sexta-feira, 27 de dezembro de 2019

Liturgia Diária - "Ele viu e acreditou".


 Resultado de imagem para João 20,2-8
1a Leitura - 1 João 1,1-4
Leitura da primeira carta de são João.
1 1 O que era desde o princípio, o que temos ouvido, o que temos visto com os nossos olhos, o que temos contemplado e as nossas mãos têm apalpado no tocante ao Verbo da vida -
2 porque a vida se manifestou, e nós a temos visto; damos testemunho e vos anunciamos a vida eterna, que estava no Pai e que se nos manifestou -,

3 o que vimos e ouvimos nós vos anunciamos, para que também vós tenhais comunhão conosco. Ora, a nossa comunhão é com o Pai e com o seu Filho Jesus Cristo. 4 Escrevemo-vos estas coisas para que a vossa alegria seja completa.
Palavra do Senhor.

Salmo - 96/97
Ó justos, alegrai-vos no Senhor!

Deus é rei! Exulte a terra de alegria,
e as ilhas numerosas rejubilem!
Treva e nuvem o rodeiam no seu torno,
que se apóia na justiça e no direito.

As montanhas se derretem como cera
ante a face do Senhor de toda a terra;
e assim proclama o céu sua justiça,
todos os povos podem ver a sua glória.

Uma luz já se levanta para os justos,
e a alegria, pra os retos corações.
Homens justos, alegrai-vos no Senhor,
celebrai e bendizei seu santo nome!

Evangelho - João 20,2-8
Aleluia, aleluia, aleluia.
A vós, ó Deus, louvamos, a vós, Senhor, cantamos, vos louva o exército dos vossos santos mártires!

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João.

No primeiro dia da semana, 2Maria Madalena saiu correndo e foi encontrar Simão Pedro e o outro discípulo, aquele que Jesus amava, e lhes disse: “Tiraram o Senhor do túmulo, e não sabemos onde o colocaram”. 3Saíram, então, Pedro e o outro discípulo e foram ao túmulo. 4Os dois corriam juntos, mas o outro discípulo correu mais depressa que Pedro e chegou primeiro ao túmulo. 5Olhando para dentro, viu as faixas de linho no chão, mas não entrou. 6Chegou também Simão Pedro, que vinha correndo atrás, e entrou no túmulo. Viu as faixas de linho deitadas no chão 7e o pano que tinha estado sobre a cabeça de Jesus, não posto com as faixas, mas enrolado num lugar à parte. 8Então entrou também o outro discípulo, que tinha chegado primeiro ao túmulo. Ele viu e acreditou.
Palavra da Salvação.

 Reflexão

Ainda em clima de Natal, somos convidados a celebrar a festa do Apóstolo e evangelista João. A igreja coloca esta festa um dia após a  celebração  do Natal,  certamente, porque foi João, um dos primeiros a se tornar discípulo de Jesus, uma das primeiras pessoas a beber da água viva que nos foi dada no Natal, o primeiro a acreditar na ressurreição de Jesus: "Ele viu e acreditou." Dentre todos os Apóstolos, João segundo relatos, foi o único que não abandonou Jesus, que permaneceu com Ele até o seu último suspiro. Foi a ele, que Jesus entregou  sua Mãe aos pés da Cruz: “Eis aí a tua Mãe.” Jo.19, 26-27)
O apóstolo João, era irmão do Apóstolo Tiago, seu pai se chamava Zebedeu e a sua mãe, Salomé. Os dois irmãos exerciam juntamente com o pai, a profissão de pescadores. Antes de pertencerem ao grupo dos  seguidores de  Jesus, eles eram discípulos de João Batista. Depois de serem chamados por Jesus, a segui-lo, enquanto consertavam as redes junto com o pai Zebedeu, esses dois irmãos passaram a seguir Jesus. (Mc1,19-20)

O evangelho que a liturgia de hoje nos convida a refletir, começa falando  sobre o desespero de Maria Madalena ao  constatar que o corpo de Jesus não estava mais no tumulo. Diante à primeira evidencia da ressurreição de Jesus, que foi o túmulo vazio, Maria Madalena, por estar mergulhada no sofrimento causado pela ausência de Jesus, seu Mestre e Senhor,  não assimilou o túmulo vazio com a ressurreição de Jesus. Sua primeira reação, foi  sair correndo ao encontro de Simão Pedro e do discípulo que Jesus amava, tudo indicando que seria João: “Tiraram o Senhor do túmulo, e não sabemos onde o colocaram.” Os dois, discípulos vão correndo para o sepulcro e lá chegando, Pedro entra no tumulo e constata que o corpo de Jesus, realmente  não estava lá. Enquanto que “João”  não apenas constata o tumulo vazio,  no seu silencio, ele acredita: Jesus ressuscitou!
Maria Madalena foi a primeira pessoa a encontrar o túmulo vazio, mas foi num outro momento, que ela fez a experiência do encontro com o Ressuscitado.
Segundo o evangelho que refletimos hoje, o apóstolo "João" foi o primeiro a acreditar na ressurreição de Jesus, enquanto que Maria Madalena, foi a primeira pessoa, a ter um encontro com o Ressuscitado, o que podemos constatar em outra passagem bíblica. Como Maria Madalena, nós também, quando estamos mergulhados no sofrimento, só enxergamos o “tumulo vazio."

A todo instante, somos chamados a fazer a experiência do Cristo ressuscitado, é com Ele, que nós também, ressuscitamos que saímos do sofrimento para vivermos as alegrias de um novo dia!
A alegria é a marca de quem vive a ressurreição de Jesus, é o sinal de sua adesão a Ele! Quem se deixa iluminar pela Luz do Cristo Ressuscitado, irradia alegria por onde passa, acredita que a  vida humana, não termina num túmulo.
O coração humano, quando se abre ao Cristo ressuscitado, torna fonte de luz no mundo,  eliminando  as trevas de muitos corações sombrios.
Assim como Pedro e “João” que tiveram pressa para chegar ao sepulcro de Jesus, onde puderam constatar as evidencias de sua ressurreição, nós, também, graças ao testemunho destes  apóstolos, temos certeza da ressurreição de Jesus.
Como Pedro e “João”  devemos ter pressa  de levar ao outro, esta bela  Notícia: Jesus Cristo ressuscitou, Ele vive entre nós...


  Olívia Coutinho

Nenhum comentário: