segunda-feira, 23 de dezembro de 2019

Liturgia Diária - O Profeta da alegria.


 Resultado de imagem para nascimento de joão batista
1a Leitura - Malaquias 3,1-4.23-24
Leitura da profecia de Malaquias.
Assim fala o Senhor Deus: 3 1 "Vou mandar o meu mensageiro para preparar o meu caminho. E imediatamente virá ao seu templo o Senhor que buscais, o anjo da aliança que desejais. Ei-lo que vem - diz o Senhor dos exércitos.
2 Quem estará seguro no dia de sua vinda? Quem poderá resistir quando ele aparecer? Porque ele é como o fogo do fundidor, como a lixívia dos lavadeiros.
3 Sentar-se-á para fundir e purificar a prata; purificará os filhos de Levi e os refinará, como se refinam o ouro e a prata; então eles serão para o Senhor aqueles que apresentarão as ofertas como convêm.

4 E a oblação de Judá e de Jerusalém será agradável ao Senhor, como nos dias antigos, como nos anos de outrora.
23 Vou mandar-vos o profeta Elias, antes que venha o grande e temível dia do Senhor,
24 e ele converterá o coração dos pais para os filhos, e o coração dos filhos para os pais, de sorte que não ferirei mais de interdito a terra".
Palavra do Senhor.

Salmo - 24/25
Levantai vossa cabeça e olhai,
pois a vossa redenção se aproxima!

Mostrai-me, ó Senhor, vossos caminhos
e fazei-me conhecer a vossa estrada!
Vossa verdade me oriente e me conduza,
porque sois o Deus da minha salvação!

O Senhor é piedade e retidão
e reconduz ao bom caminho os pecadores.
Ele dirige os humildes na justiça,
e aos pobres ele ensina o seu caminho.

Verdade e amor são os caminhos do Senhor
para quem guarda sua aliança e seus preceitos.
O Senhor se torna íntimo aos que o temem
e lhes dá a conhecer sua aliança.

Evangelho - Lucas 1,57-66
Aleluia, aleluia, aleluia.
Ó rei e Senhor das nações e pedra angular da Igreja, vinde salvar a mulher e o homem, que, um dia, formastes do barro.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.

1 57 Completando-se para Isabel o tempo de dar à luz, teve um filho.
58 Os seus vizinhos e parentes souberam que o Senhor lhe manifestara a sua misericórdia, e congratulavam-se com ela.
59 No oitavo dia, foram circuncidar o menino e o queriam chamar pelo nome de seu pai, Zacarias.
60 Mas sua mãe interveio: "Não, disse ela, ele se chamará João".
61 Replicaram-lhe: "Não há ninguém na tua família que se chame por este nome".
62 E perguntavam por acenos ao seu pai como queria que se chamasse.

63 Ele, pedindo uma tabuinha, escreveu nela as palavras: "João é o seu nome". Todos ficaram pasmados. 64 E logo se lhe abriu a boca e soltou-se-lhe a língua e ele falou, bendizendo a Deus. 65 O temor apoderou-se de todos os seus vizinhos; o fato divulgou-se por todas as montanhas da Judeia. 66 Todos os que o ouviam conservavam-no no coração, dizendo: "Que será este menino?" Porque a mão do Senhor estava com ele.
Palavra da Salvação.

Reflexão

Hoje celebramos seu nascimento e no dia 29 de agosto, o seu martírio. De salientar que São João Batista, primo de Jesus, é o único santo que tem duas festas no calendário litúrgico: a do seu nascimento e a da sua morte. No Brasil a festa é bem notíca. O nascimento é celebrado pelo povo com grande júbilo: cantos e danças folclóricas, fogueiras e quermesses fazem da sua festa uma das mais populares e queridas da nossa gente.
Muitos sinais já o anunciam como o grande homem, o precursor do Filho de Deus. Senão vejamos, Zacarias, que estivera mudo desde o anúncio do nascimento de seu filho, começou a falar, sua língua se soltou, e ele começou a louvar a Deus. João Batista recebeu de Deus a vocação de profeta e sua primeira profecia foi abrir a boca do pai Zacarias. O profeta fala de Deus e faz com que os outros também falem. A fogueira das festas juninas nos lembra o nascimento de João Batista que anunciou Jesus, “Luz que ilumina as nações”.
Portanto, diríamos que, com o nascimento de João Batista, temos uma nova etapa na realização do projeto libertador e vivificante de Deus, já iniciado com as concepções de Isabel e Maria.
Os acontecimentos que precedem estes dois fatos são de extrema importância para entendermos melhor o ambiente misterioso em que as duas mães geram os seus filhos.
A concepção de Isabel, em idade tardia e o nome comum João atribuído ao menino, sem semelhantes entre os parentes, rompe com as estruturas tradicionais dos sacerdotes. Todavia, aponta para uma vocação profética extraordinária do menino.
João, cujo nome significa Deus é propício, veio à luz em idade avançada de seus pais. Parente de Jesus foi o precursor do Messias. É João Baptista que aponta a Jesus, dizendo: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. Dele é que eu disse: Depois de mim, vem um homem que passou adiante de mim, porque existia antes de mim. De si mesmo deu este testemunho: Eu sou a voz do que clama no deserto: Endireitai os caminhos do Senhor.
São Lucas, no primeiro capítulo de seu Evangelho, narra a concepção, o nascimento e a pregação de João Baptista, marcando assim o advento do Reino de Deus no meio dos homens.
Longe do Templo, nos desertos, João viverá fortalecido pelo Espírito. João abre os horizontes para a missão universal de Jesus, sem fronteiras nacionalistas ou raciais. Jesus, em seu ministério, consagra o anúncio do Reino de justiça e do perdão inaugurado por João. E reconhece nele o papel profético. Dentre os filhos nascidos de uma mulher não apareceu nenhum maior do João Baptista.
Embora fossem os pais que desejaram e pediram este filho, foi o Senhor que o escolheu e marcou, ainda antes de nascer, para a missão que o esperava na vida. Deus não chama ninguém à vida sem uma missão que lhe dê sentido.
E tu já descobriste a missão para qual Deus te chama? É importa dares-te conta dela, ser-lhe fiel e pôr no Senhor a tua confiança, esperança e fé como João Batista fez.
Sim! Com a graça de Deus vou realizar a minha vocação. Pois tenho uma tarefa que é somente minha. Se eu não a fazer ninguém a faz por mim. Jesus dá-me a graça de corresponder sempre a minha missão aqui na terra.
Senhor, que enviastes São João Baptista a preparar o vosso povo para a vinda do Messias, concedei-me o dom da alegria espiritual e guiai o meu coração no caminho da salvação e da paz. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.


Pe Bantu

Nenhum comentário: