segunda-feira, 9 de dezembro de 2019

Liturgia Diária – A fé dos amigos trouxe a salvação.


 Imagem relacionada
1a Leitura - Isaías 35,1-10
Leitura do livro do profeta Isaías.

35 1 O deserto e a terra árida regozijar-se-ão. A estepe vai alegrar-se e florir. Como o lírio 2 ela florirá, exultará de júbilo e gritará de alegria. A glória do Líbano lhe será dada, o esplendor do Carmelo e de Saron; será vista a glória do Senhor e a magnificência do nosso Deus. 3 Fortificai as mãos desfalecidas, robustecei os joelhos vacilantes. 4 Dizei àqueles que têm o coração perturbado: "Tomai ânimo, não temais! Eis o vosso Deus! Ele vem executar a vingança. Eis que chega a retribuição de Deus: ele mesmo vem salvar-vos". 5 Então se abrirão os olhos do cego. E se desimpedirão os ouvidos dos surdos; 6 então o coxo saltará como um cervo, e a língua do mudo dará gritos alegres. Porque águas jorrarão no deserto e torrentes, na estepe. 7 A terra queimada se converterá num lago, e a região da sede, em fontes. No covil dos chacais crescerão caniços e papiros. 8 E haverá uma vereda pura, que se chamará o caminho santo; nenhum ser impuro passará por ele, e os insensatos não rondarão por ali. 9 Nele não se encontrará leão, nenhum animal feroz transitará por ele; mas por ali caminharão os remidos, 10 por ali voltarão aqueles que o Senhor tiver libertado. Eles chegarão a Sião com cânticos de triunfo, e uma alegria eterna coroará sua cabeça; a alegria e o gozo possuí-los-ão; a tristeza e os queixumes fugirão.
Palavra do Senhor.

Salmo - 84/85
Eis que vem o nosso Deus! Ele vem para salvar.

Quero ouvir o que o Senhor irá falar:
é a paz que ele vai anunciar;
A paz para que o seu povo e seus amigos,
para os que voltam ao Senhor seu coração.
Está perto a salvação dos que o temem,
e a glória habitará em nossa terra.

A verdade e o amor se encontrarão,
a justiça e a paz se abraçarão;
da terra brotará a fidelidade,
e a justiça olhará dos altos céus.

O Senhor nos dará tudo o que é bom,
e a nossa terra nos dará suas colheitas;
a justiça andará na sua frente
e a salvação há de seguir os passos seus.

Evangelho - Lucas 5,17-26
Aleluia, aleluia, aleluia.
Eis que o rei há de vir, Senhor da terra, ele mesmo e nós afastará o jugo do nosso cativeiro.
 
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.

5 17 Um dia estava ele ensinando. Ao seu derredor estavam sentados fariseus e doutores da lei, vindos de todas as localidades da Galiléia, da Judéia e de Jerusalém. E o poder do Senhor fazia-o realizar várias curas. 18 Apareceram algumas pessoas trazendo num leito um homem paralítico; e procuravam introduzi-lo na casa e pô-lo diante dele. 19 Mas não achando por onde o introduzir, por causa da multidão, subiram ao telhado e por entre as telhas o arriaram com o leito ao meio da assembléia, diante de Jesus. 20 Vendo a fé que tinham, disse Jesus: "Meu amigo, os teus pecados te são perdoados". 21 Então os escribas e os fariseus começaram a pensar e a dizer consigo mesmos: "Quem é este homem que profere blasfêmias? Quem pode perdoar pecados senão unicamente Deus?" 22 Jesus, porém, penetrando nos seus pensamentos, replicou-lhes: "Que pensais nos vossos corações? 23 Que é mais fácil dizer: ‘Perdoados te são os pecados’; ou dizer: ‘Levanta-te e anda?’ 24 Ora, para que saibais que o Filho do Homem tem na terra poder de perdoar pecados" (disse ele ao paralítico), "eu te ordeno: ‘levanta-te, toma o teu leito e vai para tua casa’". 25 No mesmo instante, levantou-se ele à vista deles, tomou o leito e partiu para casa, glorificando a Deus. 26 Todos ficaram transportados de entusiasmo e glorificavam a Deus; e tomados de temor, diziam: "Hoje vimos coisas maravilhosas".
Palavra da Salvação.

Reflexão 
 
Quando meditamos sobre esta passagem do Evangelho, chama-nos a atenção o registro de São Lucas quando se refere a Jesus: Vendo-lhes a fé, ele disse: Homem, teus pecados estão perdoados.” Primeiramente, nós intuímos que a fé dos amigos do paralítico chamou a atenção de Jesus, em segundo lugar nós percebemos que Ele detectou com precisão a razão da paralisia daquele homem: o pecado!  Trazendo este cenário para a nossa vida nós também podemos chegar à conclusão de que existem muitos paralíticos à nossa volta precisando ter um encontro com Jesus e receber dele o perdão dos seus pecados. Apesar de também sermos pecadores, necessitados de clemência, não podemos nos omitir e deixar com que as pessoas pereçam por inanição e ignorância. Aquele paralítico que se deixou conduzir pelos seus amigos, talvez nem tivesse noção do que estava acontecendo, mas o encontro com Jesus o fez reconhecer o seu pecado e deixar-se curar pelo Médico dos Médicos. Depois, Jesus deu-lhe uma ordem que para nós é providencial: “levanta-te, pega o leito e vai para casa'”.  Nos tempos de hoje nós também percebemos que Deus está querendo resgatar as famílias e é na nossa casa, junto à nossa família, onde primeiro precisamos espalhar o amor que recebemos de Deus.  Hoje nós podemos ser os amigos que levam o paralítico para que Jesus o cure, como também o próprio paralítico que está preso e necessitado de libertação. O desejo de Deus é curar, não somente a nós e aos nossos amigos, mas também os da nossa família, presos e paralisados pelo pecado que desarmoniza o corpo e a alma. – Existe alguém paralítico perto de você esperando ajuda? – Você já tem ajudado a alguém necessitado de cura? – Você acha que na sua casa todos estão bem? – Existe alguém triste, desanimado, paralisado, depressivo? – Faça-lhe um convite para visitar Jesus, leve-o para a Adoração, para uma Missa ou algum grupo de Oração. Dê o passo que Jesus fará o milagre!   


Helena Serpa 

Nenhum comentário: