sábado, 21 de dezembro de 2019

Liturgia Diária - Bem-aventurada aquela que acreditou.


 
 Resultado de imagem para mari visita isabel
1a Leitura - Cântico 2,8-14
Leitura do Cântico dos Cânticos
2 8 Oh, esta é a voz do meu amado! Ei-lo que aí vem, saltando sobre os montes, pulando sobre as colinas.
9 Meu amado é como a gazela e como um cervozinho. Ei-lo atrás de nossa parede. Olho pela janela, espreito pelas grades.
10 Meu bem-amado disse-me: "Levanta-te, minha amiga, vem, formosa minha.
11 Eis que o inverno passou, cessaram e desapareceram as chuvas.
12 Apareceram as flores na nossa terra, voltou o tempo das canções. Em nossas terras já se ouve a voz da rola.
13 A figueira já começa a dar os seus figos, e a vinha em flor exala o seu perfume; levanta-te, minha amada, formosa minha, e vem.
14 Minha pomba, oculta nas fendas do rochedo, e nos abrigos das rochas escarpadas, mostra-me o teu rosto, faze-me ouvir a tua voz. Tua voz é tão doce, e delicado teu rosto!"
Palavra do Senhor.

Salmo - 32/33
Ó justos, alegra-vos no Senhor!
Cantai para o Senhor um canto novo!

Daí graças ao Senhor ao som da harpa,
na lira de dez cordas celebrai-o!
Cantai para o Senhor um canto novo,
com arte sustentai a louvação!

Mas os desígnios do Senhor são para sempre,
e os pensamentos que ele traz no coração,
de geração em geração, vão perdurar.
Feliz o povo cujo Deus é o Senhor
e a nação que escolheu por sua herança!

No Senhor nós esperamos confiantes,
porque ele é nosso auxílio e proteção!
Por isso o nosso coração se alegra nele,
seu santo nome é nossa única esperança.

Evangelho - Lucas 1,39-45
Aleluia, aleluia, aleluia.
Ó Emanuel, sois nosso rei e orientador: vinde salvar-nos, ó Senhor e nosso Deus!

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.

1 39 Naqueles dias, Maria se levantou e foi às pressas às montanhas, a uma cidade de Judá.
40 Entrou em casa de Zacarias e saudou Isabel. 41 Ora, apenas Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança estremeceu no seu seio; e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. 42 E exclamou em alta voz: "Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre. 43 Donde me vem esta honra de vir a mim a mãe de meu Senhor? 44 Pois assim que a voz de tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança estremeceu de alegria no meu seio. 45 Bem-aventurada és tu que creste, pois se hão de cumprir as coisas que da parte do Senhor te foram ditas!"
Palavra da Salvação.

Reflexão
 
O encontro entre Maria e sua prima Isabel nos faz perceber como os planos de Deus acontecem na vida de cada um de nós que acreditamos no Seu poder e confiamos nas Suas promessas. Ao visitar Isabel, além da solidariedade, Maria foi comprovar as palavras do Anjo que lhe havia dito: Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na velhice”. Fundamentados no exemplo de Maria, nós também podemos caminhar com firmeza seguindo a voz do Anjo no nosso coração, o qual nos revela com detalhes o que precisamos fazer para colaborar no Projeto de Deus para a nossa vida e para a vida daqueles que Ele colocou ao nosso lado.  Cheia do amor de Deus e plena do Espírito Santo Maria apressou-se em se solidarizar com a sua prima Izabel conforme o anjo lhe falara. Quando estamos cheios do Espírito Santo, o amor que sentimos pelos nossos irmãos e irmãs e o desejo de servir a eles por amor a Deus é o grande sinal que nos impulsiona a ir como Maria, apressadamente, em busca daqueles (as) a quem o Senhor nos revelar. O Espírito Santo se manifestou vivamente naquele encontro entre as duas mães e o Amor do Senhor as plenificou naquele abraço fraterno. Da mesma forma pela ação do  Espírito Santo o Amor de Deus se plenifica no nosso coração e nos motiva também a nos solidarizar com o próximo.   Quem concebe Jesus no seu coração sempre estará motivado (a) a levar ao mundo a boa nova do Pai, com alegria e disposição. – Quando ajuda a alguém você fica feliz? – Você sente necessidade da companhia de alguém para viver, ou poderia viver sozinho (a)?    Você já experimentou a alegria do Espírito Santo?



Helena Serpa

Nenhum comentário: