desde o seio maternal, o meu amparo.

Cantarei vossos portentos, ó Senhor,
lembrarei vossa justiça sem igual!
Vós me ensinastes desde minha juventude,
e até hoje canto as vossas maravilhas.

Evangelho - Lucas 1,5-25
Aleluia, aleluia, aleluia.
Ó raiz de Jessé, sinal das nações: oh, vinde livrar-nos e não tardeis mais!

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
1 5Nos tempos de Herodes, rei da Judéia, houve um sacerdote por nome Zacarias, da classe de Abias; sua mulher, descendente de Aarão, chamava-se Isabel.
6Ambos eram justos diante de Deus e observavam irrepreensivelmente todos os mandamentos e preceitos do Senhor. 7Mas não tinham filho, porque Isabel era estéril e ambos de idade avançada. 8Ora, exercendo Zacarias diante de Deus as funções de sacerdote, na ordem da sua classe, 9coube-lhe por sorte, segundo o costume em uso entre os sacerdotes, entrar no santuário do Senhor e aí oferecer o perfume. 10Todo o povo estava de fora, à hora da oferenda do perfume. 11Apareceu-lhe então um anjo do Senhor, em pé, à direita do altar do perfume. 12Vendo-o, Zacarias ficou perturbado, e o temor assaltou-o. 13Mas o anjo disse-lhe: "Não temas, Zacarias, porque foi ouvida a tua oração: Isabel, tua mulher, dar-te-á um filho, e chamá-lo-ás João. 14Ele será para ti motivo de gozo e alegria, e muitos se alegrarão com o seu nascimento; 15porque será grande diante do Senhor e não beberá vinho nem cerveja, e desde o ventre de sua mãe será cheio do Espírito Santo; 16ele converterá muitos dos filhos de Israel ao Senhor, seu Deus, 17e irá adiante de Deus com o espírito e poder de Elias para reconduzir os corações dos pais aos filhos e os rebeldes à sabedoria dos justos, para preparar ao Senhor um povo bem disposto". 18Zacarias perguntou ao anjo: "Donde terei certeza disto? Pois sou velho e minha mulher é de idade avançada". 19O anjo respondeu-lhe: "Eu sou Gabriel, que assisto diante de Deus, e fui enviado para te falar e te trazer esta feliz nova. 20Eis que ficarás mudo e não poderás falar até o dia em que estas coisas acontecerem, visto que não deste crédito às minhas palavras, que se hão de cumprir a seu tempo". 21No entanto, o povo estava esperando Zacarias; e admirava-se de ele se demorar tanto tempo no santuário. 22Ao sair, não lhes podia falar, e compreenderam que tivera no santuário uma visão. Ele lhes explicava isto por acenos; e permaneceu mudo. 23Decorridos os dias do seu ministério, retirou-se para sua casa. 24Algum tempo depois Isabel, sua mulher, concebeu; e por cinco meses se ocultava, dizendo: 25"Eis a graça que o Senhor me fez, quando lançou os olhos sobre mim para tirar o meu opróbrio dentre os homens".
Palavra da Salvação.

Reflexão  

Para aqueles que confiam no Senhor, nada é impossível! Quando a nossa vida está entregue nas mãos de Deus, podemos confiar que Ele intervirá nas nossas impossibilidades e mostrará o Seu poder soberano para que a Sua vontade se realize. Neste Evangelho vimos isto acontecer na vida de Zacarias e Isabel que, em vista da idade avançada não podiam ter filhos, no entanto, acreditaram na mensagem de Deus por meio do Anjo quando este disse: 'Não tenhas medo, Zacarias, porque Deus ouviu tua súplica. Tua esposa, Isabel, vai ter um filho, e tu lhe darás o nome de João. Eles não desistiram de esperar que a força de Deus se manifestasse neles, conscientes de que, apesar da sua aparente incapacidade o Senhor tinha um plano muito importante para realizar por meio deles. A promessa de Deus se cumpriu fielmente com a concepção de João Batista, que foi o precursor do Messias.  Diante deste fato nós podemos entender o modo como Deus se manifesta na nossa vida e nos chama para sermos colaboradores da Sua obra de salvação, mesmo que tudo indique o contrário.

 Cada um de nós é parte do projeto de Deus para a salvação da humanidade e, a partir da nossa vivência e da nossa experiência pessoal, todos nós somos convocados a ser protagonistas da Sua história. Da mesma forma Deus intervém na nossa vida quando oramos com confiança e não cansamos de suplicar pela Sua providência e pelo Seu auxílio diante das nossas limitações.  Nunca poderemos subestimar o poder e a ação do Espírito Santo em nós, pois, para Deus nada é impossível. Quando Deus promete, também nos dá sinais e, mesmo que sejam situações às quais não conseguimos entender, nos servem de purificação para que possamos receber a graça que almejamos.  Zacarias ficou mudo, às vezes, nós precisamos também silenciar e deixar maturar no nosso coração o projeto de Deus que, no devido tempo, realizar-se-á. - O que você tem pedido a Deus, que lhe parece impossível de acontecer? – Você ora com confiança?  - Ele já lhe fez alguma promessa que é impossível aos olhos humanos? - Você acha que Deus tem poder para realizar os seus sonhos ou desiste deles com facilidade?  – Você acha que os seus sonhos estão conformados ao Projeto de Deus? - Você aceita passar por provas para que o projeto de Deus se realize na sua vida?  



Helena Serpa

Nenhum comentário: