sábado, 7 de dezembro de 2019

Liturgia Diária - Ovelhas sem pastores.


  Resultado de imagem para Mateus 9,35-10,1.6-8
1a Leitura - Isaías 30,19-21.23-26
Leitura do livro do profeta Isaías.
Assim fala o Senhor: 30 19 "Sim, povo de Sião, que habitas em Jerusalém, não terás mais de que chorar. À voz de tua súplica ele te fará misericórdia; assim que a ouvir, ele te atenderá.
20 (Quando o Senhor vos tiver dado o pão da angústia e a água da tribulação) aquele que te instrui não se esconderá mais, e verás com teus olhos aquele que te ensina.

21 Ouvirás com teus ouvidos estas palavras retumbarem atrás de ti: É aqui o caminho, andai por ele, quando te desviares quer para a direita, quer para a esquerda.
23 (O Senhor) dará chuvas às sementes com que proverdes o solo e o pão que produzir a terra será nutritivo e saboroso. Naquele dia teu gado pastará em vastas pastagens;
24 os bois e os asnos, que trabalham a terra, comerão uma forragem salgada que será joeirada com a pá e com a peneira.
25 Então, em todo monte alto e em toda colina elevada haverá arroios de água corrente, no dia da grande mortandade, em que desabarão as fortalezas.

26 Então a luz da lua será viva como a do sol, e a do sol brilhará sete vezes mais (como a luz de sete dias), no dia em que o Senhor pensar a chaga de seu povo e curar as contusões dos golpes que recebeu".
Palavra do Senhor.

Salmo - 146/147A
Felizes são aqueles que esperam no Senhor!

Louvai o Senhor Deus, porque ele é bom;
Cantai ao nosso Deus, porque é suave:
Ele é digno de louvor, ele o merece!
O Senhor reconstruiu Jerusalém,
E os dispersos de Israel juntou de novo.

Ele conforta os corações despedaçados,
Ele enfaixa suas feridas e as cura;
Fixa o número de todas as estrelas
E chama a cada uma por seu nome.

É grande e onipotente o nosso Deus,
Seu saber não tem medida nem limites.
O Senhor Deus é o amparo dos humildes,
Mas dobra até o chão os que são ímpios.

Evangelho - Mateus 9,35-10,1.6-8
Aleluia, aleluia, aleluia.

É o Senhor nosso juiz e nosso rei.
O Senhor legislador nos salvará (Is 33,22).

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.
Naquele tempo, 9 35 Jesus percorria todas as cidades e aldeias. Ensinava nas sinagogas, pregando o Evangelho do Reino e curando todo mal e toda enfermidade.
36 Vendo a multidão, ficou tomado de compaixão, porque estava enfraquecida e abatida como ovelhas sem pastor. 37 Disse, então, aos seus discípulos: "A messe é grande, mas os operários são poucos. 38 Pedi, pois, ao Senhor da messe que envie operários para sua messe".
10,1 Jesus reuniu seus doze discípulos. Conferiu-lhes o poder de expulsar os espíritos imundos e de curar todo mal e toda enfermidade.
6 "Ide antes às ovelhas que se perderam da casa de Israel. 7 Por onde andardes, anunciai que o Reino dos céus está próximo. 8 Curai os doentes, ressuscitai os mortos, purificai os leprosos, expulsai os demônios. Recebestes de graça, de graça dai!"
Palavra da Salvação.

 Reflexão

Jesus comparou a multidão que o seguia com um rebanho de ovelhas sem pastores, e por isso Ele se compadeceu daquela gente humilde e desprotegida, abandonada pelos poderes públicos.  Ovelhas são animais indefesos e por isso necessitam de um pastor.  Do mesmo modo, nós também somos indefesos, frágeis, somos presas fáceis  de muitos lobos vorazes que querem tirar os nossos pertences,  as nossa energias, o nosso dinheiro suado.

Jesus se compadece de nós. Jesus se importa com os nossos sofrimentos. Precisamos oferecer a Ele as nossas dores, e pedir-lhe a ajuda que necessitamos. Porém, não nos façamos de surdos aos seus chamados para participar da catequese. Esta catequese que nem sempre é feita por palavras, mas sim, pelo nosso testemunho.
Precisamos intensificar mais a nossa ação evangelizadora no mundo, pois as forças sociais estão fazendo uma grande LAVAGEM CEREBRAL nas mentes dos nossos jovens. O mundo digital liderado pelo celular, está mostrando aos nossos jovens, valores outros que eles estão acatando como valores importantes, valores naturais, valores que devem ser adotados em suas vidas. Tudo isso em detrimento aos ensinamentos do Evangelho, os quais são os verdadeiros valores que necessitamos para que tenhamos vida em abundância.

 

A  fé é um dom de Deus, que já vem instalada em nossa mente ao nascer. Enquanto somos pequenos, cabe aos nossos pais regar, alimentar e orientar esta semente, esta plantinha, para que ela cresça junto conosco. Não devemos perder tempo, pois é na infância que devemos fazer isso. Se deixarmos para a adolescência, será tarde demais, pois os amigos, os colegas, a televisão, o videogame, a internet chegarão primeiro que nós, fazendo uma varredura, uma verdadeira LAVAGEM CEREBRAL tirado da mente dos jovens os valores morais, os valores cristãos, e instalando em seu lugar tudo o que os afastam de Deus: Sexo livre, pornografia, sentimentos de inveja, ódio, vingança, embriaguez, e reações de violência. Tudo isso no lugar que deveria ser de Deus. 

 

O mundo está um caos, o mundo está perdido, onde é que vamos parar? São frases que dizemos todos os dias, principalmente quando acabamos de ver os noticiários, os quais mostram quase que somente as barbaridades causadas pela falta de fraternidade e pela falta  da prática da fé em Deus. Pois aquela fé que muitos nasceram com ela, em vez de ser incentivada pelos pais e familiares, foi sufocada pelas redes sociais, e pelo exemplo da juventude a qual apoiada pela impunidade, e impulsionada pelo desemprego ou pelo subemprego, com salários vergonhosos, ensinam aos demais jovens a viverem sem nenhum limite! 

Caríssimas e caríssimos. Jesus hoje nos chama para irmos  à luta, contra a incredulidade do mundo  que não cultivou a fé. Esta fé que é um presente de Deus, e que está na mente dos pequeninos. Vamos que ainda dá tempo de se fazer alguma coisa! Vamos que nem tudo está perdido! Vamos com muita fé e coragem, nós que ainda continuamos firmes na fé.

 

Não deixemos para depois, pois possivelmente não haverá mais nenhum catequista disponível para pelo menos tentar salvar o mundo.  Veja a realidade lamentável  que está acontecendo com esta geração de jovens! Você vai ficar omisso, omissa, esperando que eles façam alguma coisa pelo Reino de Deus?  É claro que não são todos os jovens do mundo! Ainda temos bons jovens  e podemos constatar isso em algumas paróquias.  Vamos incentivá-los, vamos convidá-los para formar um grupo de coroinhas, que os coroinhas maiores e mais conhecedores da liturgia ensinem os novatos, que desse grupo se forme um grupo ou pastoral das vocações, e que, finalmente  desse grupo saiam alguns que entrem para o seminário e sigam carreira para um dia serem ordenados padres. AMÉM, QUE ASSIM SEJA!  



  José Salviano.

Nenhum comentário: